O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma do Governo com medidas de apoio social aprovadas na semana passada, destacando as sobre o Rendimento Social de Inserção (RSI) e sobre cuidadores informais.
A Madeira não registou novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, indicou hoje o Instituo de Administração da Saúde (IASAÚDE), reportando também a recuperação de mais três doentes.
Um lar em São Mamede de Infesta, em Matosinhos, foi hoje encerrado pela Segurança Social por estar "sobrelotado", estando agora os utentes a ser retirados e levados para outras instalações, adiantou hoje à Lusa fonte dos bombeiros locais.
As "terapias de conversão" destinadas a mudar a orientação sexual de pessoas LGBT (lésbicas, gays, bis, transexual) são "degradantes e discriminatórias", disse hoje um especialista independente da ONU, pedindo sua proibição global.
O deputado socialista João Paulo Pedrosa citou hoje a canção “Você é linda” de Caetano Veloso para balanço da sessão legislativa na área do trabalho e segurança social, perguntando que marca de “reformismo revolucionário” deixou a ministra num ano.
A Câmara de Paredes informou hoje que foi detetada a bactéria 'legionella' na piscina municipal em Recarei, acrescentando que o equipamento entretanto encerrado só reabrirá após a descontaminação.
A Segurança Social já recebeu 191 requerimentos para reconhecimento do estatuto de cuidador informal e o Governo prepara alterações na lei laboral para acomodar especificidades dos cuidadores, admitindo ainda impactos na transposição de uma diretiva comunitária.
A Câmara de Lisboa discute na quinta-feira a aquisição de uma parcela de terreno do Estado, no valor de 1,1 milhões de euros, para a construção do centro de saúde do Beato.
A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje o internamento hospitalar dos utentes do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) com covid-19, afirmando saber da recusa de clínicos em trabalharem num espaço que “não tem condições”.
Um inquérito nacional hoje divulgado concluiu que o confinamento gerado pela pandemia da covid-19 levou a que 42% das pessoas bebessem menos, por falta da habitual companhia ou por desejo de terem um estilo de vida mais saudável.
O primeiro-ministro afirmou hoje que, para já, o estado de calamidade deverá manter-se em 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa e que não há razões para elevar o nível de alerta na generalidade do país.
Portugal é dos países que descobre mais casos assintomáticos de covid-19, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, apontando que são um "risco acrescido" de transmissão da doença porque não se protegem nem permitem que os outros se protejam.
Alguns medicamentos de dispensa hospitalar poderão passar, de forma definitiva, a dispensa nas farmácias, admitiu hoje o presidente do Infarmed, organismo que vai liderar o grupo de trabalho encarregado de estudar soluções para aproximar o doente do tratamento prescrito.
O presidente da Câmara de Aveiro assinou hoje os contratos-programa e protocolos de cooperação relativos a mais de 800 mil euros de apoio a associações de ação social, com prioridade ao combate à Covid-19.
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, defendeu hoje que Portugal é um destino turístico seguro, ressalvando a importância de cumprir as regras de segurança e higiene para que tal se mantenha.
A diretora-geral da Saúde rejeitou hoje a imposição de uma cerca sanitária em torno de Reguengos de Monsaraz ou em qualquer outra região do país, afirmando que o surto de covid-19 num lar de idosos daquele município alentejano está circunscrito.
Mais de 200 voluntários participam no sábado numa iniciativa de sensibilização sobre desconfinamento em segurança, durante a pandemia de covid-19, distribuindo máscaras em 20 cidades, e que conta com o apoio do Presidente da República.
A ATP aplaudiu hoje o testemunho do ex-tenista sueco Robin Söderling, no qual relata uma batalha de nove anos com ansiedade e ataques de pânico e pediu mais atenção para problemas de saúde mental no desporto.
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) reativou uma enfermaria para doentes com covid-19 para "dar resposta" ao "aumento da pressão" no internamento, provocado pelo surto que surgiu num lar em Reguengos de Monsaraz.
A direção do Lar do Comércio, em Matosinhos, enviou aos grupos parlamentares, depois de alguns deles terem questionado o Governo sobre o seu funcionamento, uma carta onde esclarece de que forma foi afetado pela pandemia e a situação atual.
O Governo não sabe quando os centros de saúde vão voltar a funcionar em pleno nem quando serão retomados os diagnósticos ao cancro, mas está a acelerar o processo “tanto quanto possível”, garantiu a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.
O Governo adiantou hoje no parlamento que 57 juntas médicas no país já retomaram a atividade e admite um “impacto de atraso” na emissão de atestados multiúsos para pessoas com deficiência e incapacidade que “ninguém poderia ter evitado”.
O Infarmed vai liderar um grupo de trabalho encarregado de apresentar uma proposta sobre a dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias, anunciou hoje, em Lisboa, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.
Os empresários chineses mantêm o interesse em investir em Portugal, mas os “próximos dois anos vão ser difíceis” afirma Un I Wong, vice presidente da Assembleia-Geral da Associação de jovens empresários Portugal-China, em entrevista ao Canal S+.