O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou hoje no parlamento que o Governo tem feito tudo, “sem demagogias”, para evitar uma nova tragédia como a de Pedrógão Grande, depois de ouvir críticas da oposição a exigir mais prevenção.
Três artistas portugueses criaram um mural para homenagear o trabalho de todos os profissionais de saúde do país durante a pandemia de covid-19, que será inaugurado em Lisboa, na sexta-feira, anunciou hoje a organização.
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, homenageou os militares dos três ramos das Forças Armadas que participaram no combate à pandemia de covid-19 desde março, pela forma como “enfrentaram este inimigo novo e invisível”.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) acusou hoje a Ordem dos Médicos de ser “alarmista” sobre a capacidade de resposta regional a eventuais surtos de covid-19 e enalteceu a atuação das autoridades regionais no surto de Lagos.
A Câmara de Tondela mostrou-se hoje preocupada com o facto de a falta de assistentes operacionais estar a adiar a reabertura das três extensões de saúde de Molelos, Caramulo e Lajeosa do Dão.
A Câmara Municipal de Évora pediu hoje esclarecimentos à Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo sobre o atraso na adjudicação do concurso do Hospital Central do Alentejo, que vai ser construído nesta cidade alentejana.
Nas primeiras seis semanas do desconfinamento morreram em Portugal mais 807 pessoas do que seria esperado nesse período, 41% das quais por outras causas naturais que não a covid-19, revela hoje um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
O consórcio Exscalate4CoV, apoiado pela União Europeia (UE), anunciou hoje que o raloxifeno, medicamento genérico usado para tratar a osteoporose, pode ser eficaz para doentes ligeiros ou assintomáticos de covid-19, estando a testar este potencial.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje que na segunda-feira entra em funcionamento um contentor para funcionar como sala de espera junto ao edifício de São Jerónimo, devido às longas filas que se verificam no exterior.
Oito trabalhadores da central fruteira Primofrutas, no Bombarral, acusaram positivo à covid-19 depois de terem sido feitos testes aos 40 colaboradores da empresa, disse hoje o presidente deste município do distrito de Leiria.
Investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto, vão tentar perceber, através de testes laboratoriais, se as células estaminais de doentes idosos com covid-19 podem ser “rejuvenescidas” e “manipuladas” para regenerar os tecidos pulmonares.
Cerca de 40 dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) concentraram-se hoje em frente do Parlamento para apelar aos deputados para que aprovem iniciativas legislativas com vista à “justa contagem dos pontos” para efeitos de progressão na carreira.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve garantiu hoje que tem capacidade instalada para responder a eventuais surtos de covid-19 que surjam no Algarve, como o que foi registado em Lagos, “sem perigo de fechar” a região.
O PCP questionou hoje o Governo sobre a situação de mais de 20 médicos em prestação de serviços na urgência do hospital da Figueira da Foz, alegando que irão ser despedidos para contratação de outros através de uma empresa privada.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sublinhou hoje que a pandemia da covid-19 "está controlada, mas não acabou", apelando para que ninguém facilite e defendendo medidas "mais fortes" para aviões e aeroportos.
A fundadora das Mulheres Solidárias com África afirmou hoje que a pandemia de covid-19 tem a face da mulher, particularmente em África, onde a doença a afeta de forma desproporcional e o confinamento aumentou a violência baseada no género.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse hoje que a construção do novo centro de saúde da cidade deverá iniciar-se no primeiro trimestre de 2021, por se tratar de uma necessidade "urgente" da freguesia urbana de Meadela.
O presidente do secretariado regional das Misericórdias do Algarve disse hoje à Lusa que foram suspensas as visitas aos utentes em 24 equipamentos sociais devido ao surto de covid-19 originado por uma festa ilegal em Lagos.
Cerca de 100 trabalhadores de diversão noturna protestam hoje em Lisboa numa manifestação silenciosa, inclusive sem cartazes, pela reabertura de espaços como bares e discotecas, encerrados desde março no âmbito da pandemia da covid-19.
A Ordem dos Médicos defendeu hoje a necessidade de intensificar uma campanha de sensibilização para as regras de segurança face à covid-19 no Algarve, apontando que uma eventual cerca sanitária é decisão da tutela, mas ouvindo os autarcas.
A Santa Casa da Misericórdia de Cinfães registava, ao início da tarde de hoje, 57 casos positivos de covid-19, mais dois do que na quarta-feira, tendo já sido feita a limpeza e a desinfeção das instalações, anunciou a autarquia.
A pandemia de covid-19 provocou a “pior situação imaginável para a violência familiar”, afirmam as Nações Unidas, que notam sinais contraditórios quanto à violência sobre crianças, mas duvidam que tenha diminuído durante o confinamento.
O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje que a escolha de Portugal para a fase final da Liga dos Campeões "não tem inconveniente" se os jogos não tiverem público, mas com adeptos nas bancadas "pode ser mais complicado".
Portugueses retidos em Moçambique apelaram ao Governo português para que agilize o processo de repatriamento, uma vez que as fronteiras do país africano se encontram encerradas para voos comerciais devido à pandemia de covid-19.