O líder do Chega, André Ventura, considerou hoje que a situação da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo é “particularmente complexa”, devido ao aumento de casos, e defendeu que “não terá uma solução fácil”.
O confinamento salvou vidas e evitou o colapso das unidades de cuidados intensivos dos hospitais públicos, mas é preciso continuar a capacitar serviços para eventuais novas fases da covid-19, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.
O número de profissionais de saúde recuperados da doença covid-19 é de 2.161 num total de 3.398 infetados, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.
Dois meses após o início da pandemia da Covid-19, terminado o Estado de Emergência, decretado o Estado de Calamidade e em plena fase de Desconfinamento, o Canal S+ conversou com o Instituto Nacional de Emergência Médica sobre o trabalho efetuado pelos trabalhadores e colaboradores do Instituto na resposta a cada uma destas fases.
O Partido Ecologista "Os Verdes" considerou hoje que nem todos os portugueses vão ficar bem, e "uns vão ficar piores que outros", alertando para as dificuldades socioeconómicas que impossibilitam o cumprimento das normas sanitárias de combate à covid-19.
A Associação Académica de Coimbra (AAC) angariou cerca de seis mil euros, no âmbito da campanha solidária ‘Das palmas à ação’, para apoiar o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra no combate à pandemia de covid-19.
Dos 833 trabalhadores testados na base logística da Sonae, na Azambuja, 175 acusaram positivo à covid-19 e encontram-se a recuperar em casa, anunciou hoje a diretora-geral da Saúde na conferência de imprensa diária sobre a pandemia.
A diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África reconheceu hoje que o acesso aos testes à covid-19 é “um dos maiores desafios” que os países da região enfrentam, três meses após a deteção do primeiro caso no continente.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, alertou hoje para a necessidade de tratamento do surto "a montante" e não apenas das suas consequências, nomeadamente na área laboral, que precisa de "respostas de fundo" para profissionais em risco.
A associação ambientalista Quercus classificou este ano 381 praias portuguesas com o galardão ‘qualidade de ouro’, mais seis do que em 2019, e considerou hoje “imprescindível” o cumprimento das regras sanitárias da Direção-Geral da Saúde nas praias.
O BE defendeu hoje medidas para mitigar as causas socioeconómicas que deixam populações mais vulneráveis e que estão a influenciar o desenvolvimento da covid-19 em Portugal, atuando nos fatores de risco para conseguir conter e prevenir surtos.
O Presidente da República afirmou hoje que o surgimento de casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve e vai ser ponderado nas decisões a adotar pelo Governo nos próximos dias e semanas.
A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje, em reunião ordinária, o plano municipal de defesa da floresta contra incêndios, documento que está assente em “quatro eixos estratégicos”.
A Câmara de Oliveira do Bairro anunciou hoje a adesão ao Programa Emergência Abem: covid19, que permite a pessoas carenciadas terem acesso, de forma gratuita, a medicamentos sujeitos a receita médica, comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.
Oito das nove ilhas dos Açores já não têm qualquer caso positivo ativo de infeção por SARS-CoV-2 e apenas São Miguel tem ainda dois doentes por recuperar, segundo avançou hoje a Autoridade de Saúde regional.
Portugal regista hoje 1.369 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na quarta-feira, e 31.596 infetados, mais 304, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
O PS considerou hoje que os resultados do processo de descofinamento das atividades económicas e sociais são positivos e permitem encarar com confiança a terceira fase de retoma a partir de 01 de junho.
O PCP questionou hoje o Governo sobre o Lar do Comércio, em Matosinhos, o qual regista 23 mortes por covid-19 e teve de ser evacuado para desinfeção, exigindo saber de que forma tem atuado a Segurança Social neste processo.
O Presidente da República admitiu hoje que “a fotografia” da evolução da pandemia de covid-19 no país “é favorável”, mas admitiu preocupação com situação na região de Lisboa, onde tem crescido o número de infetados.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 355.736 pessoas e infetou mais de 5,7 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais dos países.
Ameaças à democracia, discriminação para com migrantes e refugiados, desigualdades sociais e pobreza são tendências que atentam contra os direitos humanos e que têm encontrado na pandemia terreno fértil para se intensificar. Esta é a convicção de Pedro A. Neto, Diretor Executivo da Amnistia Internacional Portugal, que identifica os problemas específicos do nosso país e alerta para os perigos que espreitam no pós-COVID.
O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana defendeu hoje a participação de África em todas as fases de desenvolvimento de uma vacina para a covid-19, considerando que inspiraria confiança nas populações.
O presidente da Federação Portuguesa dos Concessionários de Praia disse hoje que a lista das capacidades das praias da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) era o que "estava previsto", referindo que as pessoas têm noção da lotação.
A esperança de vida à nascença em Portugal foi estimada em quase 81 anos (80,93), sendo 77,95 anos para os homens e 83,51 anos para as mulheres no período 2017-2019, indicam hoje dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).