A Organização Mundial da Saúde afirmou hoje que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina para conter a pandemia da covid-19, admitindo que o número de mortos poderá duplicar durante o próximo ano e atingir dois milhões.
O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) está a avaliar a nova geração de testes rápidos de despiste de covid-19 e um grupo de peritos vai definir recomendações e critérios para os selecionar, foi hoje anunciado.
O número de pessoas infetadas com covid-19 na Casa de Saúde do Telhal, em Algueirão Mem-Martins, no concelho de Sintra, subiu hoje para 19, depois de terem sido feitos testes na instituição, onde foram inicialmente identificados 17 casos.
O défice das contas públicas agravou-se em 6.552 milhões de euros até agosto, totalizando 6.147 milhões de euros, indicou hoje o Ministério das Finanças, valor inferior ao registado em julho.
O número de camas para doentes com covid-19 nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) poderá ser alargado em função da evolução da pandemia em Portugal, assegurou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou hoje que exista falta de uniformidade das autoridades nos critérios de resposta a casos de covid-19 detetados nas escolas, face às notícias de medidas distintas no envio de pessoas para isolamento profilático.
O Ministério da Saúde baixou para 65 euros o preço dos testes de diagnóstico do novo coronavírus que provoca a doença covid-19 pago pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) às entidades convencionadas da área de análises clínicas.
O Irão ultrapassou hoje, pela primeira vez em dois meses, a média diária de 200 mortes com covid-19, coincidindo com a terceira vaga da pandemia, enquanto as autoridades sanitárias esperam poder utilizar uma vacina russa.
Os países da Europa central e de leste registaram muito menos casos de infeções por covid-19 na primeira vaga da pandemia, mas o relaxamento das restritivas medidas que impuseram na primavera está a resultar numa segunda vaga mais violenta.
Portugal tem hoje 287 surtos ativos da doença covid-19 e a região Norte é a que regista mais casos, 124, seguida de Lisboa e Vale do Tejo, com 93, divulgou a ministra da Saúde.
Cerca de 300 máscaras com viseira labial foram oferecidas pela Câmara de Águeda, no distrito de Aveiro, à Associação Cultural dos Surdos de Águeda (ACSA), anunciou hoje fonte municipal.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse hoje que a unidade instalada no centro cultural para receber infetados com covid-19 só será desmontada na última semana de outubro, se a evolução da doença "não ficar descontrolada".
A Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) desenvolveu uma plataforma gratuita que permite fazer uma autoavaliação da saúde mental, anunciou hoje aquela academia.
O Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) vai avançar com a requalificação do serviço de urgência, num investimento superior a seis milhões de euros, uma vez que tem o visto prévio do Tribunal de Contas.
O jardim-de-infância da Escola Básica N.º 3 de Espinho tem 20 pessoas em quarentena após uma funcionária e uma criança terem sido diagnosticadas com covid-19, revelou hoje o coordenador da Proteção Civil naquele município do distrito de Aveiro.
As 1.094 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas diagnosticaram dois casos positivos de covid-19, um na Terceira e outro em São Miguel, foi hoje revelado.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje que não deu entrada nem na Direção-Geral da Saúde nem nas autoridades locais ou regionais "nenhum pedido de parecer" do Benfica para colocar adeptos na tribuna.
Portugal contabiliza hoje mais cinco mortos relacionados com a covid-19 e 899 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Adalberto Campos Fernandes está preocupado com o aumento da mortalidade em Portugal. O Ex-ministro da Saúde espera que se crie “um foco muito grande para que este excedente de mortalidade seja não só explicado, mas interrompido”.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 980 mil pessoas e infetou mais de 32 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) nos Açores enviou uma carta aberta aos açorianos onde pede desculpa antecipada e lamenta o recurso à greve em tempo de pandemia covid-19, advogando que não restava outra alternativa.
A Universidade de Évora vai começar a realizar para a comunidade dois tipos de testes à covid-19, um de diagnóstico, para determinar se há infeção pelo novo coronavírus, e o outro serológico, que deteta anticorpos da doença.
PSD e CDS defenderam hoje a necessidade de retomar o serviço pleno das unidades de saúde de Ovar, Aveiro, reclamando a reabertura da urgência hospitalar e dos centros de saúde encerrados desde o início da pandemia de covid-19.
Mais de metade dos 308 municípios portugueses registaram nas últimas quatro semanas um número de óbitos superior ao verificado no mesmo período em 2018 e 2019, segundo dados hoje divulgados pelo INE.