A pandemia do novo coronavírus já matou 283.978 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões em todo o mundo desde dezembro na China, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais dos países.
O PAN dirigiu hoje 17 questões ao Governo sobre o acompanhamento de jovens em risco, manifestando preocupação quanto à falta de meios das comissões de proteção de menores, especialmente em período de pandemia.
A ONU anunciou hoje, em comunicado, a concessão de apoio financeiro a organizações de mulheres, em particular nos países mais pobres, para responderem à ameaça que a pandemia constitui para o seu trabalho.
As autoridades sanitárias angolana montaram uma cerca sanitária em mais um bairro de Luanda onde se verificou um caso de transmissão local de covid-19, disse hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.
O diretor nacional da Saúde cabo-verdiano alertou hoje que a pandemia do novo coronavírus não vai desaparecer com o fim do estado de emergência e pediu a todos que continuem a cumprir as medidas após esse período.
O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores revelou hoje que 5% dos passageiros que chegaram à região tiveram autorização para fazer quarentena no seu domicílio, devido à covid-19, em vez de o fazerem num hotel.
O Governo são-tomense anunciou hoje mais um óbito devido ao novo coronavírus e oito novas infeções, elevando para seis o número de mortos devido à covid-19 e 220 infeções no país.
María Branyas, de 113 anos, é a mulher mais velha da Espanha e agora a pessoa mais velha a superar o novo coronavírus, segundo a associação do Grupo de Pesquisa em Gerontologia de Olot, Girona, cidade onde reside.
A “situação dificílima” de muitas famílias provocada pela pandemia de covid-19 não tem “fim à vista” e pode ser agravada por um aumento do desemprego a seguir ao ‘lay-off,’ devendo rever-se apoios sociais como o Rendimento Social de Inserção.
Um trabalhador da Volkswagen Group Services, uma empresa do grupo Volkswagen que presta serviço nas instalações da fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, “testou positivo à covid-19”, confirmou hoje à agência Lusa fonte oficial da empresa.
O PCP na Câmara de Lisboa questionou hoje o executivo municipal sobre o encerramento das instalações do Jardim de Infância n.º1 de Benfica para as transformar num centro de rastreio à covid-19.
O número total de mortos em França, por causa da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, aumentou hoje para 26.643, com mais 263 óbitos registados nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde francês.
O novo coronavírus avança sobre os povos indígenas da Amazónia no Brasil, onde há registo de 60 mortes causadas pela doença, indicou hoje a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazónia Brasileira (Coiab).
O número de mortes com a covid-19 na cidade de Nova Iorque pode ser de 24.000, uma conta mais elevada do que os 20.000 óbitos registados oficialmente, dizem as autoridades federais.
O Famalicão, equipa da I Liga de futebol, anunciou hoje que quatro jogadores acusaram positivo nos testes efetuados à covid-19.
A Madeira mantém os 90 casos de infeção da covid-19, 53 dos quais dados como recuperados e 37 ainda ativos, mas sem necessidade de cuidados hospitalares, disse hoje a autoridade de saúde regional.
O número acumulado de pessoas infetadas pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau ascendeu a 761, revelou hoje o presidente do Comité Operacional de Emergência em Saúde (COES), Dionísio Cumba.
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) manifestou hoje preocupação pela saúde dos trabalhadores dos hospitais, denunciando que assistentes operacionais do Hospital de São João, no Porto, estão infetados com covid-19.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, defendeu hoje que o “desconfinamento gradual é essencial para estimular as economias” e ao mesmo tempo continuar “a controlar o vírus”.
A garantia e preservação das condições de saúde deve prevalecer na reabertura das escolas na próxima semana, defenderam hoje sindicatos de professores, que insistiram junto da tutela na necessidade de testar toda a comunidade escolar.
O Lar do Comércio, em Matosinhos, que regista 22 mortes por covid-19, submeteu já todos os utentes aos testes do novo coronavírus, ficando a faltar os funcionários, adiantou hoje à Lusa fonte da direção.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões esclareceu hoje, em comunicado, que “não efetuou qualquer aquisição de serviços ao laboratório ALS” e que os testes de despistagem à covid-19 realizados na região fazem parte de um programa nacional.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) informou hoje ter iniciado obras para ampliar os serviços de pneumologia em Penafiel e criar, pela primeira vez na região, uma unidade de diálise do Serviço Nacional de Saúde.
O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) criou, em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma plataforma 'online' para reunir conteúdos científicos em português sobre a pandemia de covid-19.