A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 385.869 pessoas e infetou mais de 6,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
O diretor do Programa Nacional de Saúde Mental defendeu hoje que a reposta aos problemas de saúde mental da população não depende apenas dos serviços de saúde, mas também de uma intervenção a nível político e social.
O diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental considerou hoje que será uma “perda enorme” não conseguir pôr em marcha este ano os objetivos traçados no programa e já orçamentados, que permitirão um “avanço significativo” na reforma desta área.
A dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) Fátima Monteiro defendeu hoje, no Porto, a necessidade de o Governo reconhecer “o risco e penosidade” da profissão e de acabar com a “discriminação” que a atual carreira impõe.
O médico chinês Chunming Yan, radicado em Portugal há 15 anos, criticou hoje a falta de preparação da Europa para a epidemia da covid-19, considerando que o resto do mundo achava que o novo coronavírus era um problema só da China.
O médico chinês Chunming Yan, radicado em Portugal há 15 anos, considera que nenhum país consegue suportar o custo social de “milhares de mortos” para atingir a imunidade de grupo face ao novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19.
As associações ambientalistas apostam no “agora ou nunca” e dizem que este é o momento de Portugal optar por uma nova economia e escolhas que levem à luta contra as alterações climáticas e ao respeito pela natureza.
Organizações de defesa do ambiente temem que a crise provocada pela pandemia de covid-19, e consequente recuperação económica, ponham em causa metas sobre clima, biodiversidade e alterações climáticas.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul acusou hoje o conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, de gestão autocrática na sequência da demissão do diretor de Ginecologia e Obstetrícia e pediu a intervenção do Governo.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou hoje para a escalada de violência na República Democrática do Congo e apelou às organizações para que intensifiquem a assistência aos deslocados, que numa província aumentaram em 200.000 desde abril.
A deputada Isabel Moreira (PS) vai fazer um primeiro projeto de texto de substituição para uma lei da despenalização da morte medicamente assistida, a partir dos cinco diplomas aprovados no parlamento, disse hoje à Lusa fonte parlamentar.
O PSD de Matosinhos acusou hoje a presidente da câmara (PS) de apenas atuar no Lar do Comércio, onde “a direção é socialista”, após “23 mortes”, mas a autarca recusa discriminações partidárias, alertando que qualquer pessoa podia apresentar denúncia.
Os grupos parlamentares do CDS-PP e do PSD consideram hoje prioritária a construção de um novo centro de saúde no Barreiro, no distrito de Setúbal, apesar de manterem algumas “reservas” quanto à sua localização.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) tem a partir de hoje os 60 meios aéreos previstos para o período de 01 de junho a 15 de outubro, informou o Governo.
As restrições à circulação automóvel na Zona de Emissões Reduzidas (ZER) da Baixa de Lisboa, inicialmente previstas para este verão, vão ser adiadas, anunciou hoje o presidente da câmara.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou hoje que a pandemia de covid-19 está a “expor as fragilidades” do planeta e pediu um mundo “mais inclusivo, resiliente e sustentável”, rejeitando um regresso “ao sistema que criou” estas fragilidades.
Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se hoje a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência, noticiado pela Associated Press.
A Câmara de Loulé aprovou hoje em sessão camarária o projeto de execução das instalações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no Algarve e o lançamento do concurso público da obra.
Há um ano que Carla Barreto assumiu funções como vereadora na cidade inglesa de Thetford, situada a 150 quilómetros de Londres. Em entrevista ao Canal S+, a portuguesa natural de Viana do Castelo confessa que nunca imaginou “viver uma situação como esta da pandemia da COVID-19”. De um momento para o outro, a comunidade de 5 mil emigrantes portugueses a residir na cidade britânica, de média dimensão, viu-se confinada em casa, em regime de “lockdown” por causa da pandemia. Se numa primeira fase, o principal problema era o risco de ficarem infectados, numa segunda o maior problema foi a perda dos empregos.
A Universidade de Évora (UÉ) anunciou hoje ter candidatado 185 projetos em diversos domínios científicos e outros dois projetos centrados na pandemia de covid-19 a concursos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
A Organização Mundial de Saúde anunciou hoje que vai retomar os ensaios clínicos com hidroxicloroquina para doentes com covid-19, suspensos há mais de uma semana por preocupações com a segurança daquele medicamento.
O primeiro-ministro garantiu hoje que o Orçamento do Estado vai compensar a Segurança Social não só pelo aumento da despesa não contributiva, mas também pela perda de receita por causa das isenções de TSU devido à pandemia.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que o risco de transmissão do novo coronavírus na água das albufeiras e praias fluviais é “ínfimo”, sublinhando que a sua utilização é segura.
Sindicatos representantes dos profissionais de saúde condenaram hoje o encerramento do hospital do SAMS, afirmando que prejudicou milhares de utentes e trabalhadores e provocou uma pressão acrescida no SNS e pediram que se averigue o pedido de ‘lay-off’.