A covid-19 já matou pelo menos 1.884.187 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11:00.
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu ativou o nível máximo do plano de contingência devido ao crescente número de casos de covid-19 e, apesar de ainda estar a responder às necessidades, está “praticamente no limite”.
A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) da Guarda pediu hoje celeridade na vacinação dos idosos acolhidos em unidades da região, face ao aparecimento dos últimos surtos de infeção por covid-19.
Cento e quarenta e nove municípios candidataram-se ao programa nacional para a remoção de amianto nas escolas, pretendendo intervenções em 486 unidades escolares de todo o país, numa verba de cerca de 78,7 milhões de euros.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 103 novos casos positivos de covid-19, sendo 100 em São Miguel e três na Terceira, e 39 doentes recuperaram, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Uma equipa de cientistas está a desenvolver uma ferramenta inovadora de teranóstica (técnica que reúne diagnóstico e terapêutica) dirigida às micrometástases pulmonares, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).
A Organização Mundial de Saúde apelou hoje aos países europeus para reforçarem medidas de controlo de contágio pelo novo coronavírus face à “situação alarmante” provocada pela nova variante descoberta no Reino Unido.
O ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso defendeu hoje que o sucesso do programa de vacinas é o “verdadeiro plano” para a recuperação da economia global num cenário pós-pandemia, destacando a robustez da resposta europeia nesta matéria.
Pelo quinto ano consecutivo, o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no distrito do Porto, voltou a aumentar o número de partos efetuados, fechando o ano de 2020 com 1.324 bebés nascidos na unidade.
O chefe da diplomacia cipriota considerou em entrevista à Lusa que a presidência portuguesa terá sucesso pelo facto de Portugal ser um país de média dimensão que pode afirmar-se como “um mediador honesto” e sem possuir uma “agenda oculta”.
Quase metade dos casos de covid-19 registados nos Açores no ano passado foram diagnosticados em dezembro, mês em que foi testada a população da vila piscatória de Rabo de Peixe.
Mais de metade dos casos de covid-19 registados na Madeira no ano passado foram diagnosticados em dezembro, mês em que se verificaram 12 das 14 mortes até então, segundo uma análise da Lusa a dados oficiais.
A gigante químico-farmacêutica Bayer anunciou hoje uma parceria com a farmacêutica alemã Curevac para a apoiar no desenvolvimento da sua vacina contra a covid-19, atualmente na última fase de testes clínicos.
A candidata presidencial Ana Gomes admitiu falta de medidas para umas eleições em plena pandemia da covid-19, enquanto Vitorino Silva defendeu que a ida às urnas deveria ter sido adiada, num debate em que os dois pouco divergiram.
O CDS-PP questionou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, se o Governo está a negociar a aquisição de vacinas contra a covid-19, quantas estima adquirir e quando deverão chegar a Portugal.
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, suspendeu hoje a compra de centenas de milhões de seringas quando o país necessitará para lançar uma campanha nacional de vacinação contra a covid-19.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) revelou hoje que tem disponíveis sete das 120 camas para tratamento de doentes com covid-19, admitindo suspender a atividade cirúrgica e médica programada e não urgente, para libertar recursos humanos, camas e equipamentos.
O Presidente da República decretou hoje a renovação do estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.
A prevalência de anticorpos para o SARS-CoV-2 foi superior nos estudantes da Universidade do Porto (U.Porto) com idades entre os 30 e 34 anos e mais de 40, segundo os resultados divulgados hoje do programa de testes serológicos.
Mais de um milhão de residentes na União Europeia já receberam uma dose da vacina contra a covid-19, com os dinamarqueses, alemães e italianos a liderarem o processo, segundo um relatório divulgado hoje pela agência France-Press (AFP).
O presidente do CDS-PP considerou hoje que a pandemia de covid-19 "está descontrolada" e exigiu ao Governo que tome "medidas urgentes", como a inclusão dos idosos com mais de 80 anos na primeira fase da vacinação.
A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) mandou regressar três enfermeiras cedidas há cinco anos, por serem “imprescindíveis todos os profissionais com vínculo” devido aos funcionários que estão com covid-19 ou em isolamento profilático.
Três pessoas das cerca de 10 que a Associação Social, Cultural e Espiritualista de Viseu apoia com refeições quentes “não estão a ser ajudadas”, devido às “restrições” impostas pela pandemia, disse uma responsável da instituição.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) advertiu hoje que “é provável” que as baixas temperaturas tenham repercussões sobre a mortalidade nos próximos dias, nomeadamente nos idosos, recomendando medidas para evitar os efeitos negativos do frio na saúde.