Portugal contabilizou hoje 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 casos de infeção com o novo coronavirus, os valores mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Em quatro meses de funcionamento da aplicação Stayaway Covid foram gerados mais de 12 mil códigos de casos positivos ao SARS-CoV-2 num universo de mais 500 mil novas infeções registadas no país.
A secretária de Estado da Educação assegurou hoje, em Tomar, que o Governo avaliará a cada momento a evolução da situação epidemiológica no país e tomará as “medidas necessárias”, compreendendo o “medo frente aos números” de casos covid-19.
O Hospital de Aveiro vai receber na quinta-feira um contentor frigorífico para reforçar a morgue, atualmente com capacidade para oito cadáveres, respondendo ao aumento de óbitos devido à pandemia de covid-19, revelou hoje à Lusa a administração.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, anunciou hoje a conversão de mais 20 camas para tratamento de doentes `covid´, mas adianta que “já estão todas ocupadas”.
O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que no final da próxima semana estará concluída a vacinação para a covid-19 dos residentes e funcionários de lares, em Portugal, e comprometeu-se com a avaliação dos critérios definidos por Bruxelas.
O concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, regista atualmente surtos ativos de covid-19 em quatro lares, estando infetados um total 176 utentes e 78 funcionários, informou hoje a Câmara Municipal.
O parlamento agendou para dia 11 de fevereiro um debate e votação sobre o eventual decreto presidencial para a prorrogação do estado de emergência em Portugal, por novo período de 15 dias, para fazer face à covid-19.
Uma carrinha que transportava vacinas contra a covid-19 despistou-se hoje, por volta das 11:20, na A2 - Autoestrada do Sul, junto a Águas de Moura, no concelho de Palmela, distrito de Setúbal, provocando um ferido ligeiro, segundo a GNR.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisa que quanto mais tempo as crianças vulneráveis ficarem sem escola menor é a probabilidade de voltarem e que os encerramentos prolongados interrompem serviços essenciais, como a alimentação e o apoio psicossocial.
O número de pessoas infetadas com covid-19 no surto detetado num lar do concelho de Arraiolos, no distrito de Évora, aumentou para 39 e já se registaram dois óbitos, disse hoje o vice-presidente da câmara.
O serviço de urgência do Hospital Geral (Covões) do Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC) encontra-se numa situação de rutura, revelou hoje a Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros, após uma visita àquela unidade.
Há um ano a estudar a evolução da pandemia da COVID-19 em Portugal, o matemático Carlos Antunes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, afirma que “nunca definimos o limiar a partir do qual poríamos em risco o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O número de óbitos no surto de covid-19 num dos edifícios do Lar da Misericórdia de Viana do Alentejo (Évora) aumentou de quatro para oito, revelou hoje à agência Lusa o provedor, Rui Pão Mole.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que envolveu mais de 6.000 pais, concluiu que 74% dos que tinham filhos com excesso de peso estavam satisfeitos com a silhueta das crianças, foi hoje revelado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou hoje que pode ser preciso reforçar nas escolas secundárias as medidas contra a pandemia pois os adolescentes de 16 a 18 anos transmitem o vírus mais rapidamente do que os mais novos.
O Lar São João de Deus, da Misericórdia de Mogadouro, registou a primeira morte de um utente e o número de infetados pelo SARS-CoV-2 subiu de 24 para 62 pessoas, disse hoje à Lusa o provedor da instituição.
A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 2.058.226 mortes no mundo entre os 96.144.670 infetados desde que o SARS-CoV-2 foi identificado na China em dezembro de 2019, indica um balanço até às 11:00 de hoje da AFP.
O Serviço de Urgência do Hospital de Guimarães passou a enviar mensagens para o telemóvel de referência de contacto dos doentes graças a um projeto informático que visa humanizar os serviços e evitar aglomerados desnecessários, foi hoje anunciado.
Um surto de covid-19 foi detetado no Lar Nossa Senhora d'Ajuda, no Ramalhal, em Torres Vedras, onde 46 pessoas estão infetadas, sendo este o quinto surto ativo em lares do concelho, informou o município.
Os planos de vacinação nos hospitais da região Centro não estão a ser cumpridos, voltou a alertar hoje o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), que considerou inadmissível que haja médicos por vacinar.
O Governo alargou as valências atribuídas às Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR), criadas no âmbito do combate à pandemia de covid-19, a pessoas internadas em unidades hospitalares com situação clínica não relacionada com a SARS-CoV-2.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje a partilha pela União Europeia (UE) dos 2,3 mil milhões de doses de vacinas para a covid-19, o que colocará o bloco “do lado certo da história”.
A União Europeia (UE) registou quase 300 mil mortes em excesso entre março e outubro de 2020 quando comparado com a média do mesmo período entre 2016 e 2019, com o pico no mês de abril, em que morreram mais 25 por cento de pessoas.