Cinco serviços de urgência vão estar encerrados no fim de semana, nas valências de pediatria, ginecologia e obstetrícia, de acordo com as escaladas do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Provedoria de Justiça pediu a “revisão profunda” do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) a pessoas com deficiência ou incapacidade temporária por considerar que negligencia as necessidades dos utentes, foi hoje divulgado.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo abriu um processo interno de averiguações, depois de quatro grávidas terem sido encaminhadas pela Linha SNS24 para as urgências em Abrantes, cujo serviço estava encerrado.
As infeções respiratórias agudas graves apresentam uma tendência crescente, com incidência mais elevada nas pessoas com 65 ou mais anos, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde disse hoje ser “muito urgente” conhecer os resultados da auditoria à Linha SNS24 para corrigir situações de demora no atendimento ou encaminhamento errado dos utentes.
A comissão de utentes de saúde do concelho de Alcobaça promove, no sábado, um protesto contra a falta de respostas no hospital local, reivindicando soluções para que os utentes deixem de ser obrigados a deslocar-se a Leiria.
A morgue do Hospital Central de Maputo (HCM) está com capacidade esgotada, avançou hoje a maior unidade de saúde do país, que recebeu, só na quinta-feira, pelo menos 28 pessoas feridas a tiro.
A urgência Ginecológica/Obstétrica do hospital de Leiria está fechada até às 09:00 de segunda-feira e a urgência Pediátrica encerra no fim de semana, segundo uma mensagem enviada às corporações de bombeiros da região.
A Ucrânia enviou 500 toneladas de farinha de trigo para a Síria como sinal de apoio ao povo sírio, anunciou hoje o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O exército israelita ordenou hoje a retirada de todos os doentes e acompanhantes do Hospital Kamal Adwan, em Beit Lahia, no norte de Gaza, depois de ter cercado a unidade hospitalar, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
O Ministério da Saúde retoma hoje as negociações com o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF), após três meses de interregno e de reuniões sucessivamente adiadas pela tutela, disse à Lusa o presidente da estrutura sindical.
A ministra da Saúde disse hoje que está em curso uma auditoria interna para aferir o que correu mal em situações em que a linha SNS24 demora a atentar ou faz o encaminhamento errado dos utentes.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o nível 1 Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno 2024/2025, que implica o alargamento do horário de funcionamento dos cuidados de saúde primários.
Mais de 5.200 utentes foram triadas pela Linha SNS Grávida desde que entrou em funcionamento há dez dias o novo modelo de urgências em Obstetrícia e Ginecologia, tendo 3.787 (72,8%) sido reencaminhadas para serviços de urgência.
A Linha SNS 24 atendeu este ano mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro comparativamente ao mesmo período de 2023, sendo dezembro o mês com maior número de atendimentos, revelam dados oficiais hoje divulgados à Lusa.
O presidente da Câmara de São Pedro do Sul disse hoje à agência Lusa que a ampliação do centro de saúde, um investimento de 2,2 milhões de euros (ME), criará melhores condições e liberta o serviço de urgência.
Um cidadão brasileiro detido na capital da Guiné-Bissau, desde setembro, acusado de tráfico internacional de cocaína, “está gravemente doente e corre risco de vida”, disse hoje à Lusa o seu advogado.
Pelo menos 21 pessoas morreram e outras 116 ficaram feridas desde segunda-feira nas manifestações de contestação aos resultados das eleições moçambicanas, anunciou o Hospital Central de Nampula (HCN), o maior do norte do país.
O presidente da Associação Nacional dos Intérpretes de Língua Gestual Angolana (ANILGA) considerou hoje que estes profissionais poderão deparecer nos próximos anos em Angola por “falta de reconhecimento” da atividade e lamentou a “desvalorização” da classe.
Apenas uma em cada três entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) auditadas pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) avalia os motivos da denúncia de contratos ou pedido de exoneração dos trabalhadores, segundo dados hoje divulgados.
O Hospital Central de Maputo (HCM) está a funcionar com apenas 60% do pessoal de saúde necessário, devido à tensão social na sequência dos anúncios dos resultados das eleições moçambicanas, e algumas enfermarias já esgotaram a capacidade.
A Cooperativa do Povo Portuense (CPP) foi fundada a 01 de janeiro de 1900, passou incólume a transição para a 1.ª República, encolheu a sua influência no Estado Novo, viu-se atacada no pós-25 de abril e sobreviveu à pandemia.
O primeiro-ministro defendeu que 2024 foi “um ano de viragem e de mudança” e assegurou que a “nova política de baixar os impostos e valorizar os salários e as pensões” está a ser realizada “com rigor e equilíbrio orçamental”.
Pelo menos três bebés morreram de hipotermia nos últimos dois dias em Gaza, segundo responsáveis médicos, por causa da falta de condições nos campos de tendas, onde sobrevivem ainda milhares de palestinianos, em território fustigado por ataques israelitas.