Portugal regista hoje mais três mortos e 290 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).
O Presidente da República defendeu hoje que todos os grandes eventos previstos para Portugal são "bem-vindos", desde que respeitem as regras de saúde pública, recusando comentar em particular a Festa do Avante!, agendada para setembro.
O Representante da República para os Açores, Pedro Catarino, afirmou hoje não ter “legitimidade processual” para agir sobre as quarentenas impostas pelo Governo Regional no combate à covid-19 e que foram esta semana consideradas inconstitucionais.
A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 715.343 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) colocou hoje 168 balões à entrada do Hospital de Braga, num protesto contra a alegada “exploração” salarial do igual número de profissionais que ali trabalham.
O Governo anunciou hoje o prolongamento “até ao final de domingo” da declaração de situação de alerta em todos os distritos de Portugal continental, face ao risco de incêndio rural, apelando ao cumprimento da proibição do uso do fogo.
A Administração Regional de Saúde do Alentejo argumentou hoje que agiu no surto de covid-19 no lar em Reguengos de Monsaraz baseada em critérios técnicos da autoridade de saúde, dos cuidados primários e do hospital de Évora.
Os Açores não registaram nas últimas 24 horas casos positivos de covid-19, pelo segundo dia consecutivo, tendo sido detetados até ao momento no arquipélago um total de 179 casos de infeção.
A Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) acusa o Ministério da Saúde de falta de planeamento e estratégia e de, ao definir as zonas geográficas carenciadas nesta especialidade, tomar decisões sem critérios técnicos.
O Governo vai investir 36,7 milhões de euros no centro de contacto do SNS24 para manter a dimensão e capacidade de atendimento conseguida durante a pandemia, afirmou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.
A linha SNS24 atendeu nos primeiros sete meses do ano perto de 1,5 milhões de chamadas, um número que ultrapassou o total das realizadas em 2019, segundo um balanço hoje divulgado pelos Serviços Partilhados do Ministério da saúde.
O Partido Democrático Republicano (PDR) solicitou hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma audiência “com caráter de urgência” para debater medidas de combate à pandemia da covid-19 e as eleições presidenciais.
Mais de metade dos doentes com artrite reumatóide que participaram num estudo sobre os impactos do confinamento disseram ter desenvolvido ou agravado os sintomas de depressão e mais de 40% disse que as dores articulares aumentaram.
O psicólogo clínico Mário Marques considerou hoje que um eventual encerramento do internamento da Unidade de Alcoologia de Lisboa poderá ter “um impacto devastador” com muitos custos para a saúde física e mental da população com problemas de álcool.
Utentes da Unidade de Alcoologia de Lisboa disseram à Lusa que lamentam a “morte lenta” do serviço de internamento gratuito que dizem ter-lhes devolvido a vida.
Utentes da Unidade de Alcoologia de Lisboa temem que o serviço de internamento encerrado desde março devido à pandemia não reabra por falta de profissionais, mas as autoridades asseguram que está a ser ultimado “um modelo de reabertura”.
Cinco meios aéreos estão a apoiar os bombeiros no combate aos dois incêndios ativos que mais preocupações levantam às autoridades, em Sernancelhe (Viseu) e Torre de Moncorvo (Bragança), de acordo com a proteção civil.
O número de mortos causado pelas explosões de terça-feira no porto de Beirute aumentou para 149, disse hoje Ministério da Saúde libanês, depois de uma noite em que se registaram confrontos entre manifestantes e a polícia.
A recente chegada às costas do Algarve de 21 jovens vindos de Marrocos fez soar o alerta sobre uma nova rota migratória que foi negada pelo Governo, antes empenhado na negociação com Rabat de um mecanismo de migração legal.
Os incêndios de Alijó (Vila Real), Sabugal (Guarda) e Fundão (Castelo Branco) já estão em resolução, e dos grandes fogos ainda ativos o que mais meios tem é o de Sernancelhe, em Viseu, segundo a proteção civil.
A associação ambientalista Zero propõe que as freguesias com maior risco de incêndios sejam equipadas com biotrituradores, evitando-se assim as queimadas, causadoras de um terço dos fogos rurais, e originando uma poupança anual estimada em 48 milhões de euros.
O interior do Norte e Centro de Portugal continental está hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, no segundo e último dia da situação de alerta decretada pelo Governo.
O ministro do Ambiente e Ação Climática revelou hoje que o projeto de incineração da ilha de São Miguel, que se encontra na Justiça e é contestado pelas associação ambientais, foi aprovado por Bruxelas.
O bastonário da Ordem dos Médicos defende que a Direção-Geral de Saúde (DGS) deve acompanhar mais de perto situações como a do lar de Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 matou 18 pessoas.