Portugal contabiliza hoje mais 75 mortes relacionadas com a covid-19 e 4.336 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Um surto de covid-19 com 16 casos, entre funcionários e utentes, foi detetado no Lar da Santa Casa Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo (Évora), revelou hoje o provedor da instituição.
O eurodeputado Paulo Rangel (PSD) apelou hoje à futura presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) que "redesenhe os objetivos da Cimeira Social" de maio, "focando-se mais no programa de Saúde da UE".
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) anunciou hoje que foi aprovada uma candidatura para modernizar e digitalizar os seus serviços, no valor de mais de 900.000 euros.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que o executivo vai avaliar as “condições e os meios” para “reforçar” as equipas de combate à pandemia da covid-19, reconhecendo a existência de “escassez de recursos”.
A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.662.792 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro de 2019, na China, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP às 11:00.
A Comissão Europeia assegurou hoje mais de 20 milhões de testes rápidos de antigénios das farmacêuticas Abbott e Roche, por cerca de 100 milhões de euros, para serem distribuídos pelos países da União Europeia (UE) em 2021.
A Assembleia da República aprovou hoje um voto de saudação pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos, no qual os deputados assinalam a importância de promover esta questão e "impedir quaisquer retrocessos que ponham em causa o seu cumprimento".
A região Norte concentrou mais de metade dos novos casos de contágio pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias, segundo o Instituto Nacional de Estatística, que aponta uma taxa de incidência nacional de 534 casos por 100 mil habitantes.
A Câmara de Mourão promoveu hoje a realização no concelho de mais de 300 testes para a deteção do vírus da covid-19, por considerar que a Saúde Pública "não tem atuado com rapidez e eficácia".
Um total de 51 pessoas, entre funcionários e residentes, de um lar em Cabeção, no concelho de Mora (Évora), está infetado com o SARS-CoV-2, revelou hoje o presidente do município, que reclama “mais apoio” de “algumas entidades”.
O plano de ação da Estratégia Nacional para os Direitos da Criança para o período 2021-2022 terá de ser elaborado até março, segundo resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República.
O Escritório Regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa defendeu hoje que o mais seguro em termos de saúde é não visitar familiares nas férias de Natal e ficar em casa.
Quase o dobro de pessoas com covid-19 foram internadas no auge da pandemia do que por gripe no pico da temporada 2018/2019 e a taxa de mortalidade foi três vezes maior, segundo um estudo publicado na revista Lancet.
Depois de um ano de recordes no turismo, em 2020 o setor sucumbiu aos efeitos da pandemia de covid-19, prejudicado pelas restrições de movimentos que impediram viagens em todo o mundo.
A pandemia de covid-19 marcou em 2020 profundamente o panorama judicial em Portugal, tendo a primeira vaga levado à libertação, por precaução, de 2.200 reclusos e à quase paralisação dos tribunais, com exceções de casos urgentes.
A pandemia de covid-19 levou as aulas para dentro de casa em tempo recorde, e criou uma versão moderna da Telescola. A máscara passou a ser material obrigatório no regresso à escola e já ninguém estranha quando alguém falta.
A pandemia de covid-19 paralisou o desporto mundial na primavera de 2020 e ditou uma retoma competitiva a partir de maio, sem público na maioria dos recintos, com calendários ajustados e eventos desviados para Portugal.
A Câmara de Santa Maria da Feira está a preparar a construção de três novas unidades de saúde locais, revelou hoje a autarquia, que até 2022 quer melhorar as condições de atendimento de cerca de 25.000 utentes.
Uma equipa de cientistas portugueses criou um teste de saliva que permite detetar ao fim de meia-hora ou uma hora, através de uma alteração de cor, se uma pessoa está infetada pelo novo coronavírus, foi hoje anunciado.
O Governo quer que os refugiados chegados a Portugal ao abrigo de programas europeus consigam falar português, ter emprego e habitação ao fim de ano e meio, uma das medidas previstas no novo modelo de acolhimento.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) recorda hoje, quando se assinala o Dia Internacional dos Migrantes, o papel por eles desempenhado na luta contra a covid-19, defendendo que estas pessoas não podem ser esquecidas na vida pós-pandemia.
As chegadas ao Algarve de imigrantes ilegais, menos de 100 pessoas, não tornam ainda possível dizer se há um novo padrão migratório ou se Portugal é apenas ponto de passagem, segundo a secretária de Estado das Migrações.
Um estudo serológico nacional, com o objetivo de aferir a prevalência de anticorpos contra o vírus que causa a covid-19, estima que 1,9% da população portuguesa tenha sido infetada com o SARS-CoV-2 na primeira vaga da pandemia.