A Rede de Cuidados Continuados Integrados do Algarve (RNCCI) vai dispor de 60 vagas na área da saúde mental, que visam dar resposta a necessidades identificadas na população, foi hoje anunciado.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje a uma “reinvenção” do mundo que está “em ebulição” devido à pandemia, na véspera no 75.º aniversário da adoção da Carta da ONU.
O concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, registava hoje à tarde 25 novos casos de covid-19, sendo 19 utentes da Santa Casa da Misericórdia, anunciou a Comissão Municipal de Proteção Civil.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje essencial a imposição de confinamento em 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa, onde há um maior número de casos de covid-19, mas lamentou que pague o “justo pelo pecador”.
Quatro concelhos dos distritos de Faro e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Governo aprovou hoje a criação do Programa Bairros Saudáveis, de âmbito nacional, que visa financiar projetos locais de iniciativa participativa, para melhorar as condições sanitárias, inclusive das comunidades afetadas pela pandemia, dispondo de 10 milhões de euros.
O número de casos positivos relacionados com o surto de covid-19 com origem numa festa no parque de campismo da Galé, em Grândola, subiu hoje para 22, disse o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS).
O primeiro-ministro, António Costa, opôs-se hoje ao facto de a União Europeia adotar como critério o número de casos de covid-19 em função da população sem ter em conta os testes feitos por milhão de habitante.
O primeiro-ministro anunciou hoje a criação de uma regime de contraordenações para quem violar as regras estabelecidas no âmbito da pandemia de covid-19, como ajuntamentos ou consumir bebidas alcoólicas na rua, podendo as multas chegar aos 500 euros.
O Presidente da República assinalou hoje que as medidas anunciadas pelo Governo no âmbito da covid-19 vão ao encontro do que defendem os especialistas em matéria de resposta à pandemia, tendo sido encontradas soluções especificas para cada região.
O representante no Alentejo da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) admitiu hoje existir um “sentimento de algum pânico” nestas instituições na região, devido ao surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz (Évora).
A Madeira mantém apenas dois casos de covid-19 ativos detetados no Aeroporto Cristiano Ronaldo e um acumulado de 90 recuperados, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde da região (IASAUDE).
O número de pessoas contaminadas com covid-19 em Oliveira do Bairro subiu para 12, devido a um surto infeccioso num bar na sede do concelho, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro.
O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que se revê totalmente na síntese “absolutamente correta” feita na quarta-feira pelo Presidente da República sobre a reunião com os especialistas no Infarmed.
O diretor do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependências (OEDT), Alexis Goosdeeel, foi reconduzido no cargo por um novo mandato de cinco anos, que dura até dezembro de 2025, anunciou hoje a agência da União Europeia sediada em Lisboa.
O Governo aprovou hoje o dever cívico de recolhimento domiciliário em 19 freguesias de cinco dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), designadamente de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, a partir de 01 de julho.
O deputado do PS/Madeira Paulo Cafôfo considerou hoje que o atraso na concretização do projeto de construção do novo hospital da Madeira é uma manifestação da “incompetência” do Governo Regional.
Dois doentes do Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras infetados com o vírus da covid-19 morreram hoje, elevando para três o número de óbitos nesta unidade, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
Portugal e o Luxemburgo são os únicos países da UE onde os homens de 75 anos ou mais, com deficiência, são mais propensos a receber serviços de assistência domiciliar do que as mulheres, revelou hoje um estudo europeu.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, disse hoje prever que haja uma vacina para a covid-19 disponível “dentro de um ano” ou menos, notando que já existe um ensaio em “fase avançada”.
O exército italiano foi hoje enviado para garantir e bloquear uma “zona vermelha” perto de Nápoles, onde cerca de 50 residentes estrangeiros infetados com a covid-19 tentaram escapar do confinamento forçado, informou a imprensa italiana.
O primeiro-ministro considerou hoje que o processo de desconfinamento em Portugal está a ser possível num quadro de estabilidade, sem aumento significativo de novos casos de covid-19 e sem pressão do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“Por ti e pelos outros” é o mote de uma campanha que pretende alertar os mais jovens para os comportamentos de risco face à covid-19 e que a Gebalis, responsável pela gestão da habitação municipal de Lisboa, vai lançar.
A União Africana e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) vão, nas próximas semanas, definir as regras e o enquadramento da distribuição da vacina contra a covid-19.