O ministro da Defesa Nacional admitiu hoje que as instalações das Forças Armadas têm atualmente uma “elasticidade pequena” para acolher doentes graves de covid-19, mas ainda existem muitas camas disponíveis em espaços de retaguarda para casos ligeiros.
A esmagadora maioria dos partidos, à exceção do PAN, recusaram hoje que se dê prioridade à vacinação contra o covid-19 do Presidente e do primeiro-ministro.
O candidato presidencial Vitorino Silva defendeu hoje que o confinamento da população apenas deveria ser decretado “depois de contar os votos” das eleições, agendadas para 24 de janeiro, após ouvir os especialistas sobre a situação epidemiológica do país.
O PCP de Évora criticou hoje as medidas da Administração Regional de Saúde (ARS) e da Segurança Social para os surtos de covid-19 nos lares e considerou que as soluções "não resolvem" e até "podem agravar" a situação.
Cerca de 25% a 30% das pessoas que tiveram covid-19 mantêm sintomas além de oito meses após a recuperação, o que transforma esta doença numa patologia crónica, segundo um estudo divulgado hoje pelo epidemiologista Henrique Barros.
O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, criticou hoje os vereadores do PSD por terem exigido ao Governo o pagamento do novo hospital do município e acusou-os de "falta de seriedade".
A ministra da Saúde, Marta Temido, preside na quarta-feira a uma reunião informal de ministros da Saúde da UE para um ponto de situação do processo de vacinação e do combate à pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo tem uma "hierarquia de valores" definida e "acima de tudo" está a saúde das pessoas, entrando em segundo lugar o apoio aos setores económicos mais atingidos pela epidemia de covid-19.
O PSD considerou hoje que o Governo não pode continuar a responder e a combater a pandemia da covid-19 com as “receitas de 2020”, afirmando que a atual situação epidemiológica está descontrolada.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teve hoje um segundo teste negativo de diagnóstico do novo coronavírus, depois de na segunda-feira ter testado positivo, e aguarda orientações das autoridades de saúde.
Portugal ultrapassou hoje as 8.000 mortes relacionadas com a covid-19 desde o inicio da pandemia ao ter registado nas últimas 24 horas mais 155 mortos, o valor diário mais elevado de sempre, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Bloco de Esquerda defendeu hoje que os detentores de altos cargos políticos, como o Presidente da República ou o primeiro-ministro, devem ser vacinados segundo dos critérios definidos e recusou que passem “à frente” da restante população.
O primeiro-ministro afirmou hoje que a manutenção das aulas presenciais para os níveis de ensino de alunos a partir dos 12 anos será ponderada pelo Presidente da República, Governo, parlamento e outros agentes do setor da educação.
Portugal regista hoje 155 mortos relacionados com a covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e 7.259 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A diretora-geral de Saúde da Comissão Europeia, responsável pela negociação dos contratos de vacinas contra a covid-19, garantiu hoje que a carteira adquirida pela Comissão Europeia é mais do que suficiente, e antecipou que tal será visível no segundo trimestre.
O peso da variante do Reino Unido do SARS-Cov-2 em Portugal “ainda é modesto”, mas é preciso “ter cautela” e parar a sua disseminação, porque está a acompanhar a mesma linha de tendência, defendeu o investigador João Paulo Gomes.
Quatro profissionais de saúde e oito doentes do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, no distrito de Coimbra, testaram positivo à covid-19, foi hoje anunciado.
Os profissionais de saúde austríacos vão receber 25 euros por cada dose da vacina contra a covid-19 que administrem, bem como um valor extra de 150 euros por hora caso se desloquem a lares de idosos, foi hoje divulgado.
O primeiro-ministro afirmou hoje que há um grande consenso para que as medidas de confinamento geral a decretar tenham um horizonte de um mês e que Portugal regista uma dinâmica de "fortíssimo crescimento" de casos de covid-19.
A Google anunciou hoje o lançamento de um fundo para apoiar projetos a combater a desinformação sobre as vacinas para a covid-19 no valor até três milhões de dólares (2,4 milhões de euros), a nível global.
Os Açores têm hoje 88 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e 95 recuperações, contando, assim, com um total de 841 casos ativos, num dia em que se registam mais três internamentos.
Os portugueses utilizaram menos a máscara de proteção contra a covid-19 nas semanas que coincidiram com o Natal e o Ano Novo, segundo um estudo hoje divulgado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa.
Portugal quer criar um programa de apoio ao acesso dos países africanos à vacina da covid-19, no âmbito da aposta no reforço da relação com África durante a Presidência portuguesa da União Europeia, foi hoje anunciado.
Portugal regista um aumento dos casos de covid-19 importados de outros países e um número muito significativo de pessoas que recusam todos os dias fazer teste à chegada ao aeroporto de Lisboa.