O número de infetados pelo novo coronavírus no Hospital das Caldas da Rainha aumentou hoje de 36 para 47, havendo a registar mais duas mortes associadas aos dois surtos ativos, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
O presidente do Hospital de Penafiel garantiu hoje que “os profissionais de saúde são insubstituíveis” na monitorização de cuidados, depois de esta tarde ter sido acusado de estar a substituir enfermeiros por videovigilância no cuidado a doentes covid-19.
Os bombeiros também vão ser vacinados contra a covid-19 durante a primeira fase de vacinação, de acordo com o presidente Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que questionou hoje a secretária de Estado da Administração Interna sobre o tema.
O virologista Pedro Simas defendeu hoje a necessidade de transmitir que a descoberta de vacinas para a covid-19 em tempo recorde não é algo precipitado para que as pessoas percebam a lógica científica e não as temam.
Os centros de dia na Madeira vão encerrar a partir de sexta-feira e será proibida a circulação de profissionais entre os lares de terceira idade, indicou hoje o presidente do Governo Regional.
A Segurança Social indicou hoje que foram diagnosticados 19 casos de covid-19 entre os 20 utentes da Residência Geriátrica ‘O Recanto', em Contumil, no Porto, tendo um dos idosos acabado por morrer.
O total de mortes provocadas pelo surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, distrito de Beja, subiu para oito, com a morte de mais um idoso, disse hoje à agência Lusa o provedor.
Oito elementos dos Bombeiros Voluntários de Alcochete tiveram teste positivo à covid-19 e estão em isolamento, informou hoje a direção daquela corporação do distrito de Setúbal.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) acusou hoje a direção do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) de estar a colocar “profissionais sem experiência em cuidados intensivos” a cuidar doentes covid-19 e de ter substituído enfermeiros por videovigilância.
Os hospitais de Braga, Cascais e Santa Maria Maior (Barcelos), o Centro Hospitalar Universitário do Porto e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho foram os vencedores dos prémios de melhor desempenho em 2019.
A pandemia de covid-19 tem exigido mais em internamentos aos hospitais mais pequenos, que apresentam uma média diária/mês de doentes internados proporcionalmente maior em relação a unidades de grande dimensão, segundo um estudo hoje divulgado.
O número de urgências nos hospitais públicos caiu 35% de março a setembro, face ao período homólogo, com menos 1,3 milhões de atendimentos, e a queda maior foi na pediatria (-57%), segundo um estudo hoje apresentado.
A região de Lisboa e Vale do Tejo é a mais afetada pela pandemia de covid-19 ao nível das escolas, ao registar hoje 62 dos 76 surtos ativos em contexto letivo, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou hoje que as reuniões familiares sejam reduzidas durante as celebrações do Natal e que se limitem, preferencialmente, ao agregado, diminuindo o risco de contágio pelo novo coronavírus.
Os bombeiros de Bragança reforçaram a segurança contra a covid-19 com a instalação de cobertura antiviral para macas nas ambulâncias, numa altura em que o transporte de doentes disparou, anunciou hoje a corporação.
O plano de vacinação contra a covid-19 “é adaptável às circunstâncias”, assegurou hoje o subdiretor-geral da Saúde a propósito da antecipação da decisão da Agência Europeia do Medicamento sobre a vacina da Pfizer-BioNTech para 21 de dezembro.
O Governo Regional dos Açores está a preparar medidas para permitir a visita de familiares a utentes de lares de idosos, anunciou hoje o vice-presidente, Artur Lima, numa visita ao lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.
O Hospital de Bragança dispõe de um novo equipamento “mais rápido e eficaz” para a deteção do novo coronavírus que aumenta a capacidade de resposta e diminui o tempo de espera por resultados, informaram hoje os responsáveis.
A presidência alemã do Conselho da União Europeia aconselhou hoje a portuguesa a preparar-se também para uma “presidência corona”, por recear que a pandemia da covid-19 permanecerá “nos próximos meses”, com todos os constrangimentos que lhe estão associados.
O Congresso Mundial da Conservação Natureza, a maior reunião internacional sobre biodiversidade, que tinha sido adiado devido à pandemia de covid-19, vai realizar-se entre 03 e 11 de setembro, em Marselha, França, anunciaram hoje os organizadores.
O surto de covid-19 em valências da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP) já provocou 14 mortes, estando ainda infetados 15 residentes e quatro funcionários, divulgou hoje a comissão administrativa da instituição.
O surto de covid-19 no lar e unidade de cuidados continuados da Quinta da Relva, em Olhalvo, no concelho de Alenquer, passou de 71 para 86 infetados, disse hoje o delegado de saúde local.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 40 novos casos positivos de covid-19, a sua maioria na ilha de São Miguel, elevando para 459 o número de positivos ativos na região, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O primeiro-ministro considerou hoje que as vacinas anti-covid-19 e os fundos europeus serão os motores da recuperação do país e adiantou que o Plano de Recuperação deverá ficar fechado com a Comissão Europeia em janeiro.