O parlamento deverá marcar na quarta-feira o debate sobre a declaração do estado de emergência no país, pedido hoje pelo primeiro-ministro, para fazer face aos efeitos da pandemia de covid-19, disseram à Lusa fontes parlamentares.
O Presidente da República avisou hoje "os opositores" do Governo que não vale a pena tentar apressar a sua queda com uma conjuntura de "três crises" provocada pela rejeição do Orçamento, porque o executivo "não cai".
O Presidente da República realçou hoje a dificuldade de planeamento no combate à pandemia de covid-19, com uma crise económica em simultâneo, mas disse compreender as críticas e assumiu "responsabilidade suprema" pelos erros cometidos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que existe uma maioria de pelo menos dois terços para aprovar um estado de emergência "muito limitado", após ter ouvido os partidos com representação parlamentar.
O bastonário da Ordem dos Psicólogos alertou hoje para a importância de uma comunicação clara sobre a pandemia de covid-19 e mais direcionadas para as pessoas a quem as mensagens afetam, apontando o cansaço acumulado da população.
Um surto com 20 trabalhadores imigrantes infetados pelo vírus que provoca a covid-19 foi identificado na aldeia de Santa Margarida do Sado, concelho de Ferreira do Alentejo, distrito de Beja, disse hoje o presidente do município.
A Madeira registou hoje 16 novos casos de covid-19, elevando para 184 o número de infeções ativas no arquipélago, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), notificando ainda quatro recuperações e 76 situações suspeitas em estudo.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, considerou hoje que o estado de emergência em Portugal "já devia estar decretado", tendo em conta a possível falta de resposta do Serviço Nacional de Saúde.
O Governo prevê 665 milhões de euros para as florestas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a que se somam cerca de 82,5 milhões de euros do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) afetos ao Ministério do Ambiente.
O PS, partido do Governo, o principal partido da oposição, PSD, e o CDS concordaram hoje, em princípio, com a declaração do estado de emergência “preventivo” proposto pelo primeiro-ministro para combater a segunda onda da pandemia.
A Confederação do Turismo de Portugal rejeitou hoje a possibilidade de um novo confinamento total e pediu ao Governo que reforce a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde e preste especial atenção aos grupos mais vulneráveis da população.
O Governo quer manter incólumes os direitos políticos num eventual estado de emergência, que pretende ver declarado com um âmbito "mais focado e circunscrito" do que os anteriores, disse hoje à agência Lusa fonte do executivo.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, afirmou hoje no parlamento que os transportes públicos são seguros, negando situações de sobrelotação ou de maior risco na transmissão da covid-19.
A farmacêutica sul-africana Aspen Pharmacare anunciou hoje um acordo com a empresa norte-americana Johnson & Johnson para o fabrico da sua potencial vacina contra a covid-19, caso esta seja aprovada na África do Sul e a nível internacional.
O secretário-geral adjunto do PS afirmou hoje que o partido “é favorável” a uma declaração do estado de emergência, com medidas “limitadas no tempo”, “adequadas e proporcionais”, e disse esperar uma “maioria confortável” no parlamento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aceita que as pessoas estejam cansadas da pandemia da covid-19 e protestem contra novas restrições, mas recorda que "a situação é muito complicada" e que as "opões" dos governos "são muito limitadas".
A Câmara de Vila Nova de Gaia tem disponíveis três espaços para receber doentes covid-19, afastada a hipótese de reativar no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho o hospital de campanha, disse hoje o presidente da câmara.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber os parceiros sociais entre terça e quarta-feira, depois de hoje ter ouvido os nove partidos com assento parlamentar sobre um eventual estado de emergência.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), unidade que regista cerca de 10% dos internamentos a nível nacional, transferiu “cerca de 50” doentes covid-19 para outros hospitais da região, indicou à Lusa fonte hospitalar.
Duas idosas do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, que tinham resultado positivo para o novo coronavírus, morreram no hospital, disse hoje à agência Lusa o provedor daquela instituição do distrito de Castelo Branco, José Figueiredo.
A Direção-Geral da Saúde não deverá dar parecer favorável à realização da prova de todo o terreno Baja Portalegre 500 face à evolução da pandemia da covid-19, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde.
A cidade do Porto tem operacional em Campanhã, a partir de hoje, um novo centro de testes à covid-19 em regime ‘drive-thru’ com capacidade para 300 rastreios diários, revelou hoje a autarquia e o grupo laboratorial responsável.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que só para o ano que vem se saberá com certeza a que se deve o excesso de mortalidade de 2020, embora possam surgir pistas ainda este ano.
O vice-presidente do PSD Nuno Morais Sarmento reiterou hoje que o partido “nada tem a opor” à declaração do estado de emergência, mas salientou que o aval não compromete os sociais-democratas com medidas concretas nem com a sua duração.