A administração local do continente celebrou, até setembro, mais de 5.500 contratos relacionados com a covid-19, no valor de 83,2 milhões de euros, 80% deles por ajuste direto simplificado, revelou hoje o Tribunal de Contas.
O presidente do Governo da Madeira, o social-democrata Miguel Albuquerque, deu hoje parecer favorável à renovação do estado de emergência em Portugal solicitado pela Presidência da República, informou o gabinete do chefe do executivo insular.
Investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa garantem que houve um excesso de mortalidade em Portugal em 2020. Segundo os académicos, registaram-se 12 mil óbitos a mais do que seria de esperar, o que significa um aumento de 13,6% em relação ao ano anterior, como revelou ao Canal S+, Vasco Ricoca Peixoto, que participou na elaboração do último Barómetro COVID-19 sobre os 10 meses da pandemia.
O líder parlamentar do PS/Açores e antigo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, apelou hoje à “capacidade de entreajuda” e à “solidariedade dos açorianos” para que seja possível ultrapassar “este período mais difícil” provocado pela covid-19.
Dez utentes de um lar da Misericórdia de Borba, distrito de Évora, onde existe um surto de covid-19 e que fizeram testes com resultados negativos, foram hoje transferidos para outra estrutura em Vila Viçosa, indicou a instituição.
O Presidente da República salvaguarda no novo diploma do estado de emergência que esta declaração não afeta as liberdades de expressão e de informação nem a atividade de partidos ou candidatos a cargos políticos eletivos.
A Madeira registou hoje 95 novos casos de covid-19, 45 recuperações e 287 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.284, com 61 pessoas hospitalizadas.
A virologista Raquel Guiomar, do Instituto Ricardo Jorge, disse hoje que os falsos positivos em testes PCR de despistagem à covid-19 podem dever-se a uma "pequena contaminação" da amostra em análise ou a incorreta interpretação dos dados.
O Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se hoje “muito irritado” com as autoridades de saúde porque não recebeu, “por escrito, uma posição” sobre se podia ou não ir ao debate que decorre esta noite na RTP.
O decreto do Presidente da República que modifica e renova o estado de emergência permite medidas de controlo de preços e a limitação de taxas de serviço e comissões cobradas por plataformas de entregas ao domicílio.
O diploma do Presidente da República que modifica e renova o estado de emergência permite impor testes de diagnóstico do novo coronavírus ou o confinamento compulsivo de pessoas para a entrada em Portugal.
Sem grandes surpresas, José Artur Paiva atribui o “recrudescimento de novos casos de COVID-19 ao aumento de contactos interpessoais nos 15 dias antes do Natal”. Entrevistado pelo S+, o Diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto, lembra que ”em cada dia que temos 10 mil novos casos, sabemos que 7 dias depois teremos 150 casos graves da doença”.
O Presidente da República salvaguarda no novo diploma do estado de emergência a livre deslocação dos cidadãos para o exercício do voto nas eleições presidenciais e prevê votação nos lares de idosos.
O diretor regional da Saúde dos Açores apelou hoje à população para que seja contida nas celebrações que habitualmente ocorrem nas semanas antes do Carnaval no arquipélago, devido à covid-19.
A linha SNS24 atendeu 274.388 chamadas nos primeiros dez dias deste ano, registando um aumento de quase 100 mil contactos em relação aos últimos dez dias de 2020, anunciou hoje o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O Presidente da República propôs hoje ao parlamento modificar o estado de emergência em vigor, a partir de quinta-feira, e renová-lo por mais quinze dias, até 30 de janeiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.
Uma equipa de 26 militares da Marinha Portuguesa vai reforçar o apoio à realização de rastreios epidemiológicos no Alentejo, previsivelmente a partir de quinta-feira, no âmbito da resposta à covid-19, anunciou hoje o Governo.
O número de infetados associado ao surto de covid-19 no hospital de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, aumentou para 129, registando-se 27 novos casos nas últimas 24 horas, disse hoje à Lusa fonte oficial do município.
A Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores não recomendou ao Governo Regional a adoção de um confinamento geral, devido à covid-19, em todo o arquipélago, revelou hoje o seu presidente.
A vacina CoronaVac contra a covid-19, do laboratório chinês Sinovac, registou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil, informou hoje o Instituto Butantan.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros frisou hoje, na Assembleia da República, que, para a União Europeia (UE), é mais importante o último do que o primeiro a passar a meta da pandemia de covid-19.
Os portugueses poderão ter de voltar a ficar em casa, alguns sem poder sair em qualquer circunstância, até quase ao fim de fevereiro, caso o governo decrete medidas semelhantes às tomadas na primavera de 2020 para conter a covid-19.
O ministro da Educação admitiu hoje que seriam “bem-vindas” às escolas formas de rastreio e despistagem de covid-19, mas referiu que a realização de testes são decisões da área da saúde.
O número de infetados no surto de covid-19 no Lar da Misericórdia de Cuba, no Alentejo, subiu de 32 para 91, após confirmada a infeção em mais 44 utentes e 15 funcionárias, revelou hoje o provedor.