O secretário de Estado da Saúde pediu hoje cautela em relação aos “números aparentemente mais animadores” das novas infeções por covid-19, lembrando que à segunda-feira há “uma certa subnotificação de casos devido ao fim de semana”.
A Comissão Europeia vai mobilizar 314 milhões de euros, através do Conselho Europeu da Inovação (CEI), para apoiar projetos de empresas relativos ao tratamento da covid-19 e à recuperação pós-pandemia, distinguindo ainda 16 empresas portuguesas.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 403.449 pessoas e infetou mais de sete milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
Portugal regista hoje 1.485 mortes relacionadas com a covid-19, mais seis do que no domingo, e 34.885 infetados, mais 192, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
A Universidade de Évora aprovou a criação de uma escola na área da Saúde, com um futuro curso de Medicina “em carteira”, e deverá enviar o processo à tutela para homologação “no final de julho”, foi hoje revelado.
A Ordem dos Médicos instaurou um processo disciplinar à equipa que estava de serviço no hospital de Leiria quando um utente morreu nas urgências, após seis horas de espera, tendo a unidade hospitalar também aberto um inquérito.
A Câmara de Évora apelou hoje à "urgente" reabertura de todas extensões de saúde das freguesias rurais do concelho, encerradas em março devido à pandemia de covid-19, dada a atual fase de desconfinamento.
A Ordem dos Médicos associou-se hoje ao movimento que promove, na terça-feira, um cordão humano em defesa do Hospital dos Covões, em Coimbra, em protesto contra o alegado encerramento ou "esvaziamento" do serviço de urgência.
Mais de sete milhões de casos do novo coronavírus foram declarados oficialmente em todo o mundo, de acordo com uma contagem hoje feita às 08:00 (em Lisboa) pela agência de notícias AFP, a partir de fontes oficiais.
A Declaração Conjunta sobre o papel de uma economia sustentável do Oceano num mundo prós-covid-19, subscrita pelo Governo português, propõe encarar os oceanos como solução sustentável e um investimento de futuro a nível global.
Cerca de uma dezena de seguranças privados entraram às 05:00 de hoje num centro de apoio a carenciados, em Arroios, Lisboa, para tentar despejar as pessoas que ali se encontravam, disse à Lusa um dos voluntários.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde concluíram que os doentes com diabetes que vivem sós ou estão deprimidos aderem pior aos tratamentos.
A Federação Nacional dos Médicos reconhece que a pandemia confirmou a qualidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, mas expôs algumas deficiências que resultam do subfinanciamento crónico, como a falta de material e a desmotivação dos profissionais.
O Governo britânico está a dificultar o estabelecimento de legislação capaz de combater a violência contra mulheres, apesar do crescente número de casos de abuso doméstico relatados durante a pandemia no Reino Unido, acusou hoje Human Rights Watch (HRW).
Inspirado pelas fotos a preto e branco durante o período da gripe espanhola em 1918, o fotografo lusodescendentes George Pimentel está a documentar as “formas diferentes como as pessoas se estão a adaptar à pandemia”.
A associação ambientalista Quercus alertou hoje, Dia Mundial dos Oceanos, para o agravamento da poluição marinha com a pandemia de covid-19, em particular o descarte de objetos de proteção individual, nomeadamente máscaras e luvas.
Especialistas, políticos e parceiros sociais reúnem-se hoje, no Infarmed, em Lisboa, para analisar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, numa altura em que Lisboa e Vale do Tejo regista muitos casos.
A pandemia do novo coronavírus fez pelo menos 400.581 vítimas mortais desde o seu aparecimento, em dezembro na China, segundo o balanço diário da Agência France Press feito hoje com base em fontes oficiais.
O alarme soou primeiro na empresa Avipronto, no início de Maio, com vários casos confirmados de trabalhadores infetados pela COVID-19. A empresa de abate de aves chegou a estar fechada com os seus trabalhadores em casa a cumprir quarentena. De seguida, soube-se de outros casos de funcionários na SONAE-MC que emprega na plataforma de distribuição da Azambuja cerca de 3000 pessoas, 700 dos quais dedicadas em exclusivo à parte alimentar, mas não é a única. Na plataforma de distribuição da Azambuja encontramos empresas e grupos tão destacados como a AUCHAN, Jerónimo Martins ou a Luís Simões.
Nas últimas 24 horas, Portugal voltou a contabilizar mais 9 mortos, 382 novos casos de COVID-19, o que leva o país a ter, neste momento, 12.070 infetados pelo novo coronavírus, em contraponto com os 281 casos recuperados desde sexta-feira, anunciou hoje a ministra da Saúde.
O responsável máximo da Autoridade de Saúde Regional dos Açores alertou hoje que a região não está livre de ter novos casos da covid-19, apesar de não ter neste momento casos ativos.
O responsável pelos serviços sanitários de Espanha considerou hoje que a luta contra a covid-19 em Portugal tem tido uma evolução “bastante boa” apesar dos surtos dos últimos dias, que não significam “um risco maior” do que noutros países.
A pandemia do novo coronavírus já matou 390.868 pessoas e infetou mais de 6,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, referente às 11:00 TMG de hoje e baseado em dados oficiais.
A hidroxicloroquina não demonstra efeitos benéficos nos doentes com covid-19, de acordo com os autores do ensaio clínico britânico Recovery, que anunciaram hoje o fim imediato do tratamento de novos pacientes com esse medicamento, adiantou a agência AFP.