Os deputados aprovaram hoje uma proposta do PCP que prevê o reforço da contratação de profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da abertura de concurso no prazo de três dias.
O ministro das Infraestruturas afirmou hoje que “é inviável” cumprir com o distanciamento social dentro dos comboios devido à pandemia da covid-19, manifestando-se preocupado com a perda de 12 milhões de euros por mês na CP-Comboios de Portugal.
A nova unidade de cuidados continuados de média duração e reabilitação do Hospital da Misericórdia de Valpaços entra em funcionamento dia 02 de julho e é uma “mais-valia para toda a região”, disse hoje à Lusa o provedor.
O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Aveiro retoma a prestação de cuidados durante 24 horas a partir de quarta-feira.
Os bombeiros voluntários que atuam nas 19 freguesias em situação de calamidade da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão realizar testes de diagnóstico à covid-19, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
Associações de profissionais de proteção de dados ouvidas pela Lusa saudaram o parecer cauteloso da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) sobre a aplicação de rastreio de contactos para a covid-19, divergindo sobre a utilidade dessa tecnologia.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defendeu hoje a necessidade de medidas “mais restritivas” para os aeroportos do continente e uma maior coordenação entre as autoridades de saúde, no âmbito do combate à pandemia da covid-19.
Um terço das famílias apoiadas até hoje pela linha municipal de emergência social Viseu Ajuda, criada em março devido à covid-19, tem nacionalidade brasileira, disse o coordenador da estrutura, José Sobrado.
Sem presença física nas escolas “avaria-se o elevador social” que combate desigualdades e aumentam os riscos para crianças e jovens, defenderam hoje no parlamento Rosário Farmhouse e Dulce Rocha, responsáveis por organismos de proteção de menores.
O médico Carlos Costa Almeida defendeu hoje que o Hospital Geral (Covões) de Coimbra deve voltar a ter autonomia própria e considerou que a fusão com os Hospitais da Universidade de Coimbra não deu resultado.
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que o hospital Amadora-Sintra “já ultrapassou o limite da sua capacidade” e que teve de transferir 50 doentes com a covid-19 para outras unidades de saúde.
A Câmara de Aveiro anunciou hoje que está a instalar “estações de desinfeção de mãos” em vários locais do município, no âmbito do combate à Covid-19.
Dezanove freguesias dos concelhos de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, com maior incidência de novos casos de covid-19, entram na quarta-feira numa situação de calamidade, com regras mais restritivas, em sentido contrário à generalidade do país.
O número de infetados pela covid-19 subiu para 25 na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, sendo nove profissionais e 16 doentes, dos quais cinco estão recuperados, informou hoje a instituição.
Portugal regista hoje mais oito mortes causadas pela covid-19 do que na segunda-feira e mais 229 infetados, cerca de 82% dos quais na Região de Lisboa e Vale do Tejo, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Hospital Egas Moniz detetou um surto do novo coronavírus num dos serviços de internamento, transferiu doentes para uma área covid-19 em outra instituição e tem pelo menos 11 profissionais de saúde infetados, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 505.652 pessoas e infetou mais de 10 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
As 527 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores, nas últimas 24 horas, "não revelaram novos casos positivos de covid-19", informou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.
A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou hoje que o subsídio de doença às pessoas infetadas com covid-19 vai ser pago a 100 por cento, na sequência de um acordo com o governo em sede de orçamento suplementar.
A pandemia de covid-19 está a atrasar a luta contra o casamento infantil e a mutilação genital feminina, alertou o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), que hoje apresenta o seu relatório anual.
O casamento infantil e a mutilação genital feminina podem ser eliminados dentro de dez anos, defende a ONU, estimando que um investimento de três mil milhões de euros até 2030 salvaria destas práticas 84 milhões de raparigas.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo suspendeu as férias a todos os médicos, enfermeiros e outros prestadores de cuidados primários do distrito de Évora, na sequência do surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz.
A Associação de Proteção e Socorro (APROSOC) reconheceu hoje que “faltaram chefes em Lisboa” para lidar com a pandemia da covid-19, advertindo que o município, como outros, não cumpriu a sua missão de proteção civil.
A ONU denunciou hoje a intimidação exercida pelas autoridades da China e da Rússia no contexto da pandemia de covid-19 e expôs como a realidade desta crise de saúde é negada no Brasil e nos Estados Unidos.