A região Norte regista o maior número de selos ‘Clean & Safe’ em Portugal e o “novo” turista desta época de pandemia já está a fazer reservas, avançou hoje a Turismo Porto e Norte (TPNP).
Um túnel em vidro com “desinfetador ultrassónico”, lâmpadas com luz ultravioleta (UV), ‘kits’ com máscara e álcool nos quartos são algumas das soluções que os hoteleiros do Norte têm para combater a pandemia e conquistar clientes no verão.
A Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que desde março, o pico da pandemia da covid-19 na Europa, morreram mais pelo menos mais 159.000 no continente europeu do que no mesmo período do ano passado.
Um novo sistema de rastreamento de casos de contágio foi hoje lançado pelo Governo britânico para ajudar a controlar a pandemia de covid-19 no Reino Unido, o país com o segundo maior número de mortos a seguir aos EUA.
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, vão hoje almoçar no Palácio de Belém, encontro que corresponde à reunião semanal entre os dois, disse à Lusa fonte da Presidência da República.
Investigadores da Faculdade de Medicina de Coimbra integram um consórcio internacional que está a avaliar o impacto de uma dieta mediterrânica na redução da obesidade juvenil, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).
As consequências económicas da pandemia de covid-19 podem levar cerca de 86 milhões de crianças a mais à pobreza até final do ano, segundo um estudo divulgado hoje pela organização não-governamental (ONG) Save the Children e do UNICEF.
O número de doentes graves com covid-19 internados nos cuidados intensivos seria o triplo na primeira quinzena de abril sem o confinamento imposto pelo Governo em 19 de março, segundo os especialistas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
Os distritos de Coimbra, Guarda, Portalegre e Évora apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Catorze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém e Portalegre apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Especialistas, políticos e parceiros sociais reúnem-se hoje, pela sétima vez, no Infarmed, para analisar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, na véspera de o Conselho de Ministros decidir em relação à terceira fase de desconfinamento.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) considerou que “salvar as farmácias será cumprir” o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e garantir que “chega efetivamente aos cidadãos”, numa reação à unanimidade dos partidos no apoio ao setor.
Mais de 80% dos passageiros e tripulantes de um navio de cruzeiro infetados com covid-19 eram assintomáticos, o que deve ser considerado no desconfinamento, revela um estudo publicado hoje na revista científica online Thorax, especializada em pneumologia.
O parlamento registou hoje a unanimidade dos partidos quanto a necessidade de apoio ao setor farmacêutico, com o PS a mostrar disponibilidade para aprofundar e avaliar os projetos de resolução do PCP, CDS e Iniciativa Liberal.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou hoje ter concluído a sua ação em Portugal, onde, no âmbito da resposta à pandemia covid-19, deu apoio a 34 lares de idosos em 12 concelhos do país.
O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) denunciou hoje que as normas de saúde decretadas devido à pandemia não estão a ser cumpridas na cadeia de Vale de Judeus relativamente aos reclusos que voltam de saída precária.
A Ordem dos Médicos (OM) vai "promover um debate interno" para avaliar a criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência, disse hoje à Lusa o bastonário, admitindo que a questão é complexa.
A Organização Mundial de Saúde lançou hoje uma fundação para receber donativos sem ser o dinheiro que os estados-membros já contribuem para aquela agência da ONU, a maior parte do qual só pode ser usado para fins específicos.
O bastonário dos médicos defendeu hoje que é preciso passar “uma mensagem muito forte” à sociedade para os doentes não terem medo de ir aos hospitais e se poder recuperar os atrasos nas consultas e cirurgias causados pela pandemia.
Os lares das misericórdias já testaram todos os utentes e colaboradores, com 64 mil testes realizados, mantêm uma taxa de letalidade por covid-19 em 0,4% e registam 901 casos de doentes recuperados, segundo um balanço hoje divulgado.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que os transpores públicos podem ser reforçados para que seja possível manter no interior o distanciamento social exigido devido à covid-19.
O diretor de serviço de doenças infeciosas do Hospital de São João (HSJ), no Porto, defendeu hoje que as regras associadas à prevenção de contágio pela covid-19 devem ser as mesmas, incluindo nos aviões, sob pena de ficarem "desacreditadas".
O presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), Alexandre Silva, fez hoje um apelo à Direção-Geral da Saúde (DGS) para que crie normas de segurança que permitam o regresso dos doentes às consultas e tratamentos hospitalares.
Os 19 utentes de um lar ilegal no concelho de Santarém que na terça-feira testaram positivo à covid 19 estão já na unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo, disse hoje o presidente do município.