A diretora-geral da Saúde avançou hoje que há 28 surtos ativos de covid-19 em hospitais, com 326 casos envolvidos, e situações de doentes que foram infetados quando estavam internados.
A unidade de saúde de retaguarda instalada no Centro Cultural de Viana do Castelo vai acolher utentes dos lares do distrito com testes negativos à infeção pelo coronavírus, disse hoje o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) atingiu hoje a lotação máxima de cuidados intensivos para doentes covid-19, tendo iniciado um plano de alargamento para disponibilizar mais nove camas a infetados pelo coronavírus, revelou fonte daquela entidade.
Os profissionais do hospital de Beja infetados com covid-19 já recuperaram e receberam alta clínica, regressando ao trabalho, revelou hoje a Unidade Local de Saúde, que considerou “ultrapassado” este surto da doença.
As autoridades de saúde da Madeira realizam na quinta-feira a segunda fase de testes aos alunos de uma turma na qual foi detetado um caso positivo de covid-19, numa escola do Funchal, indicou hoje o secretário da tutela.
Na época balnear de 2020 houve mais salvamentos nas praias portuguesas do que em 2019, mas continuam a existir mortes a lamentar em praias vigiadas, apesar de não terem sido por afogamento, avançou hoje a Autoridade Marítima.
O Chega quer apostar nos transportes e na economia para “trazer mais coesão” às ‘ilhas do triângulo’ açoriano (Faial, Pico e São Jorge), e quer melhores “cuidados de proximidade” na área da saúde para as três ilhas.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, dois casos positivos de covid-19 em São Miguel, decorrente de 1.292 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região, informou a Autoridade de Saúde Regional.
A diretora-geral da Saúde apelou hoje aos empregadores e às escolas para que recebam “sem nenhum receio” os funcionários e os alunos que tiveram a declaração médica de alta clínica de covid-19 porque “estão aptos a voltar”.
O número de utentes do lar Mansão de São José com covid-19 e internadas no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, subiu de 11 para 12, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
O PSD questionou hoje o Governo sobre as condições dos comboios da Linha do Norte, apontando dificuldades dos passageiros em cumprir com as recomendações de saúde no âmbito da covid-19, e perguntando se haverá reforço de carruagens.
O Livre manifestou-se hoje contra a realização de um referendo sobre a eutanásia, que vai a votos esta sexta-feira, argumentando que “direitos humanos não são referendáveis” e defendendo a regulamentação da morte medicamente assistida.
Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou hoje a diretora-geral da Saúde, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas.
O número de pessoas infetadas no surto de covid-19 no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, subiu de 31 para 32, estando dois utentes internados no hospital, foi hoje revelado.
A Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, em Alijó, tem 28 pessoas que fizeram um teste positivo ao novo coronavírus, nomeadamente 17 funcionários e 11 utentes da valência lar, disse hoje o presidente da autarquia.
A taxa de ocupação de camas em enfermaria para doentes com covid-19 é de 72% a nível nacional, registando-se no Norte o valor mais elevado (76%), disse hoje o secretário de Estado da Saúde.
A Entidade Reguladora da Saúde recebeu entre março e junho mais de 28.000 reclamações relativas de serviços prestados durante o período de contingência por causa da pandemia de covid-19, indicam dados hoje divulgados.
Cento e vinte e nove lares registam surtos ativos de covid-19, com 1.425 casos entre utentes e 593 entre profissionais, segundo dados divulgados hoje pelo secretário de Estado da Saúde.
O Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA), localizado no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), registou este ano “um grande aumento de animais acolhidos”.
A Assembleia da República vota, na sexta-feira, uma proposta de referendo sobre a eutanásia, um tema que está em debate na sociedade portuguesa desde 2018.
O referendo, como o que o parlamento discute na quinta-feira sobre a eutanásia, já foi usado em Portugal por três vezes, duas sobre a despenalização do aborto e uma sobre a regionalização.
O parlamento vota na sexta-feira uma proposta de referendo sobre a eutanásia, matéria que divide os deputados, mas que, em tese, tem um bloco maioritário de cinco partidos para a "chumbar", PS, BE, PCP, PAN e PEV.
Portugal contabiliza hoje mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que o Centro de Apoio Militar covid-19, que funciona nas instalações do antigo hospital militar de Belém, em Lisboa, será reforçado com cerca de 60 camas, triplicando a capacidade atual.