A taxa de incidência de contágios por covid-19 aumentou em Portugal e "é mais homogénea entre concelhos e regiões", sendo maior no Alentejo, indicou hoje a diretora-geral da Saúde, reportando-se a números acumulados em 14 dias.
Um total de “aproximadamente três mil quilos de flor seca de canábis” foi produzido, a partir de 40 mil plantas, na primeira colheita na exploração da RPK Biopharma em Aljustrel, a maior da Europa ao ar livre.
O presidente da Câmara de Elvas (Portalegre), Nuno Mocinha, alertou hoje que o concelho enfrenta “vários surtos” de covid-19, e apelou à comunidade para adotar medidas preventivas no combate à pandemia.
O grupo parlamentar do PSD entregou hoje um requerimento na Assembleia da República a requerer “com urgência” a lista de lares ilegais que estão integrados no programa de vacinação contra a covid-19, anunciada pela ministra da Segurança Social.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que no dia das eleições presidenciais haverá mais mesas de voto e outras medidas para evitar aglomerações de pessoas, no âmbito da contenção de contágios pelo novo coronavírus.
A Câmara de Matosinhos detetou 10 casos de infeção por SARS-CoV-2 em 1.600 professores e auxiliares de escolas do concelho testados entre sábado e segunda-feira, disse hoje à Lusa fonte desta autarquia do distrito do Porto.
O Presidente da República refere no projeto de decreto que renova o estado de emergência até 15 de janeiro que o Governo deve "continuar a prever mecanismos de apoio e proteção social, no quadro orçamental em vigor".
O hospital da Guarda está prestes a esgotar a capacidade máxima para internamento de doentes com covid-19, mas a Unidade Local de Saúde (ULS) assegura que o número de camas será reforçado “conforme a evolução da situação pandémica”.
O Presidente da República propôs hoje ao parlamento a renovação do estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro, decisão que já tinha anunciado no sábado.
A diretora-geral da Saúde apontou hoje uma “tendência aparente” para o aumento do número de casos de contágio pelo novo coronavírus, que estão a ocupar entre 70% e 90% da capacidade de internamentos hospitalares.
Mais de 200 mil patos foram abatidos até ao momento em França para travar a progressão de vários surtos de gripe aviária, indicou hoje o Ministério da Agricultura francês, avançando que outras 400 mil aves também serão abatidas.
A diretora-geral da Saúde avisou hoje que nem todas as pessoas vacinadas contra a covid-19 vão ficar imunizadas, uma vez que a vacina administrada não é 100% eficaz e ainda não há imunidade de grupo.
O Conselho de Ministros, reunido eletronicamente, deu hoje parecer favorável ao decreto presidencial que propõe a renovação do estado de emergência, de oito a 15 de janeiro, adiantou fonte oficial à agência Lusa.
Os especialistas da Agência Europeia do Medicamento (EMA) estão a “trabalhar arduamente” para esclarecer questões pendentes com a farmacêutica Moderna para dar “luz verde” à vacina contra a covid-19 na quarta-feira, informou hoje o regulador europeu.
Um total de 55 médicos recém-especialistas iniciam este mês, nos hospitais dos Açores, a respetiva formação geral, o que constitui "uma oportunidade de fixar" clínicos na região, indicou o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) afirmou hoje que a solidão envolvendo o sofrimento dos doentes de covid-19, além das mortes inevitáveis, “contribui muito” para os profissionais de saúde se sentirem por vezes “um pouco desesperados”.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 46 novos casos positivos de covid-19, sendo 39 em São Miguel e sete na Terceira, e 92 recuperações, foi hoje anunciado.
O presidente da Federação Distrital de Bombeiros do distrito de Viana do Castelo classificou hoje de "abismal" a diferença das tabelas de pagamento do transporte de doentes covid-19 na região Norte, quando comparadas com as praticadas no Algarve.
Portugal contabiliza hoje mais 90 mortes relacionadas com a covid-19 e 4.956 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O surto de infeções com o novo coronavírus em dois dos três lares de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Mêda atingiu 97 utentes e 32 funcionários, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.
Inquéritos realizados pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)na primeira e segunda vaga de covid-19 revelaram que esta é uma “especialidade chave” na resposta à pandemia e que, sem ela, o SNS teria entrado em rutura.
O surto de covid-19 no lar do Centro Social Nossa Senhora da Esperança, na freguesia de Ribeira de Nisa, no concelho de Portalegre, “está resolvido”, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição, Valentim Nunes.
A Agência Europeia de Medicamentos desaconselha adiar a segunda dose da vacina Pfizer-BioNTech além dos 42 dias, numa altura em que Alemanha e Bélgica admitem administrar a primeira dose a mais pessoas e adiar a segunda além dos 21 dias prescritos.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje em Matosinhos que o Governo passe a contrato efetivo “mais de 2.000” profissionais precários e acusou a tutela de não dar a “estabilidade necessária” ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).