O secretário de Estado da Saúde considerou hoje "um enorme desafio” o problema dos idosos que permanecem nos hospitais por razões sociais e defendeu que a rede de cuidados continuados tem vindo a responder adequadamente, mas ainda pode melhorar.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou hoje que o ensino “vive da interação entre as pessoas”, afastando a possibilidade de o trabalho à distância substituir o modelo presencial no período pós-covid-19.
O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, disse hoje que está a validar o funcionamento de um dispositivo portátil de deteção da covid-19, que visa a obtenção de resultados em 30 minutos.
Catorze crianças estão internadas no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, com covid-19, duas das quais em cuidados intensivos com doenças crónicas graves, disse hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Do lado da ciência, não há dúvidas: Será, na melhor das hipóteses, no segundo trimestre do próximo ano que a vacina para a COVID-19 chegará ao mercado. A Presidente da EUPATI Portugal, Elsa Mateus, admite ao Canal S+ que a pandemia trouxe constrangimentos aos ensaios clínicos mas que a capacidade de adaptação permitiu dar-lhes seguimento sem interrupções, e com maior foco no doente.
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que “desconfinar não é descontrair” e “normalizar não é desresponsabilizar”, avançando que no domingo chegaram a Portugal 60 ventiladores vindos da China.
Em consequência da pandemia, bares e discotecas continuam fechados em Portugal, ao contrário do que acontece noutros países da Europa, nomeadamente em Espanha. E se o país vizinho contempla bares e discotecas a 8 de junho, com limitações, do lado de cá da fronteira não há data para reabertura.
Em pleno desconfinamento, há alguns espaços que continuam de fora da reabertura social e económica prevista pelo Governo, em concertação com a Direção Geral da Saúde. Se é verdade que alguns têm data marcada para 1 de junho, como centros comerciais, o pré-escolar ou os jogos da I Liga, de fora continuam a estar bares e discotecas.
O secretário de Estado da Saúde esclareceu hoje que apenas seis das 14 mortes de covid-19 incluídas no boletim epidemiológico ocorreram nas últimas 24 horas, resultando os restantes da verificação dos certificados de óbitos feitas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Perto de 350 trabalhadores da Sonae, na Azambuja, já fizeram o teste à covid-19 e 121 testaram positivos, estando uma pessoa internada, avançou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Portugal regista hoje 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infetados, mais 165, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
O primeiro-ministro do Japão expressou hoje o desejo de que os Jogos Olímpicos Tóquio2020, agendados para 2021, se disputem “de forma completa” e destacou a necessidade urgente de se descobrir uma vacina contra o novo coronavírus.
A Linha de Apoio ao Farmacêutico disponibiliza a partir de hoje aconselhamento psicológico por telefone, no âmbito da crise pandémica de covid-19, segundo um comunicado hoje divulgado pela Ordem dos Farmacêuticos.
A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 344.964 pessoas e infetou mais de 5,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais.
O Inquérito Serológico Nacional à Covid-19 que visa estimar a taxa de incidência da infeção pelo novo coronavírus na população residente em Portugal arrancou hoje em todo o país, anunciou o Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA).
Vários países da Europa, como Espanha, Grécia, Itália e República Checa, voltam hoje a reabrir atividades, ligadas sobretudo ao lazer e ao turismo, embora continuem a impor medidas de segurança como máscaras e distanciamento social.
A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é “cada vez mais” improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência.
As piscinas ao ar livre vão estar sujeitas, “com as necessárias adaptações”, às regras de ocupação e utilização das praias durante a época balnear, no âmbito da pandemia da covid-19, segundo o decreto-lei publicado hoje no Diário da República.
O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas.
A cientista Alexandra Aragão, da Universidade de Coimbra (UC), defende que é possível conciliar as vantagens das aplicações móveis digitais em situação de vigilância epidemiológica com os riscos para a segurança e a privacidade dos utilizadores.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) alertaram hoje para a necessidade dos diabéticos com covid-19 “controlarem corretamente” a doença, defendendo que, se tal não acontecer, o “risco” de multiplicação do vírus é “acrescido”.
O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) está a desenvolver um estudo para avaliar o impacto da covid-19 na saúde mental e bem-estar dos profissionais que estão na linha da frente de combate à pandemia.
Cerca um em cada cinco doentes internados com covid-19 permanece no hospital por razões sociais, tendo a maioria mais de 70 anos, segundo dados divulgados hoje pela Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH).