O número de pessoas infetadas com covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, subiu hoje para 39, depois de o surto ter sido detetado há uma semana com três casos, indicou o presidente do município.
A ministra da Saúde afirmou hoje que Portugal mantém uma “situação de estabilidade” em relação ao número de novos casos de covid-19, numa altura em que se assiste ao aumento de infeções em países próximos de Portugal, como Espanha.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para a "evolução preocupante" da epidemia de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) com a luta a ser dificultada pela propagação de casos em zonas remotas e de difícil acesso.
O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica hoje divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com novos impostos semelhantes.
Um incêndio "numa zona de mato" em Cabeceiras de Basto, freguesia de Cavez, está a ser combatido por 103 operacionais, apoiados por 31 viaturas e 4 meios aéreos, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
O Tribunal Judicial da Comarca dos Açores ordenou a libertação de duas cidadãs que interpuserem um ‘habeas corpus’, após lhes ter sido decretada quarentena por terem viajado em lugares próximos de um infetado com covid-19.
O Sindicato das Indústrias Transformadoras disse que há hoje 20 casos positivos na fábrica Preh, na Trofa, distrito do Porto, e quatro linhas de produção encerradas, enquanto a empresa refere 19 infetados, negando o encerramento de linhas de produção.
O subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, afirmou hoje que o reforço das equipas multidisciplinares de combate à covid-19 “não é exclusivo” da Área Metropolitana de Lisboa e explicou que a sua ampliação permite também preparar o outono e o inverno.
O antigo Hospital Militar de Belém vai chamar-se “Salgueiro Maia”, anunciou hoje a associação com o nome do capitão de Abril (ASM), adiantando que a estrutura vai ser cedida por 25 anos à Câmara Municipal de Lisboa (CML).
A deputada não inscrita Cristina Rodrigues (ex-PAN) lamentou hoje que o número de mortes relacionadascom complicações durante a gravidez, parto e pós-parto tenha “vindo a aumentar” entre as mulheres e pediu explicações ao Governo.
O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados e analisados "com mais profundidade", disse hoje a ministra da Saúde.
“Não é vergonha nenhuma usar máscara” foi a mensagem passada vezes sem conta aos utentes da praia da Barra, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, que foram abordados hoje de manhã, durante uma campanha de prevenção de covid-19.
O subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, confirmou hoje haver surtos de covid-19 que aconteceram em atividades de caráter religioso, nomeadamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sem precisar números.
O PCP anunciou hoje que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, ou seja, para cerca de 33 mil pessoas, em virtude do contexto de pandemia de covid-19.
O surto de covid-19 na aldeia da Póvoa de São Miguel, no concelho alentejano de Moura (Beja), que infetou 31 pessoas, uma das quais morreu, está controlado, indicou hoje o responsável municipal da Proteção Civil.
A Iniciativa Liberal (IL) exigiu hoje um "cabal esclarecimento” sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, que causou 18 mortos, e questionou se o Governo "irá assumir “responsabilidade política” sobre o caso.
O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) diz ter conhecimento de idosos hospitalizados a quem não foi permitido receber visitas, mesmo em final de vida, e questionou o Ministério da Saúde se deu “o seu aval a estas situações”.
Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, disse hoje à Lusa fonte da câmara municipal.
A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou hoje para a falta de material básico de apoio à consulta, que está a limitar a prestação de “cuidados adequados e, em alguns casos, a “impossibilitá-los de todo”.
Portugal regista hoje mais duas mortes por covid-19 e 235 novos casos de infeção em relação a quinta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os 40 idosos do centro social e cultural de Carreço, em Viana do Castelo, regressam na segunda-feira ao centro de dia, enquanto os utentes da paróquia de Nossa Senhora de Fátima vão ter de esperar por setembro.
O Governo dos Açores disse hoje que a situação epidemiológica “está controlada” na região, depois de não ter registado novos casos de covid-19 nos últimos dias, mesmo após ter sido identificada uma cadeia de transmissão local.
A situação epidemiológica no Algarve, no que respeita à covid-19, está estabilizada, apesar de ser agosto e de estar um número elevado de pessoas naquela região, disse hoje a delegada de saúde regional de Faro.
As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra para que ninguém fique impedido de entrar na escola.