Portugal regista hoje mais quatro mortos relacionados com a covid-19 do que no domingo e mais 259 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz (Évora) afastou hoje a hipótese de, a “curto prazo”, ser necessário um cerco sanitário no concelho, devido à covid-19, porque “não existe disseminação na comunidade que viabilize” a medida.
A Unicef avisou hoje que a pandemia de coronavírus pode provocar a morte de 1,2 milhões de menores de 5 anos nos próximos seis meses, devido à cobertura reduzida dos serviços médicos de rotina e ao aumento da desnutrição.
O SINTAP/Açores convocou hoje para 08 de julho uma greve dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica na região, alertando para um "clima de mal-estar e revolta" entre os trabalhadores de saúde.
Os cinco concelhos da região de Lisboa mais atingidos pela covid-19 concentraram metade dos novos casos de contágio verificados em Portugal nas últimas duas semanas, registando um aumento de 2.230 infeções.
O PSD recomendou hoje ao Governo um conjunto de soluções para regularizar instituições ilegais para idosos no país, no âmbito da covid-19, sugerindo a criação de um período excecional para que proprietários possam legalizar estas infraestruturas.
Uma plataforma para promover comportamentos saudáveis na obesidade, outra para detetar e prever quedas e a automonitorização da pressão arterial com recurso à câmara do ‘smarphone’ foram os três projetos nacionais distinguidos pelo EIT Health InnoStars.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 468.518 pessoas e infetou quase nove milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
Cerca de 40% das consultas retomadas nas unidades de saúde das ilhas dos Açores após o pico da pandemia de covid-19 foram realizadas em regime de telemedicina, disse hoje o presidente do Governo Regional.
A Fundação Calouste Gulbenkian e o instituto Camões vão apoiar a reabilitação da unidade de produção de oxigénio no hospital de Cumura, Guiné-Bissau, no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, foi hoje anunciado.
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) está a realizar testes para a covid-19 a doentes internados e profissionais de saúde, depois de um elemento do serviço de urgência ter testado positivo, foi hoje divulgado.
O presidente da Iniciativa Liberal (IL) manifestou-se hoje contra novas restrições de liberdades individuais se não existirem dados claros sobre o que está na base do aumento de casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses entregou hoje à administração do IPO de Lisboa 300 assinaturas a exigir a redução da carga horária e majoração de dias de férias de 400 enfermeiros da instituição que têm contrato individual de trabalho.
Três idosas com covid-19 oriundas do lar de Reguengos de Monsaraz onde foi detetado um surto da doença estão internadas no hospital de Évora, todas “estáveis”, mas uma com “apoio de oxigénio”, revelou hoje o presidente do município.
O Reino Unido vai lançar um projeto-piloto para verificar a eficácia de um novo teste de diagnóstico à covid-19 sem necessitar de zaragatoas para recolher amostras fisiológicas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.
O Exército destacou seis militares que estão, desde domingo, a dar apoio ao lar de Reguengos de Monsaraz, Évora, onde foi detetado um surto de covid-19, informou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O PCP questionou o Governo sobre a alegada tentativa de despedimento dos trabalhadores da lavandaria hospitalar do Fundão, no distrito de Castelo Branco, e exigiu medidas para evitar a situação.
Um revestimento para tornar superfícies antivirais, um dispositivo para monitorizar a tosse, uma terapia contra a inflamação descontrolada e o desenvolvimento de anticorpos neutralizantes foram as quatro soluções de “combate” à covid-19 distinguidas pelo Prémio de Inovação em Saúde.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão estudar a resposta do sistema imunológico de doentes com covid-19 de forma a tentar prever e estratificar o “risco” da infeção, atuar preventivamente e evitar “desfechos fatais”.
Uma camisola da Juventus assinada pelo futebolista português Cristiano Ronaldo vai ser leiloada, a partir de hoje, para ajudar o “Fundo Emergência abem: covid-19”, que se destina a ajudar os que ficaram mais desfavorecidos na sequência da pandemia.
Doze distritos de Portugal continental apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O primeiro ministro, António Costa, reúne-se hoje com os presidentes dos cinco municípios da área metropolitana de Lisboa que despertam maior preocupação devido ao elevado número de novos casos de covid-19 nas últimas semanas.
A Câmara de Monchique, no interior do Algarve, adquiriu duas máquinas de ozono para purificar o ar como prevenção para a covid-19, mas as autoridades de saúde questionam a eficácia deste método de desinfeção.
Um infantário do concelho do Fundão vai encerrar e estão a ser realizados testes num lar e nos bombeiros, depois de um caso de contágio por covid-19 em cinco pessoas da mesma família, informou hoje o presidente da autarquia.