Os 23 utentes e 11 das funcionárias do Lar da Misericórdia de Pavia, em Mora (Évora), estão infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, no surto na instituição, que já provocou um morto, revelou hoje o autarca.
Os vereadores do PSD da Câmara de Sintra (CMS) apresentaram hoje, em reunião do executivo camarário, uma moção onde exigem que seja o governo a suportar a totalidade do custo do Hospital de Proximidade de Sintra.
O Papa Francisco disse hoje que a pandemia do coronavírus evidenciou inúmeras deficiências nos sistemas de saúde e no atendimento aos doentes e alertou que "a saúde é um bem comum primário".
A região Norte contabiliza hoje 54 surtos ativos de covid-19 em estruturas residenciais para idosos (ERPI) e instituições particulares de solidariedade social (IPSS), num total de 1.101 casos positivos confirmados, revelou a Administração Regional de Saúde (ARS-Norte).
O epidemiologista Manuel Carmo Gomes estimou hoje que dificilmente se evitará os 154 óbitos por dia de covid-19 dentro de duas semanas e 14.000 casos diários, o que considerou ser inaceitável.
A possível aprovação da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca ainda em janeiro pode traduzir-se em mais 1,4 milhões de doses até ao final do primeiro trimestre, admitiu hoje o coordenador da ‘taskforce’ de vacinação.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reativou o nível III do plano de contingência do Serviço de Medicina Intensiva afeto à covid-19 e vai contratar com a Misericórdia da Marinha Grande a utilização de camas, foi hoje anunciado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai consultar hoje à tarde os partidos políticos com assento parlamentar por telefone sobre a renovação do estado de emergência.
A pandemia de covid-19 já provocou a morte de pelo menos 1.945.437 em todo o mundo desde que foi detetada na China no final do ano passado, avança hoje a agência francesa de notícias AFP.
Uma delegação da Comissão Europeia liderada por Von der Leyen visitará Portugal na sexta-feira, no quadro da presidência portuguesa do Conselho da UE, apesar do anunciado confinamento mais rígido devido à covid-19, confirmou hoje o porta-voz do executivo comunitário.
A adoção de novo confinamento sem o encerramento das aulas presenciais é suficiente para reduzir o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 em Portugal abaixo de 1, explicou hoje o investigador Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge (INSA).
A Comissão Europeia concluiu hoje conversações com a farmacêutica Valneva para aquisição da sua potencial vacina contra a covid-19, num total de 60 milhões de doses para disponibilizar à União Europeia (UE), sendo este o oitavo fármaco garantido.
A atual situação epidemiológica em comparação com o pico da segunda fase da epidemia é de “maior homogeneidade” e de agravamento, com grande parte do território com incidências superiores a 480 casos por 100 mil habitantes
A China confirmou hoje que a equipa de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) encarregada de investigar as origens do novo coronavírus chegará à China viajando diretamente para Wuhan na quinta-feira, procedentes de Singapura.
A crise humanitária em 10 países, entre os quais Burundi, República Centro-Africana e Madagáscar, receberam menos atenção dos media em 2020 do que o lançamento da consola PlayStation 5, segundo um relatório publicado hoje pela Care International.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, testou negativo ao novo coronavírus, depois de um teste positivo, e aguarda a realização de um teste confirmativo, mantendo-se em isolamento.
Mais de 1.000 enfermeiros pediram a declaração para exercer no estrangeiro em 2020, um ano marcado pela pandemia e pela dificuldade em contratar estes profissionais em Portugal, anunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE).
O navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho” é esperado na quarta-feira em São Vicente para uma missão de cooperação bilateral no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, transportando ainda milhares de máscaras de proteção e outro equipamento doado a Cabo Verde.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês) recebeu hoje um pedido de aprovação condicional da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.
O especialista Pasi Penttinen, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), admite um alívio das restrições para a covid-19 após vacinação dos grupos de risco na União Europeia (UE), pedindo esforços “por mais algum tempo”.
O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) teme que a nova variante do SARS-CoV-2 que apareceu no Reino Unido, até 70% mais contagiosa, seja difícil de controlar, apelando à adoção de “medidas apertadas” na Europa.
O especialista Pasi Penttinen, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), considera que o encerramento de escolas na Europa é a “medida menos eficaz” contra a covid-19, embora admita possíveis efeitos na redução da transmissão.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) admite novos confinamentos na Europa devido ao aumento do número de casos de covid-19 após as festividades de final de ano, defendendo que “quanto mais rapidamente avançarem, melhor”.
Mais de um ano após a primeira morte provocada pela covid-19, dez investigadores e especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) chegam à China para investigar a origem do novo coronavírus esta quinta-feira, uma semana depois do inicialmente previsto.