A Europa registou, na semana passada, um total de 1.104.121 novos casos positivos de covid-19, uma situação que a Comissão Europeia classificou hoje como “dramática”, destacando também o “aumento do número de mortes” nos últimos dias.
A Ordem dos Médicos defende a divulgação de mapas de risco regionais, para motivar os cidadãos a cumprirem medidas de proteção e travar a transmissão do novo coronavírus, e uma estratégia de comunicação mais clara, eficaz e concisa.
Três das sete funcionárias da secretaria da Câmara de Melgaço testaram positivo ao novo coronavírus, estando as restantes em teletrabalho, e o balcão de atendimento aos munícipes reabriu hoje, disse o presidente da autarquia.
A Câmara Municipal de Ovar revelou esta madrugada que há 21 utentes e funcionários infetados com o novo coronavírus no lar de idosos de Cortegaça, anunciando para hoje 120 testes de diagnóstico também na residencial sénior de Maceda.
A França inicia hoje um novo confinamento nacional para tentar deter o novo coronavírus, uma decisão drástica que o Governo teve de tomar devido ao fracasso de outras medidas, como o recolher obrigatório nas regiões.
O Governo vai hoje auscultar os parceiros sociais sobre a evolução da pandemia da covid-19, no âmbito de uma reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS).
O BE vai propor hoje ao Governo que toda a capacidade instalada na saúde seja aproveitada e, se necessário, requisite o setor privado, defendendo que as medidas localizadas e regionalizadas respondam à habitação, transportes públicos, trabalho e pobreza.
O primeiro-ministro recebe hoje, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19, que tem registado um continuado aumento em Portugal.
Os doentes não covid-19 internados no Hospital Santa Maria, em Lisboa, vão ser partilhados por várias especialidades durante o inverno para poupar as equipas que têm estado mais sobrecarregadas, avançou o presidente do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN).
O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus a esconderem a sua situação.
Os doentes estão a chegar mais tardiamente ao hospital e com situações mais avançada das suas doenças, alertam médicos, que reiteram o apelo para as pessoas não terem receio de ir aos serviços de saúde.
Cerca de 50 das 60 camas de enfermaria para doentes covid-19 do Hospital de Santa Maria têm estado ocupadas no último mês, com a equipa médica receosa que de repente surjam muitos doentes nesta segunda vaga da pandemia.
A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a capacidade quase esgotada.
Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com “o bicho” são apontados como os “segredos” que têm “protegido” Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da pandemia.
França está a braços com a maior crise sanitária da sua história com a pandemia da COVID-19, mas não é a única. Paulo Marques, presidente da Associação de Autarcas portugueses em França, que representa 7200 presidentes lusodescendentes, afirma em entrevista ao Canal S+, que “existem duas pandemias em França ao mesmo tempo: uma é a COVID-19 e outra o terrorismo extremista islâmico”.
A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 00:00 de hoje, até às 06:00 de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19.
A Comissão Europeia anunciou hoje que vai disponibilizar 220 milhões de euros para transferência de pacientes com covid-19 para outros países da União Europeia (UE), visando evitar a rutura nos sistemas de saúde nacionais, nomeadamente nos cuidados intensivos.
O Brasil somou 513 mortos e 26.106 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 158.969 óbitos e aproximando-se das 5,5 milhões de infeções (5.494.376), informou hoje o executivo.
A circulação de pessoas para fora do concelho de residência vai ser limitada em Portugal a partir das 00:00 de sexta-feira, até às 06:00 de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19.
A presidente da Comissão Europeia classificou hoje o acordo para futura “distribuição justa” de vacinas para a covid-19 na União Europeia (UE) como “boa notícia”, pedindo aos Estados-membros para preparem já os seus planos nacionais de vacinação.
O presidente do Conselho Europeu garantiu hoje, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão “unidos” para enfrentar a “luta difícil” contra a segunda vaga da covid-19, que classificou como “brutal”.
O primeiro-ministro afirmou hoje que a União Europeia fará uma distribuição equitativa e em função da população de cada Estado-membro da futura vacina anti-covid-19, cabendo a Portugal ter concluído em novembro a estratégia nacional de vacinação.
A França ultrapassou hoje a barreira das 36 mil mortes associadas à covid-19, na véspera da entrada em vigor de um novo confinamento à escala nacional decretado pelo Governo para tentar travar a propagação do novo coronavírus.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo não exclui nenhuma medida contra a covid-19, mas frisou que a luta contra a pandemia é uma corrida de fundo e as medidas devem ser modeladas em função da necessidade.