A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 781.194 pessoas e infetou mais de 22 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.
O total de infetados do surto de covid-19 no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, subiu para 27, depois da deteção de dois novos casos positivos na terça-feira, informou hoje o município.
Uma foca-da-Gronelândia foi avistada na terça-feira a descansar na zona do porto de Castelo Branco, no Faial, depois de a Polícia Marítima ter alertado, na segunda-feira, para a presença desta espécie, foi hoje revelado.
O número de pessoas infetadas com covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, subiu hoje para 48, mais duas do que na terça-feira, disse à agência Lusa o presidente do município.
O Governo avançou com o reforço dos ‘stocks’ de medicamentos e diversos equipamentos médicos, bem como da reserva estratégica nacional, devido à imprevisibilidade da pandemia de covid-19, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.
O Papa Francisco alertou hoje contra a possibilidade de a futura vacina para a covid-19 ser propriedade de apenas uma nação sem chegar a todos ou de ser dada prioridade aos mais ricos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para uma mudança detetada nas características do coronavírus que provoca a covid-19, referindo que as pessoas mais jovens estão cada vez mais na origem de surtos e contágios.
A Austrália lançou hoje um debate sobre a necessidade de os países tornarem obrigatória a futura vacina contra o coronavírus, numa altura em que as infeções voltaram a aumentar e as restrições se multiplicam em todo o mundo.
Uma mulher de 68 anos residente em Mora (Évora), onde um surto de covid-19 já infetou 46 pessoas, até terça-feira, foi identificada pela GNR por desrespeitar “a medida de confinamento obrigatório”, foi hoje divulgado.
Portugal continental, em especial as regiões do Norte e Centro, vai ser afetado a partir de hoje e até sexta-feira por chuva intensa e agitação marítima, associadas à depressão Ellen, informou o IPMA.
Quase todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Trinta e três concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A forte presença de uma enzima específica na zona do nariz responsável pelo olfato pode explicar a perda deste sentido em muitos pacientes com covid-19, podendo funcionar como porta de entrada no organismo, segundo um estudo hoje publicado.
A CDU/São Miguel, nos Açores, reivindicou hoje a implementação de um programa de emergência para a Saúde, alertando para as listas de espera naquela ilha, agravadas devido à covid-19.
Cinco reclusos que trabalham na cozinha do Hospital Prisional de Caxias estão internados com covid-19, obrigando à substituição dos restantes presos e trabalhadores externos que prestam serviço nas mesmas instalações, indicou a direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
A autoridade para fazer auditorias a lares é exclusivamente do Governo, defendeu hoje o presidente das Misericórdias, criticando a auditoria “de moto-próprio” da Ordem dos Médicos em Reguengos de Monsaraz, e deixando rasgados elogios à ministra da tutela.
A Câmara de Montemor-o-Novo ativou o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil devido ao surto de covid-19 que na segunda-feira registava 25 casos ativos naquele concelho do distrito de Évora, informou hoje a autarquia alentejana.
A Madeira regista hoje dois novos casos positivos de covid-19 e mais um doente recuperado, passando a região a contabilizar 29 infeções ativas, informou a autoridade regional de saúde.
A rotina do padeiro António Pinto, de Mora, alterou-se desde que tem covid-19. Antes levava o pão a casa da população, mas agora é à sua porta que lhe deixam o avio e “o pãozinho fresco”.
O presidente da Associação Nacional de Farmácias, Paulo Jorge Cleto Duarte, classificou hoje a toma errada de medicação ou a falta de adesão à terapêutica como “um dos maiores problemas de saúde pública”.
Três idosos do Lar São José, no Barreiro, morreram após um foco de covid-19, que continua a manifestar-se em 48 pessoas da instituição, informou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
O partido Iniciativa Liberal (IL) questionou hoje o Governo sobre os critérios de seleção do consórcio responsável pela aplicação ‘Stayway covid’ e o seu financiamento, acusando o executivo de falta de transparência.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), sediado em Penafiel, informou hoje ter iniciado a consulta de artrite reumatoide, indicando tratar-se do primeiro hospital público no Norte do país com aquele serviço.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disse hoje que os médicos convocados pelas hierarquias para trabalhar no lar de Reguengos de Monsaraz não se furtaram ao cumprimento de quaisquer deveres “antes os honraram”.