No dia em que o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) regista 10% dos internamentos nacionais por COVID-19, Gustavo Tato Borges lembra que “as guerras não se ganham com generais, mas com soldados rasos”. Para o vice-presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) é fundamental que “se apliquem medidas a nível local, com um reforço de pessoas e de meios técnicos”.
As autoridades de saúde registaram hoje mais 10 infeções pelo novo coronavírus na Universidade de Aveiro (UA), elevando para 54 o número de casos ativos naquela instituição de ensino, informou fonte académica.
O Eurogrupo defendeu hoje que o aumento acentuado nas novas infeções de covid-19 na Europa e as novas medidas restritivas adotadas “aumentaram ainda mais a incerteza” sobre a economia da zona euro e “deverão pesar” na recuperação.
O Lar Rainha D. Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, conta com 24 utentes que acusaram positivo ao novo coronavírus e que estão numa ala expressamente criada para o efeito, anunciou hoje a Câmara.
A presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) advertiu hoje que as alterações climáticas "trazem riscos que dão origem a crises" como a pandemia da covid-19, assinalando a importância da ciência para prevenir e mitigar.
A cidade de Lisboa está a receber rastreios de diabetes até ao fim de dezembro para identificar casos de risco elevado, considerando que as pessoas diabéticas têm mais propensão a ficar “gravemente doentes” caso sejam infetadas com covid-19.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria recomendou hoje às câmaras a convocação das comissões municipais de Proteção Civil, para definir procedimentos de forma a aumentar o estado de prontidão das Zonas de Concentração e Apoio às Populações.
O centro de rastreio à covid-19 instalado no Multiusos de Guimarães vai duplicar a sua capacidade, passando a poder realizar 400 testes diários, anunciou hoje o município.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu hoje que a tutela “adotou todos os procedimentos” necessários no Lar do Comércio, em Matosinhos, instituição que contabilizou mais de 100 idosos infetados e 24 mortes por covid-19.
A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje que instalou tendas junto ao centro de saúde para a realização de testes covid-19 e nas duas extensões do concelho para resguardar os utentes que esperam por consulta.
A Comissão Política Distrital do PSD da Guarda alertou hoje para a “politização” da Unidade Local de Saúde (ULS) com a nomeação de um novo conselho de administração que integra o presidente da concelhia socialista.
O parlamento madeirense agendou para quarta-feira a discussão e a votação da proposta de decreto legislativo regional que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços fechados ou onde não seja possível respeitar o distanciamento físico.
Os deputados sociais-democratas eleitos por Viseu afirmaram hoje que o Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) “está no limite de camas e de cansaço dos profissionais” de saúde que estão a agir em todas as valências hospitalares.
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia voltam a reunir-se por videoconferência em 19 de novembro para discutir a resposta comum à pandemia da covid-19, anunciou hoje o porta-voz do presidente do Conselho Europeu.
O presidente da Câmara de Sines (Setúbal), Nuno Mascarenhas, reconheceu hoje que “não contava” com a inclusão do concelho na lista dos 121 municípios considerados de risco elevado devido à covid-19, mas garantiu empenho no controlo da pandemia.
O novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, João Barranca, assumiu hoje que a equipa que lidera vai colocar o foco no combate à pandemia causada pela covid-19.
O lar da Misericórdia de Coruche tem 26 dos seus 80 utentes infetados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, tendo igualmente oito funcionários tido resultado positivo nos testes realizados na passada quinta-feira, disse fonte do município.
As mulheres e os jovens apresentaram duas vezes mais propensão para a depressão e ansiedade durante o confinamento imposto para travar a pandemia de covid-19 em Portugal, indicam dados preliminares de um estudo hoje revelados.
Duas professoras do Colégio Rainha Santa Isabel (CRSI), em Coimbra, estão infetadas com o novo coronavírus e 150 alunos do primeiro ciclo cumprem isolamento profilático em casa, informou hoje a instituição privada de ensino.
O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lhe garantiu na audiência de segunda-feira que “não está equacionada uma requisição civil” na saúde no âmbito do estado de emergência.
O município de Penela, no distrito de Coimbra, registou hoje duas mortes em utentes de uma casa de acolhimento para idosos que estavam hospitalizados com covid-19, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.
Cinco guardas prisionais, dois enfermeiros e uma médica em serviço no Estabelecimento Prisional do Porto, conhecido por cadeia de Custóias e situado em Matosinhos, estão infetados com o novo coronavírus, informaram hoje os Serviços Prisionais.
O CDS-PP vai propor alterações ao Orçamento para que o Estado assegure tratamentos no privado quando “ultrapassado tempo máximo previsto” e ainda um “corredor de emergência” para recuperar as consultas atrasadas devido à pandemia.
O ministro da Defesa Nacional determinou a "prontidão, ativação e colaboração das Forças Armadas (FA) no âmbito da estirpe SARS-CoV-2 do coronavírus”, num despacho que foi hoje publicado em Diário da República.