A Câmara de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, a criação de um plano municipal de prevenção e combate aos problemas de saúde mental na cidade.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realçou hoje que o uso de máscara no espaço público é obrigatório em vários países democráticos e referiu que não tem visto ser questionada a constitucionalidade desta medida.
O PCP pediu hoje uma clarificação das situações em que será obrigatório o uso de máscara, para evitar “discricionariedade”, e considerou que a obrigatoriedade da utilização da aplicação StayAway Covid “é desadequada”, pelo que vai opor-se-lhe.
O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) começou a publicar hoje mapas sobre a covid-19 no território europeu, tal como solicitara o Conselho da União Europeia, sendo evidente o agravamento da situação epidemiológica.
O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM registou este ano um aumento de 340 por cento de chamadas relacionadas com a exposição ao álcool gel, mas com relatos de situações de baixa gravidade.
Os testes realizados aos 17 utentes e 24 funcionários do lar de Santa Luzia, gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Ourique, tiveram todos resultado negativo para o novo coronavírus, anunciou hoje a Câmara de Ourique.
O PS quer ouvir a Comissão Nacional de Proteção de Dados, constitucionalistas como Vital Moreira ou Jorge Reis Novais e especialistas em saúde sobre a proposta do Governo de tornar obrigatórias as máscaras e a aplicação StayAway Covid.
Um idoso de 84 anos morreu nas últimas horas, elevando para 11 o número de óbitos no surto de novo coronavírus nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, informou hoje a instituição.
A maioria das camas de enfermaria e cuidados intensivos para doentes covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo já estão ocupadas, revelou hoje a autoridade regional de saúde, anunciando a criação de duas equipas para a gestão de camas.
Os trabalhadores das misericórdias, hoje em greve, concentraram-se à tarde em frente do Ministério do Trabalho, em Lisboa, para exigir aumentos salariais e o cumprimento dos horários de trabalho, num protesto apoiado pela CGTP.
Um holandês foi diagnosticado com uma infeção do vírus do Nilo Ocidental, sem ter viajado para o exterior, o primeiro contágio deste tipo contraído nos Países Baixos, confirmou hoje o Instituto de Saúde Pública (RIVM) do país.
A Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) considerou hoje que a obrigatoriedade de instalação da aplicação para telemóvel “StayAway Covid” no setor “é absurda e viola os direitos constitucionais” dos funcionários públicos e dos cidadãos.
Os artistas Marta Wengorovius e Pedro Proença revisitaram os azulejos do Palácio dos Condes do Pombeiro, em Lisboa, onde está a Embaixada de Itália, e o resultado será mostrado no dia 23 numa homenagem às vítimas do coronavírus.
A Assembleia da República debateu hoje projetos de lei do PAN, PCP e PEV relativamente ao combate ao desperdício alimentar, tendo os vários partidos concordado na importância do tema mas diferido quanto ao modelo a seguir.
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje uma proposta para testar professores, alunos e auxiliares da cidade, com recurso a testes rápidos de despiste à covid-19, após validação positiva do Infarmed.
O Presidente da República revelou hoje a existência de contactos para a colaboração do setor privado com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o objetivo de libertar camas de cuidados intensivos para doentes com covid-19.
O Presidente da República prometeu hoje enviar para o Tribunal Constitucional (TC) para fiscalização preventiva a lei que obriga à utilização da aplicação para telemóveis Stayaway Covid, se esta for aprovada pelo parlamento e persistirem dúvidas de constitucionalidade.
Quase metade das pessoas infetadas com covid-19 no surto detetado no lar ilegal de Évora recuperou da doença e não foram reportados novos casos relacionados nos últimos 28 dias, divulgou hoje o município.
O partido Livre insurgiu-se hoje contra a proposta de lei do governo que pretende tornar obrigatória a utilização da aplicação StayAway Covid, alegando que o “autoritarismo não afasta” a doença e pede “respostas estruturais baseadas na evidência científica”.
O líder do Grupo Parlamentar do PSD, Adão Silva, admitiu hoje que a proposta do Governo para o uso obrigatório da aplicação 'StayAway Covid' é “controverso” e remeteu para o dia de hoje uma posição do partido.
Os testes rápidos à covid-19 podem ser aplicados de acordo com a situação clínica e epidemiológica, mas devem ser utilizados com “ponderação e reserva”, segundo uma circular conjunta da Direção-Geral da Saúde, do Infarmed e do Instituto Ricardo Jorge.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou hoje que iria abandonar mais cedo o Conselho Europeu que decorre em Bruxelas para se isolar por ter tido contacto com um caso de covid-19 na sua equipa.
Portugal regista hoje 2.101 novos casos de infeção com o novo coronavirus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia de covid-19, e onze mortos, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A candidata presidencial Ana Gomes considera que o Governo deve avançar para a requisição civil do setor privado e das parcerias público-privadas (PPP) da saúde caso se chegue a uma situação de emergência com a covid-19.