As empresas têm todas as vantagens em colaborar com as autoridades de saúde quando detetam casos de covid-19, para evitarem terem de fechar, caso o surto se dissemine, alertou hoje o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.
O Hospital de Portimão encerrou os cuidados intensivos destinados à covid-19 para obras “urgentes” no corredor de acesso àquela área, obrigando à transferência de três doentes para Faro, disse hoje à Lusa a presidente do centro hospitalar do Algarve.
O secretário-geral da ONU enalteceu hoje os princípios da cooperação e da solidariedade que alicerçaram a construção da União Europeia, afirmando que o projeto europeu é uma “inspiração” para a unidade dos Estados perante metas e propósitos comuns.
O PSD pediu hoje ao Governo que detalhe, por instituição, o número de camas de cuidados intensivos no Serviço Nacional de Saúde e de ventiladores, desafiando o executivo a dizer se considera "suficiente e adequada" a atual capacidade.
O Governo suíço indicou hoje que vai iniciar, na próxima semana, a “fase piloto” de uma aplicação de seguimento da covid-19 enquanto aguarda que o Parlamento se pronuncie sobre uma utilização generalizada.
O líder do PSD dos Açores, José Manuel Bolieiro, acusou hoje o responsável máximo da Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes, de "graves falhas de comunicação" com o "resvalar para uma certa desumanidade e deslealdade, mesmo que não intencionais".
O rastreio à covid-19 promovido pela Câmara de Vila Nova de Gaia aos utentes e funcionários de 59 lares e instituições de apoio à deficiência resultou em 195 casos positivos, informou hoje a autarquia do distrito do Porto.
A pressa é inimiga da perfeição e numa vacina pode custar a saúde, alerta o bioquímico Miguel Castanho, que avisa que o mundo tem de estar preparado para não haver uma vacina para a covid-19, apesar dos esforços.
A pandemia da covid-19 não deve servir de argumento para impedir operações humanitárias de resgate no Mediterrâneo ou o desembarque de migrantes em portos seguros, defendeu hoje a ONU, face ao aumento destes casos nos últimos meses.
A Associação Campo Aberto lamentou hoje a destruição de hortas comunitárias na zona de Francos e considerou “inaceitável a atitude passiva das autoridades” na proteção dos moradores, bens e animais que foram atingidos pela intervenção.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que é importante vencer o "receio legítimo" de sair à rua e retornar à atividade com segurança, numa visita no Porto onde o distanciamento social não foi cumprido.
A Linha SOSolidão da Fundação Bissya Barreto, sediada em Coimbra, já abriu 43 processos em consequência das cerca de 100 chamadas e vários contactos por ‘e-mail’ recebidos desde o seu funcionamento, em 14 de abril, foi hoje anunciado.
A Casa de Saúde S. José, em Barcelos, regista 47 casos de infeção com o novo coronavírus, dos quais 42 são utentes e cinco colaboradores, revelou hoje a instituição.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje uma orientação técnica destinada a migrantes e refugiados com o objetivo de garantir o acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou o secretário de Estado da Saúde.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) assegurou hoje que, apesar de terem sido detetados casos de covid-19 em trabalhadores de matadouros de aves, o consumo destes animais não constitui um risco para a saúde.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai “em breve” começar a divulgar dados mais atualizados nos boletins epidemiológicos diários, entre os quais os casos de infeção ativos e recuperados, foi hoje anunciado.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolveu, em resposta à covid-19, um concentrador de oxigénio de “baixo custo” que pode servir de apoio ou alternativa aos ventiladores, foi hoje anunciado.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que “ainda é cedo” para avaliar o impacto das medidas de desconfinamento nos novos casos de infetados por covid-19, mas apelou aos cidadãos para manterem a precaução e não relaxarem.
A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que as 253 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de covid-19 e que há quatro novas recuperações a assinalar.
O primeiro ministro reiterou hoje que colocar austeridade em cima da crise pandémica seria "aprofundar a crise", concluindo que ninguém tem saudades dos cortes nos salários e pensões e ou deseja o seu regresso.
Portugal regista hoje 1.114 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que na quinta-feira, e 27.268 infetados (mais 553), segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde.
Apoios para reconverter trabalhadores desempregados do turismo para setores de cuidados e higiene, tabelar preços do material de proteção e contratar definitivamente todos os profissionais de saúde temporários são algumas das 20 propostas do BE para o desconfinamento.
O Secretário de Estado da Saúde alertou hoje que a epidemia “não acabou” e que “ desconfinar não é abrandar”, destacando a tendência do aumento da realização de testes de diagnóstico de covid-19.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que mercados como o da cidade de Wuhan, na China, que podem ter estado na origem da pandemia de covid-19, não devem ser encerrados.