A Agência Europeia do Medicamento estimou hoje que, “na melhor das hipóteses”, haverá uma vacina disponível para a covid-19 dentro de um ano, pedindo uma “abordagem coordenada” entre os Estados-membros para priorizar a sua distribuição.
A Rússia, o segundo país no mundo em número de casos do novo coronavírus, conseguiu “parar o crescimento” das novas infeções, considerou hoje o primeiro-ministro, qualificando, no entanto, a situação como “complicada”.
Um estudo da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) concluiu, com base num inquérito feito a 632 jovens LGBT+, que a maioria não se sentiu confortável no seio familiar durante o confinamento.
A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 315.270 pessoas e infetou mais de 4,7 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais.
Alunos da Escola Secundária D. Dinis, em Coimbra, regressaram hoje às aulas, dois meses depois do seu fecho devido à covid-19, tranquilos em relação ao risco de infeção, mas com algum nervosismo por causa dos exames que se aproximam.
O secretário-geral das Nações Unidas afirmou hoje que o mundo está a pagar o preço da falta de unidade na resposta à pandemia da covid-19 por causa dos países que ignoraram as recomendações da Organização Mundial da Saúde.
Portugal regista hoje 1.231 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que no domingo, e 29.209 infetados, mais 173, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.
Os primeiros 10 bebés de um total de 32 regressaram hoje à creche o Chupetão no Porto, “tranquilos”, adaptando-se às novas regras de segurança e higiene, impostas pelas autoridades de saúde para minimizar perigos de contágio do novo coronavírus.
A coordenação de São João da Madeira do PCP criticou hoje a desvalorização do hospital local no contexto da pandemia de covid-19, por esse equipamento ter sido preterido no tratamento de doentes oncológicos em favor de entidades privadas.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) registou, em cerca de dois meses, 70 mortes causadas pela pandemia da covid-19 entre mais de um milhar de infetados registados, disse à agência Lusa fonte hospitalar.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) não suspendeu totalmente as consultas e as intervenções cirúrgicas programadas durante os primeiros dois meses da pandemia de covid-19, tendo incrementado as consultas não presenciais.
O planeamento atempado e a estratégia de ação foram decisivos para que o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) gerisse a assistência médica no período de pandemia da covid-19 sem problemas de maior.
A comunidade portuguesa em Macau vai enviar 25 mil fatos de proteção para hospitais portugueses, adquiridos com o montante angariado na campanha solidária realizada em março e abril no território, foi hoje divulgado.
O secretário-geral da Fenprof acusou hoje o Ministério da Educação de "alguma imprudência" na preparação da reabertura das escolas, considerando que devia ter sido feito um rastreio de covid-19 aos alunos.
O aumento significativo da mortalidade registada recentemente em Aden, capital do Iémen, suscita a preocupação de organizações não-governamentais e profissionais de saúde sobre a propagação do novo coronavírus nesta grande cidade do sul do país.
A reabertura da creche da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, que estava prevista para hoje, foi adiada por uma funcionária ter testado positivo para a covid-19, disse hoje um responsável daquela instituição à Lusa.
A presidente da Sociedade de Psiquiatria e Saúde Mental afirmou hoje que “a pandemia gerou e agravou determinantes sociais de várias patologias”, advertindo que vão observar-se mais situações de perturbação de stress pós-traumático, nomeadamente em sobreviventes da Covid-19.
O Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social revelou hoje que, desde o início da pandemia de covid-19 até ao dia 13 de maio, já pagou subsídio de isolamento profilático a 10.857 beneficiários do concelho de Ovar.
A Bélgica registou nas últimas 24 horas 279 novos caos de covid-19, menos 28 do que no domingo, e 43 mortes, menos quatro do que no dia anterior, segundo dados oficiais hoje divulgados.
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, instou hoje o Governo a apostar na “competitividade fiscal”, se apresentar um orçamento retificativo este ano, pedindo “menos impostos” para “atrair mais investimento e criar mais emprego”.
Quase metade dos médicos que tiveram contacto com doentes suspeitos de terem covid-19 ou com sintomas compatíveis com a doença nunca foram testados, indicam os resultados de um inquérito feito pela Ordem dos Médicos.
Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) descobriram uma proteína que pode comprometer a comunicação entre as células responsáveis pela propagação do sinal de contração do coração, contribuindo para o aparecimento de doenças cardíacas, foi hoje anunciado.
A Rússia registou hoje, pela primeira vez desde maio, menos de nove mil novos casos de contágio de covid-19, anunciaram as autoridades do país, acrescentando que a situação está a estabilizar-se.
A Alemanha totaliza hoje 174.697 casos diagnosticados de covid-19 e detetou um novo foco da doença num matadouro, na região da Baixa Saxónia, onde 92 funcionários testaram positivo.