Os aeroportos da Madeira têm as estruturas de controlo da covid-19 montadas e “está tudo a postos” para que, a partir de segunda-feira, os passageiros desembarcados possam ser testados, disse hoje o presidente do Governo Regional.
Mais de metade da população adulta residente em Portugal apresentava excesso de peso ou obesidade em 2019, registando-se um “ligeiro aumento” face a 2014, revela o Inquérito Nacional de Saúde hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Governo português contestou hoje como “totalmente falso” um título do jornal espanhol El Pais, segundo o qual Portugal ordenou o confinamento de três milhões de lisboetas, pedindo a sua correção urgente e pública.
Portugal regista hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 do que na quinta-feira e mais 451 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Mais de 700 mil pessoas residentes em Portugal apresentavam sintomas depressivos em 2019 e cerca de 170 mil não tinham a quem recorrer em caso de problema pessoal grave, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.
O administrador hospitalar Carlos Santos, de 59 anos, iniciou hoje funções como presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), confirmou à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 487.274 pessoas e infetou 9,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
Os passageiros do território continental que pretendam viajar para os Açores vão passar a poder realizar testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 em laboratórios do continente, anunciou hoje o Governo Regional.
O número de fumadores baixou em Portugal entre 2014 e 2019, mas aumentou o consumo arriscado de bebidas alcoólicas, revela o Inquérito Nacional de Saúde divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Uma idosa, de 92 anos, infetada com covid-19 e utente do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde existe um surto desta doença morreu na quinta-feira, ao final do dia, informou hoje a câmara.
A Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, ofereceu máscaras sociais transparentes a pessoas com problemas auditivos e familiares diretos, bem como a alguns profissionais que dependem destes equipamentos para otimizar o seu desempenho, foi hoje anunciado.
Os centros de saúde da região de Lisboa de Vale do Tejo, onde se regista o maior número de casos de covid-19, estão apenas a dar resposta às situações de doença aguda, segundo o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
Quase todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Associação Portuguesa de Doentes com Esclerodermia (APDE) apelou hoje aos doentes que percam o medo e retomem as consultas e exames, avisando que a falta de acompanhamento pode ter consequências graves nesta doença do sistema imunitário.
Quase 80% dos estudantes do ensino superior do Porto diz ter sentido “aumento do estado de ansiedade ou depressão” por causa da pandemia de covid-19, disse hoje à Lusa o presidente da Federação Académica da cidade.
A morte de crianças associada à covid-19 é muito rara e ocorre em menos de 1% dos casos, dado que a doença é, normalmente, moderada naquele grupo etário, segundo uma investigação europeia na qual participaram 82 estabelecimentos de saúde.
A organização ambientalista Greenpeace denunciou hoje um aumento acentuado da desflorestação para a mineração de ouro em áreas protegidas e reservas indígenas na Amazónia brasileira durante os primeiros quatro meses do ano.
Acidentes vasculares cerebrais, demência e encefalopatia estão entre as patologias diagnosticadas em doentes graves com covid-19 que sofreram complicações neurológicas, segundo um estudo científico britânico que analisou os dados de mais de 150 pacientes.
As queixas por violência doméstica às autoridades policiais caíram quase 10% no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo de 2019 e os femicídios registaram uma quebra de 60% no mesmo período, segundo dados oficiais hoje divulgados.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje a resposta da comunidade internacional contra a pandemia, lamentando que não tenha sido possível mitigar a propagação do novo coronavírus e a falta de coordenação dos países.
A generalidade de Portugal Continental passará em 01 de julho para a situação de alerta devido à pandemia de covid-19, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que passará para o estado de contingência.
O Governo aprovou hoje o regime jurídico de arrendamento forçado nas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), zonas percorridas por incêndios com áreas superiores a 500 hectares, permitindo que o Estado se substitua ao papel dos proprietários.
O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que o país vai manter-se em situação de alerta até a pandemia de covid-19 estar ultrapassada.
Os autarcas das duas uniões de freguesia do concelho de Loures que vão manter o estado de calamidade consideraram hoje que as medidas que vão ser aplicadas “pecam por tardias” e defenderam um reforço dos efetivos da PSP.