SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Mealhada reforça meios de combate à pandemia

LUSA
05-11-2020 16:32h

O município da Mealhada, no distrito de Aveiro, anunciou hoje o reforço das medidas de proteção e combate à pandemia da covid-19, nomeadamente na fiscalização de mercados e com o aumento de testes à população.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia informa que solicitou o aumento da fiscalização por parte da GNR nas feiras de Barcouço, Mealhada e Vacariça, e que vai impor a lotação máxima de quatro pessoas nas bancas com maiores dimensões e de duas pessoas nas mais pequenas.

"Haverá também um reforço da fiscalização do uso de máscaras e desinfeção de mãos à entrada e saída de cada feira", refere a nota.

A Câmara da Mealhada anunciou ainda um investimento na aquisição de viaturas para ajuda no combate à covid-19 e disse que vai apoiar, com pessoal administrativo, a delegada de saúde concelhia, Anunciação Costa, que "tem sido vítima de insultos por parte de pessoas infetadas e seus familiares", situação que já mereceu um voto de repúdio do presidente da Câmara, Rui Marqueiro.

Segundo a Câmara da Mealhada, a delegada de saúde defendeu a continuidade das aulas presenciais nas instituições de ensino do concelho e apelou a "um reforço do respeito pelas regras da Direção-Geral da Saúde e um maior civismo dos munícipes, para que a situação não se agrave e se mantenha, na pior das hipóteses, no atual patamar, que está longe de ser grave".

O quadro favorável resulta, segundo o presidente da autarquia, de um "esforço financeiro muito forte, conjugado com várias ações implementadas, que têm sido fundamentais para alcançar bons resultados".

"É o caso do Serviço de Apoio Comunitário em Rede, que disponibiliza ajuda a pessoas em confinamento, e da política massiva de testagem da população, que conta já com oito mil testes realizados e quatro rondas efetuadas em lares", disse Rui Marqueiro.

O município adiantou ainda, no comunicado, que o Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada já está a realizar, em regime ‘drive-in', testes à covid-19, através de zaragatoa.

Os testes são gratuitos se forem realizados por indicação do médico de família ou da delegada de saúde e terão um custo de cem euros se forem por iniciativa particular.

MAIS NOTÍCIAS