SAÚDE QUE SE VÊ

“O valor em saúde tende a demorar a entrar nas práticas quotidianas”, afirma Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP)  

CANAL S+ / VD
23-11-2020 18:04h

O contexto pandémico é, para Óscar Gaspar, o momento certo para pensar o futuro da saúde. Em entrevista ao Canal S+, o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) revela que foi criada, na semana passada, a Aliança Europeia para o Valor na Saúde, uma plataforma que reúne onze associações de doentes, sociedades científicas e profissionais, gestores de saúde, hospitais, autoridades de saúde e indústrias de ciências biológicas.

O antigo secretário de estado recorda que “o valor em saúde é discutido há imenso tempo, mas tende a demorar a entrar nas práticas quotidianas”, quando o fundamental é termos o “cidadão no centro das preocupações”, sustenta o responsável; acrescentando de seguida que ”tem de haver um alinhamento de todas as partes no sentido de que o que interessa é o valor produzido em saúde e não o volume de atos médicos”.

A recém-criada, Aliança Europeia para o Valor na Saúde, tem como objectivo fundamental “conectar os diferentes agentes do sector da Saúde e criar condições para inspirar outros” para a mudança de paradigma no modelo de funcionamento e de financiamento da saúde.

Ao Canal S+, Óscar Gaspar garante que “esta necessidade de colocar o valor no centro do sistema, acontece em Espanha, Itália, França e Reino Unido. Todos sentem esta necessidade, por isso é uma iniciativa europeia”. O presidente da APHP está convencido que “há uma inércia dos próprios sistemas. Muita coisa funciona assim, porque sempre funcionou assim. Há dificuldade na gestão da mudança”, destaca o ex-secretário de estado, dando o exemplo de Portugal que “começa no orçamento de Estado e no funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. Para Óscar Gaspar seria fundamental que se cumprisse o que está escrito na Lei de Bases da Saúde, quando se afirma que devem existir “critérios objectivos sobre os meios financeiros afectos ao SNS”, relembra o presidente da APHP.

A Aliança Europeia para o Valor na Saúde propõe-se a “emitir opiniões sobre dossiers atuais de política de saúde e sobre os elementos específicos necessários à criação de sistemas de saúde baseados em valores; reunindo regularmente os membros das organizações que a compõem para formar uma rede de partilha de conhecimento”, bem como a “conectar-se com outros atores a nível europeu, nacional ou local que trabalhem para os mesmos objetivos”, pode ler-se num comunicado. A nova Aliança está também a preparar a criação de um centro com a missão de disseminar o conhecimento.

https://www.europeanallianceforvalueinhealth.eu/

MAIS NOTÍCIAS