O edifício do Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Castro Verde vai ser ampliado devidos às instalações serem exíguas, numa parceria entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e a Câmara Municipal.
A Câmara de Porto de Mós, no distrito de Leiria, vai adquirir dois mil testes rápidos para deteção da covid-19, no âmbito de um conjunto de novas medidas devido ao agravamento da pandemia, disse hoje o presidente da autarquia.
A Plataforma Portuguesa de ONGD alertou hoje que Portugal voltou a ficar mais longe dos objetivos internacionais de ajuda ao desenvolvimento, que, em 2019, se situou nos 0,17% do Rendimento Nacional Bruto, "consideravelmente abaixo" da média europeia.
Portugal destinou, em 2019, 0,17% do Rendimento Nacional Bruto à ajuda ao desenvolvimento, segundo dados hoje divulgados pela rede de organizações não-governamentais Concord, que vê na presidência da União Europeia uma oportunidade para Lisboa lançar "uma estratégia ambiciosa".
A ajuda pública ao desenvolvimento prestada pela União Europeia regrediu pelo terceiro ano consecutivo em 2019, ainda antes do surgimento da pandemia da covid-19, revela o relatório anual hoje publicado pela rede de organizações não-governamentais Concord.
O número de vítimas mortais do surto de covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) subiu para quatro, com a morte na terça-feira de um utente, de 89 anos, disse hoje fonte hospitalar.
O ministro das Finanças, João Leão, disse hoje no parlamento que o BE se enganou nas contas do Orçamento do Estado para 2021 relativamente à saúde, dizendo que "não é sério" fazer análises intra-anuais ao invés de homólogas.
Os laboratórios Sanofi e GSK anunciaram hoje que disponibilizarão 200 milhões de doses da sua vacina ao programa Covax, lançado pela Organização Mundial da Saúde, que pretende ajudar no acesso equitativo às futuras vacinas contra o SARS-Cov-2.
No dia em que se torna obrigatório o uso de máscara na rua em Portugal, o pneumologista Carlos Robalo Cordeiro assegura que as medidas restritivas avançadas pelas autoridades e pelo governo “não são excessivas, mas tardias”.
A campanha de troca de resíduos por plantas, promovida pelo município de Proença-a-Nova, recolheu um total de 2.500 resíduos, entre eletrodomésticos, lâmpadas, pilhas e outros objetos, foi hoje anunciado.
O presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto apresentou hoje uma proposta ao Governo para que, em função do aumento crescente do número de casos de covid-19 na região, decrete o recolher obrigatório no distrito.
O primeiro-ministro marcou com os partidos reuniões na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia da covid-19 em Portugal.
A gigante farmacêutica suíça Novartis anunciou hoje um acordo com a empresa suíça de biotecnologia Molecular Partners para desenvolver dois potenciais tratamentos para a covid-19.
O Sistema Nacional de Saúde está agora mais bem preparado para enfrentar a covid-19, segundo um estudo hoje divulgado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, que alerta para a necessidade de “não baixar a guarda” no controlo da pandemia.
A região Norte poderá atingir 7.000 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na próxima semana, alertaram hoje especialistas, afirmando existirem “vários concelhos” num “patamar semelhante” aos três do Tâmega e Sousa onde foram impostas medidas mais restritas.
Mais de metade dos doentes oncológicos ou familiares que já ouviram falar das mutações do gene BRCA associam-nas ao cancro da mama, mas apenas 27,9% sabem que estas aumentam o risco de cancro de mama também no homem.
Em mais de 50 países os níveis da fome continuam “graves” e “alarmantes” e os progressos mantêm-se “demasiados lentos”, indicou a última edição do Índice Global da Fome, alertando ainda para o impacto das várias crises que agitam 2020.
A celebração do Natal este ano na Europa vai “depender muito” das medidas adotadas agora pelos países europeus para combater a pandemia de covid-19, avisa o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) não recomenda a utilização generalizada de máscara no exterior para combater a covid-19, defendendo antes a sua utilização quando não é possível garantir distanciamento, como implementado em Portugal.
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) defende que o confinamento geral da população deve ser o “último recurso” a adotar na Europa para conter a covid-19, insistindo também que as escolas devem permanecer abertas.
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o “sério risco” de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve por causa da covid-19, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência.
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o aumento nos internamentos em Portugal devido à covid-19, avisando que este poderá apenas “o início” se as autoridades portuguesas não atuarem para conter o vírus.
Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes.
A radiação solar ultravioleta (UV) demora entre três a dez horas a eliminar o novo coronavírus das superfícies exteriores no verão, em Lisboa, e mais de 20 horas no inverno, segundo um estudo de investigadores portugueses.