O Porto vai ter um centro de vacinação contra a covid-19 ‘drive-thru’, no Queimódromo, no âmbito de um projeto que junta dois hospitais da cidade, a autarquia e a Unilabs Portugal, disse hoje aquela empresa de diagnóstico clínico.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina mais um ronda de audiências com os partidos políticos antes de enviar ao parlamento o projeto de decreto que renova o estado de emergência até 01 de março.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai hoje ao Parlamento Europeu fazer um ponto de situação relativamente à estratégia da União Europeia (UE) sobre a vacinação contra a covid-19, após várias polémicas com as farmacêuticas.
À semelhança da chanceler alemã, Angela Merker, que é favorável à introdução da vacina russa Sputnik, na União Europeia, o professor de Farmacologia da Universidade de Lisboa, Hélder Mota Filipe também concorda com a possibilidade “desde que a empresa russa que está a desenvolver a vacina disponibilize às autoridades europeias toda a evidência”, afirma ao Canal S+.
A opinião foi manifestada, esta terça-feira, na habitual reunião de especialistas no INFARMED com o governo, o presidente da república e os partidos políticos pelo epidemiologista que insiste que o país tem “andado a correr atrás do vírus”.
Os grupos prioritários previstos no plano de vacinação contra a covid-19 não serão alterados apesar dos atrasos no fornecimento de vacinas, garantiu hoje o novo coordenador da `task force´.
Portugal terá uma capacidade para administrar entre 100 e 150 mil vacinas por dia e duplicar esse número aos fins de semana, anunciou hoje o novo coordenador para o plano de vacinação contra a covid-19.
Milhões de pessoas poderiam ser salvas em cada ano se os países aumentassem as medidas para cumprir os objetivos do Acordo de Paris e impedir o aquecimento global, indica um estudo hoje divulgado, que tem 2040 como horizonte.
A Iniciativa Liberal requereu hoje ao Ministério da Educação o relatório final do grupo de trabalho “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, pedindo, caso este não tenha sido apresentado, justificações sobre esse atraso e previsão para a sua entrega.
A Madeira registou hoje mais 88 casos positivos de covid-19, totalizando desde o início da pandemia quase seis mil infeções, informou a Direção Regional de Saúde (DRS).
O CDS-PP levantou hoje dúvidas sobre a saída de Manuel Carmo Gomes do painel que analisa a evolução da covid-19 no Infarmed, defendendo que "tem de ficar esclarecido" que não se deveu às críticas do epidemiologista ao Governo.
O surto detetado a 17 de janeiro no lar de idosos dos Cerejais, em Alfândega da Fé, está sanado, com um balanço de 50 casos positivos e sete óbitos entre os utentes, informou hoje a instituição.
O CDS-PP vai votar favoravelmente a renovação do estado de emergência, defendendo que é preciso manter as medidas restritivas para controlar a pandemia, mas vai avaliar "a cada 15 dias" a necessidade de confinamento.
A Câmara de Vizela manifestou hoje a sua "incompreensão" por não se ter iniciado ainda a vacinação à covid-19 dos utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, apesar nunca terem ocorrido casos positivos entre os utentes.
O PCP e o BE exigiram hoje medidas “imediatas” para a reabertura da urgência do hospital de Serpa, encerrada devido um surto de covid-19, e defenderam o regresso da unidade à esfera da gestão pública.
O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) garantiu hoje que o país dispõe de capacidade suficiente para proceder a uma testagem regular e sistemática da covid-19, principalmente ao nível dos testes rápidos.
O surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro, no concelho de Arraiolos (Évora), que infetou 25 pessoas, registou hoje a primeira vítima mortal associada à doença, revelou a instituição.
O programa Arte e Saúde Mental, da Direção-Geral das Artes (DGArtes), vai apoiar 19 projetos artísticos, num montante total de 295 mil euros, anunciou hoje aquele organismo estatal.
O amianto, utilizado na construção e que pode ser cancerígeno, pode estar em vários materiais além do fibrocimento, mas tal não está a ser tido em conta, alertaram hoje entidades ouvidas no parlamento.
O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) afirmou hoje que as dificuldades no abastecimento das vacinas contra a covid-19 devem-se à complexidade dos processos biotecnológicos, manifestando-se convicto que serão ultrapassadas com a otimização da produção.
O PAN mostrou-se hoje favorável à renovação do estado de emergência, defendendo que as restrições de contactos e à circulação devem continuar, mas pediu ao Governo que melhore os apoios e reforce a testagem.
A Universidade do Algarve (UAlg) está a estudar o uso da saliva na recolha de amostras para detetar o novo coronavírus, um método menos invasivo face ao clássico teste à mucosa do nariz, disse à Lusa um investigador.
O número de mortos no surto de covid-19 no Lar da Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo (Évora), subiu para 34, com o óbito de um utente de 96 anos, disse hoje o provedor.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, disse hoje que os casos pontuais de irregularidades no processo de vacinação não devem ser usados para distrair os portugueses da importância da toma da vacina contra a covid-19.