Um utente do lar da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) infetado com o vírus que provoca a covid-19 morreu no domingo, aumentando para dois o número de vítimas mortais neste surto, disse hoje fonte da instituição.
A Unidade Móvel de Saúde de Oleiros está a realizar uma campanha de vacinação contra a gripe sazonal em todo o concelho, anunciou hoje o município local.
Vinte utentes e nove funcionárias recuperaram da infeção pelo novo coronavírus no Lar Nossa Senhora do Pranto, em Salto, Montalegre, onde se tenta retomar a normalidade com o regresso dos alunos à escola, das missas e feiras.
A criança que agora não pede lápis emprestados ou o turista ao qual é pedido distanciamento social na hora de pedir uma informação são exemplos de desafios em tempos da pandemia de covid-19 que tem na cor uma referência.
Toda a costa de Portugal continental e da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), que engloba o Hospital Pedro Hispano e o Agrupamento de Centros de Saúde de Matosinhos (ACES), aumentou a capacidade de internamento para doentes com covid-19, foi hoje anunciado.
A conclusão surge num estudo divulgado, esta semana, pela European Public Health Alliance (EPHA), intitulado “Custos de Saúde da Poluição do Ar nas Cidades Europeias e a ligação com os transportes”.
O Exército Português informou ter iniciado hoje a operação de descontaminação das instalações do Lar António Barbosa, da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira, onde se registaram casos de covid-19.
O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) recomendou hoje uma "maior aposta nas medidas preventivas" da covid-19 e a alteração na comunicação da informação, com "mais clara separação" das intervenções políticas e técnicas, disse a ministra da tutela.
O Ministério da Saúde aceitou a proposta de fornecimento de 500 mil testes rápidos de deteção de infeção com o novo coronavírus apresentada pela Cruz Vermelha, anunciou hoje a ministra da tutela, Marta Temido.
Cento e sete lares de idosos registam surtos ativos de covid-19, com cerca de 1.400 casos entre utentes e 570 entre profissionais, segundo dados divulgados hoje pela ministra da Saúde.
A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou hoje que está a ser instalado um hospital de campanha em Penafiel para ajudar no combate à pandemia de covid-19, assumindo que a capacidade de assistência no Norte está sob pressão.
As autoridades de saúde têm identificadas no país 63 escolas com surtos ativos de covid-19, revelou hoje a ministra da Saúde, sublinhando que a estratégia passa por não encerrar estabelecimentos de ensino.
A capacidade máxima de resposta dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para assistência na pandemia de covid-19 é de cerca de 17.700 camas, esclareceu hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, garantiu hoje que a região Centro tem “uma capacidade hospitalar ainda a dar franca resposta” ao nível dos cuidados intensivos e dos internamentos.
A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) pediu hoje ao Governo a implementação de medidas complementares no combate ao novo coronavírus, defendendo a realização de testes de despistagem aos trabalhadores do setor.
A Associação Portuguesa de Mutualidades (APM) defendeu hoje que as suas instituições de saúde podem “salvar” o Serviço Nacional de Saúde (SNS) do colapso, disponibilizando a sua rede de “dimensão modesta” para a resposta à pandemia.
As equipas de intervenção rápida criadas pela Segurança Social para reforçar os meios humanos dos lares, em casos de surtos, já atuaram em 40 casos, disse hoje a ministra da tutela.
O candidato único à liderança da JS, Miguel Costa Matos, defende como prioridade o combate "à pandemia" que atinge a saúde mental e vai propor um aumento do número de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A antiga ministra da Saúde Maria de Belém Roseira admitiu hoje que foram cometidos erros na gestão da pandemia da covid-19, mas sublinhou que o momento atual deve ser de união e humildade para aprender.
A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), que hoje tomou posse para um segundo mandato, questionou quem duvidou do novo curso de Medicina, que "convocou paixões, inveja e admiração" e gerou surpresa "entre admiradores e detratores".
O concelho de Matosinhos abre segunda-feira um centro de apoio para doentes covid-19 com capacidade para sete utentes sem retaguarda no domicílio ou nas instituições onde vivem, revelou hoje a unidade local de saúde.
Um idoso de 90 anos morreu hoje no Hospital Sousa Martins (HSM), na Guarda, elevando para três o número de óbitos de utentes do lar da aldeia de Manigoto, Pinhel, com infeção pelo novo coronavírus.
A Conferência Episcopal Portuguesa lamentou hoje a reprovação pelo parlamento da possibilidade de um referendo sobre a eutanásia, considerando que ocorre no pior momento possível, tendo em conta a atual situação de pandemia.