A farmacêutica norte-americana Pfizer prevê pedir uma autorização de emergência para utilização de uma vacina contra a covid-19 na terceira semana de novembro, anunciou hoje o presidente da empresa.
Portugal tem hoje 1.015 pessoas internadas devido à infeção por covid-19, um valor próximo dos registados em Abril, mês em que foi verificado o maior número de internamentos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a rever a autorização para a presença de público em eventos desportivos, em especial nos grandes prémios de Portugal de Fórmula 1 e MotoGP, admitindo a sua redução, revelou hoje Graça Freitas.
O primeiro-ministro, António Costa, reiterou hoje que não gosta das medidas preventivas obrigatórias contra a covid-19 que propõe, mas advertiu que a alternativa poderá ser a adoção, dentro de poucas semanas ou meses, de outras ainda mais restritivas.
O parlamento adiou hoje, por um mês, projetos do Bloco de Esquerda, Pessoas-Animais_Natureza (PAN) e PCP para resolver atrasos das justas médicas de avaliação de incapacidades devido à pandemia de covid-19.
As 1.126 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas diagnosticaram cinco casos positivos de covid-19, dos quais quatro em São Miguel e um na Terceira, informou a Autoridade de Saúde Regional.
Portugal regista hoje 2.608 novos casos de infeção com o novo coronavirus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia de covid-19, e 21 mortos, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Pelo menos 26.884.800 pessoas foram consideradas curadas das mais de 38.965.020 infetadas em todo o mundo com o novo coronavírus desde a sua descoberta em dezembro na China, indica hoje um balanço da agência France-Presse.
O PCP de Viana do Castelo apontou hoje a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) como um "bom exemplo" na prestação de cuidados de saúde primários, apesar de persistirem "problemas de fundo" decorrentes de "prioridades nacionais".
A farmacêutica norte-americana Gilead sublinhou hoje que “parecem inconsistentes” os dados do estudo sobre o Remdesivir, que questionam a eficácia no tratamento da covid-19, lembrando que existem outros ensaios que validaram o benefício clínico do antiviral.
A ministra do Estado e da Presidência disse hoje que a obrigatoriedade da instalação no telemóvel da aplicação ‘Stayaway covid’ será decidida no parlamento e o Governo está “confortável com qualquer que seja a decisão”.
Mais de 18 mil vacinas contra a gripe sazonal foram administradas na região Centro desde o início da primeira fase de vacinação (28 de setembro), anunciou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
Três idosas utentes do lar Mansão de São José, em Beja, infetadas com covid-19 estão internadas no hospital da cidade, com quadro clínico “estável”, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
Desde o início da pandemia em Portugal e até 04 de outubro morreram 68.227 pessoas, mais 7.474 mortes face à média em período homólogo dos últimos cincos anos e destes mais de um quarto por covid-19, segundo o INE.
As autoridades de saúde da cidade de Jiaxing, leste da China, anunciaram hoje que começaram a administrar uma vacina conta a covid-19 entre grupos de alto risco, e que será gradualmente distribuída pelos residentes.
O Bloco de Esquerda defendeu hoje que seja a Assembleia da República a fazer uma lei que “rapidamente e urgentemente” recupere o trabalho das juntas médicas e resolva os atrasos na obtenção de atestados de incapacidades.
Os utentes do Centro de Saúde de Torres Vedras estão pelo menos há três meses sem conseguir contactar telefonicamente aquela estrutura e já se queixaram aos partidos com assento na câmara e na assembleia municipal, que têm denunciado o problema.
As primeiras vacinas contra o coronavírus devem chegar na primavera do próximo ano, "se tudo correr bem", previu hoje o diretor-executivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o italiano Guido Rasi.
Um estudo realizado com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que o antiviral Remdesivir, considerado um dos tratamentos mais promissores para a covid-19, é ineficaz na prevenção da morte de pacientes.
O ministro da Defesa considerou hoje que “não há nenhuma dificuldade” para os militares se tiverem de utilizar a aplicação StayAway Covid no dia a dia, e ressalvou que poderão não o fazer em missões nas quais não devam identificar a sua posição.
A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, abandonou hoje a reunião do Conselho Europeu e entrou em isolamento depois de ter contactado com um deputado finlandês que fez um teste positivo ao coronavírus, sendo a terceira ‘baixa’ da cimeira.
O surto do novo coronavírus em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, contabiliza 12 casos positivos sem novas infeções na escola e no infantário afetados inicialmente, informou hoje o presidente da Câmara, Eduardo Tavares.
Cerca de 132 milhões de pessoas podem juntar-se este ano aos quase 690 milhões que passaram fome em 2019, um aumento motivado pela covid-19, anunciou hoje a ONU, que assinala o Dia Mundial da Alimentação.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) integram um projeto europeu, financiado em seis milhões de euros, que pretende desenvolver uma plataforma para mimetizar os tecidos atingidos pela artrite reumatoide, foi hoje anunciado.