Há oitos dias que o número de novos casos de infeção com o novo coronavirus revela um decréscimo, registando hoje 3.919, um valor abaixo das 4 mil infeções semelhante ao de 16 de novembro (3.996).
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) afirmou hoje que há falhas no cumprimento das regras sobre transferência de doentes entre instituições, alertando que a partir de 03 de dezembro, estas podem pagar multas superiores a 44 mil euros.
Um lar para idosos da Santa Casa de Misericórdia de Chaves tem 32 infetados com o novo coronavírus, entre os quais 14 funcionários e 18 utentes, nenhum deles em estado grave, adiantou hoje à Lusa o provedor.
Portugal ultrapassou hoje os 500 internamentos em unidades de cuidados intensivos de pessoas diagnosticadas com covid-19, tendo igualmente subido para 3.275 os internamentos em enfermaria (mais 34 desde segunda-feira),segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal ultrapassou hoje os 4.000 mortos relacionados com a covid-19 ao contabilizar nas últimas 24 horas mais 85 óbitos e 3.919 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A ministra da Saúde, Marta Temido, apelou hoje aos portugueses para unirem esforços no combate à covid-19, sublinhando que o Governo está a fazer tudo para garantir a resposta do Serviço Nacional de Saúde.
O ministro da Ciência, Manuel Heitor, afirmou hoje que este ano o Dia Nacional da Cultura Científica é “mais significativo do que nunca” e defendeu a necessidade da relação entre a ciência e a sociedade se tornar mais resiliente.
A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje um novo contrato para assegurar vacinas contra a covid-19, o sexto no quadro da pandemia, desta feita com a norte-americana Moderna, que fornecerá até 160 milhões de doses à União Europeia.
A Madeira não vai conceder tolerância de ponto ao setor público nem suspender as aulas nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, indicou hoje o presidente do executivo, sublinhando que também não será proibida a circulação entre concelhos.
Um surto de covid-19 no Centro Social de Belazaima do Chão, em Águeda, distrito de Aveiro, provocou a morte de um utente, infetou outros 10 e quatro colaboradoras, que permanecem isolados naquelas instalações, revelou hoje fonte municipal.
A administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) suspendeu todas as cirurgias programadas não prioritárias que envolvam internamento, devido ao “rápido e crescente evoluir” da pandemia de covid-19.
O Papa Francisco critica em livro os que protestam contra as medidas impostas para conter as infeções com o novo coronavírus, incluindo alguns membros da Igreja, e defende que a pandemia foi mais bem conduzida em países liderados por mulheres.
O Governo apelou hoje para o uso de máscaras respiratórias reutilizáveis para reduzir os custos ambientais das descartáveis, que podem representar seis toneladas de plástico a ir parar aos mares todos os meses, só a partir de Portugal.
A pandemia da covid-19 já causou pelo menos 1.397.322 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi descoberto em dezembro na China, indica um balanço da agência France-Presse até às 11:00 TMG (mesma hora em Lisboa).
O Serviço de Psicologia do Hospital de São João, no Porto, realizou mais 1.306 consultas entre janeiro e outubro face ao mesmo período de 2019, um dado “significativo” num ano “atípico”, como destaca o diretor, Eduardo Carqueja.
Um surto de covid-19 num dos três lares da Santa Casa da Misericórdia de Gavião, no distrito de Portalegre, infetou pelo menos 20 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, José Pio.
A Ordem dos Médicos (OM) lamentou hoje o que classifica de propaganda do Governo quanto ao prémio a atribuir aos profissionais de saúde que trabalharam na primeira vaga do combate à pandemia, considerando as regras injustas e desonestas.
O BE e o PCP acusaram hoje o PS de se juntar à direita na recusa de um regime de exclusividade para os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A redução da quarentena exigida às pessoas que cheguem a Inglaterra do estrangeiro, de duas semanas para cinco dias, depende do resultado de um teste pago pelos próprios viajantes, que custa pelo menos 65 libras (73 euros).
Uma antiga escola primária na freguesia rural de Gáfete, no concelho do Crato (Portalegre), vai ser reabilitada para acolher uma extensão de um centro de saúde, num investimento total de 236 mil euros, foi hoje divulgado.
A Rússia anunciou hoje que sua vacina Sputnik V contra a covid-19, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya em Moscovo, tem uma eficácia de 95% eficaz, segundo resultados preliminares.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admitiu hoje, em Berlim, que os países europeus cometeram “alguns erros” durante a primeira vaga da pandemia de covid-19, garantindo que estão a reagir a eles positivamente.
Para que não restem dúvidas, Óscar Gaspar assume que os “privados estarão naquilo e para aquilo que for necessário por parte do SNS”. O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) que representa grupos de saúde como a Luz, os Lusíadas, a CUF (José de Mello Saúde) ou a Trofa Saúde esclarece que, no actual contexto da pandemia da COVID-19, os grupos de saúde privados sempre estiveram dispostos a colaborar com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) tem 63 doentes internados com o novo coronavírus e aumentou a área de internamento dedicada a estes utentes, anunciou aquela unidade de saúde com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.