O Centro de Saúde de Sines, no distrito de Setúbal, reabriu hoje, após ter fechado devido ao teste positivo ao novo coronavírus de um profissional, disse à agência Lusa a delegada de saúde pública, Fernanda Santos.
A Comissão Europeia quer criar sanções para obrigar as plataformas digitais a combaterem casos de fraude e desinformação nas suas páginas ‘online’, nomeadamente relacionadas com a covid-19 e com questões como os testes e as vacinas.
Quando todos foram mandados para casa devido à pandemia, Graça Freitas ficou de “quarentena” na DGS, onde chegava a trabalhar 15 horas diárias. No dia em que retomou o seu passeio habitual, descobriu que já não era uma cidadã anónima.
A diretora-geral da Saúde apelou aos suspeitos ou doentes com covid-19 que devido a dificuldades económicas continuam a trabalhar ou a levar os filhos à escola para ficarem em casa e pedirem ajuda, porque há mecanismos para os apoiar.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considera que o corrimento ou obstrução nasal são sintomas muito comuns e pouco específicos para serem decisivos no pedido de teste à covid-19.
A autoridade de saúde só terá concluída em 2021 a análise ao aumento do número de mortes e respetivas causas durante o período da pandemia, dado que é um processo complexo de analisar, revelou a diretora-geral da Saúde.
A elevada procura da vacina contra a gripe vai fazer com que nem todos consigam ser vacinados, mas a diretora-geral da Saúde assegura que as mais de dois milhões de doses abrangem a “grande maioria” dos grupos de risco.
A diretora-geral da Saúde reconhece que o facto de haver muitos emissores de informação sobre a covid-19, desde os media, aos peritos, passando pelas redes sociais, pode confundir as mensagens e baralhar o público, ajudando à fadiga pandémica.
A inalação da proteína Beta-1a de Interferão poderá duplicar as probabilidades de recuperação de pacientes hospitalizados por causa da covid-19 e reduzir o desenvolvimento de sintomas graves, dá conta um relatório publicado na quinta-feira.
O ex-ministro da Saúde Correia de Campos traçou hoje um quadro crítico da gestão social da pandemia, atirando à “proliferação de cientistas” e às críticas a uma falta de planeamento da segunda vaga, que considerou “irrelevante” num “quotidiano mutante”.
O Governo clarificou hoje as limitações à circulação nos próximos dois fins de semana nos concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus e anunciou que mais 77 municípios passarão a integrar a lista a partir de segunda-feira.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir entre terça e quarta-feira os nove partidos com assento parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2021, a pandemia de covid-19 e o estado de emergência.
O Conselho de Ministros aprovou hoje na generalidade o decreto-lei que estabelece os “termos da criação do Laboratório Nacional do Medicamento”, que vai suceder ao Laboratório Militar e continuará na dependência do Exército.
O antigo diretor-geral da Saúde Constantino Sakellarides afirmou hoje que o coronavírus da covid-19, tal como o vírus da gripe, "vai ser domesticado" e as pessoas vão habituar-se aos seus malefícios.
O presidente da Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, acusou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS) de falhas graves na comunicação de informação rigorosa ao município sobre o número de casos de covid-19.
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) anunciou hoje a marcação de um dia de luto nacional, em 25 de novembro, "pelos enfermeiros prejudicados pelo governo".
O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, rejeitou hoje qualquer revisão da exclusividade dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em sede de orçamento, abrindo a porta relativamente ao futuro.
O Governo anunciou hoje que a partir das 00:00 de segunda-feira serão 191 os concelhos com restrições por serem considerados de risco elevado de transmissão da covid-19.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje ser “impossível não pensar que necessariamente” Portugal vai ter um novo estado de emergência, considerando que os dados da pandemia demonstram esta necessidade.
O primeiro-ministro, António Costa, assumiu hoje toda a culpa pela mensagem mal transmitida sobre as novas regras para o estado de emergência, deixando claro que “é mesmo para as pessoas ficarem em casa”.
O psiquiatra Júlio Machado Vaz alertou hoje para o risco de a pandemia da covid-19, da qual as pessoas "estão muito cansadas", provocar, de forma lenta mas crescente, o aparecimento de problemas psicológicos.
O primeiro-ministro defendeu hoje que deve haver uma diferenciação das medidas aplicadas nos concelhos com maior taxa de incidência de covid-19 caso o estado de emergência seja prolongado a partir de 24 de novembro.
A autoridade regional de Saúde da Madeira informou terem sido hoje confirmados quatro novos casos de covid-19 na região e um total de 199 doentes ativos, estando em análise outras 113 situações de contactos com pessoas infetadas.
O primeiro-ministro afirmou hoje que as medidas de limitação de circulação tomadas pelo Governo no âmbito do estado de emergência geraram "equívocos", abrindo a porta a um excesso de concentração nas exceções e uma desvalorização da regra.