O deputado social-democrata Maló de Abreu disse hoje que existem carências no polo HUC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) que devem ser resolvidas o mais depressa possível.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) apelou hoje ao Ministério da Saúde para um aumento da resposta do sistema de vigilância epidemiológica, com recurso aos enfermeiros especialistas em enfermagem comunitária e saúde pública, “atendendo ao seu perfil de competências”.
Os Serviços de Apoio ao Domicílio (SAD) vão contemplar um novo serviço para ajuda ao Cuidador Informal, que consiste na permanência de um profissional do SAD durante os períodos de ausência dos cuidadores informais.
A situação sobre os casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo regista “uma estabilidade” nos últimos dias, verificando-se “uma ligeira tendência decrescente”, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.
A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje a manutenção da obrigatoriedade de uso de máscara em espaços públicos onde não se possa garantir a distância mínima de segurança para evitar a transmissão de casos da covid-19.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu hoje que enquanto faltar uma “resposta suficientemente eficaz” à covid-19 na fase de desconfinamento a recuperação económica também será mais lenta.
Quase 100 países estão a ficar sem medicamentos para as pessoas com HIV por causa da interrupção de fornecimentos provocada pela pandemia da covid-19, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A diretora-geral da Saúde garantiu hoje que os dados sobre o número de casos de covid-19 em Portugal são fiáveis, observando que a informação dos boletins diários está "o mais perto possível da realidade".
O secretário de Estado da Saúde admitiu hoje a necessidade de melhorar a integração das plataformas de registo e notificação de doentes infetados com o novo coronavírus.
A diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, Maria Laurência Gemito, revelou hoje ter-se demitido formalmente do cargo, alegando que vai voltar a lecionar na Universidade de Évora (UÉ).
O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, responsabilizou hoje o Governo pela decisão do Reino Unido de excluir Portugal da lista de países considerados seguros em relação à pandemia de covid-19.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) está a preparar três novos estudos sobre imunidade à covid-19, dedicados a pessoas infetadas com o novo coronavírus, profissionais de saúde e mães e recém-nascidos.
A GNR pôs termo a uma festa ilegal com cerca de 300 pessoas e em desrespeito pelas regras de prevenção da propagação da covid-19, realizada na madrugada de sábado em Fernão Ferro, no concelho do Seixal, foi hoje anunciado.
A ministra da Saúde do Luxemburgo apelou hoje aos imigrantes portugueses e cabo-verdianos que “permanecem vigilantes” e mantenham o distanciamento social para evitar o contágio por covid-19.
O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje, em Braga, que as reuniões no Infarmed sobre a pandemia de covid-19 “são muito importantes” e manifestou “estranheza” por alguns partidos “quererem prescindir delas”.
O executivo da junta do Centro Histórico do Porto avisou hoje que se a nova proposta de revisão do orçamento de 2020, a apresentar em Assembleia de Freguesia, for chumbada o apoio social à população continuará suspenso.
A presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, disse hoje que já foram encerrados 34 estabelecimentos durante o estado de calamidade em que se encontra o concelho por desrespeito às restrições impostas pelas autoridades.
O número de casos ativos do surto de covid-19 de Reguengos de Monsaraz estabilizou hoje em 141, apesar da deteção de três novos casos, dois na comunidade e um numa funcionária do lar, informou hoje a autarquia alentejana.
Dezasseis estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e uma bebé de dois meses, filha de uma aluna, testaram positivo para a covid-19, disse hoje à agência Lusa a Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da Guarda.
Portugal regista hoje mais seis óbitos por covid-19, em relação a domingo, e mais 232 casos de infeção confirmados, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.
Os novos casos e as infeções ativas estão a diminuir nos cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa que inspiram mais preocupação no âmbito da pandemia da covid-19, mas não há motivo para "relaxar", afirmou hoje o coordenador regional.
Investigadores da Universidade de Évora vão analisar a informação pública ligada à covid-19 para construir uma ferramenta ‘online’, mediante inteligência artificial, para a deteção automática de estereótipos de género na comunicação em saúde, sugerindo alternativas ajustadas.
Os Açores mantêm um total de 154 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, divulgou hoje a Autoridade de Saúde açoriana, indicando que as análises realizadas nas últimas 24 horas não revelaram novos infetados.
A agência de notação financeira espanhola Axesor manteve hoje a classificação não solicitada de Portugal em ‘BBB+’, mas baixou a perspetiva de “estável” para “negativa” devido ao impacto previsto da pandemia na economia e no endividamento público.