SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Hospital de Castelo Branco disponibiliza mais 24 camas

LUSA
05-01-2021 17:32h

O Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco alocou hoje 24 camas da Medicina Interna para internamento de doentes infetados pelo SARS-CoV-2, que se juntam às 22 disponibilizadas anteriormente e cuja ocupação é total.

"Tendo em conta o aumento do número de doentes sintomáticos com covid-19 e a Medicina Interna ter doentes com patologias graves, entendemos que das 52 camas do Centro de Responsabilidade Integrada da Medicina Interna, 24 que estão numa ala totalmente independente, ficam para doentes covid e suspeitos, e as restantes camas para doentes não covid e com a unidade de AVC", explicou à agência Lusa a diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Eugénia André.

A médica adiantou que, neste momento, a situação no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco "está controlada" e o hospital mantém os serviços em funcionamento, nomeadamente as cirurgias.

O HAL tem atualmente ocupadas as 22 camas inicialmente disponibilizadas para receber doentes infetados pelo SARS-CoV-2 e, das 24 alocadas hoje, oito já estão preenchidas.

Eugénia André realça ainda o trabalho desenvolvido pela Unidade de Hospitalização Domiciliária do HAL que está sediada no serviço de Medicina Interna.

"Esta unidade tem tido um papel fundamental com os 12 doentes covid-19 internados no domicílio e que têm seguimento hospitalar", sustentou.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.854.305 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.286 pessoas dos 436.579 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS