A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai aumentar a capacidade de internamento para doentes com covid-19 no Hospital Sousa Martins por ter apenas uma cama disponível no Serviço de Medicina Intensiva, foi hoje anunciado.
O surto de covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, já provocou a morte de seis utentes, sendo que outros seis idosos se encontram hospitalizados “em estado grave”, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.
O presidente do CDS-PP acusou hoje o Governo de ter dado "duas semanas de avanço" à covid-19, e considerou que as medidas anunciadas na quinta-feira, como o fecho das escolas, "pecam por tardias".
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro regista atualmente 142 doentes internados com covid-19, mas ainda tem capacidade para abrir mais camas, adiantou hoje a diretora clínica que teme o aumento de internamentos nas próximas semanas.
O surto de covid-19 num lar e centro de dia em Vale do Peso, no concelho de Crato (Portalegre), que provocou quatro mortos, está “resolvido”, disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde admitiu hoje que poderá haver justificação para o autarca de Reguengos de Monsaraz já ter sido vacinado contra a covid-19, por integrar a direção de uma lar.
A Câmara Municipal de Tarouca tem no terreno diariamente uma equipa multidisciplinar para apoiar cidadãos carenciados, mais de 200 famílias, e em isolamento, por causa da covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente.
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que agrega os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, tem 103 profissionais de saúde infetados com covid-19, revelou hoje o conselho de administração.
O número de mortes em Portugal durante 2020 foi 10,6 % maior em relação à média dos anteriores cinco anos, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que registou 123.409 óbitos, mais 12.220 do que entre 2015 e 2019.
A Associação Nacional de Bombeiros e Agentes da Proteção Civil (Fénix) congratulou-se hoje com a inclusão destes profissionais nos prioritários para a vacinação covid-19, lembrando que esta mudança é o assumir de um erro.
Os cinco surtos ativos em lares de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, já causaram 20 mortos e mais de duas centenas de pessoas continuam infetadas, segundo o mais recente boletim epidemiológico deste concelho do distrito de Lisboa.
Doenças como a diabetes e a obesidade podem ser atenuadas, graças ao consumo de mirtilo, anunciou um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), que alerta simultaneamente para os efeitos registados no fígado.
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova deu apoio à realização de 778 testes à covid-19, fez o acompanhamento telefónico de 486 contactos e participou na entrega de medicamentos à população do concelho, foi hoje anunciado.
O grupo de trabalho para o plano de vacinação contra a covid-19 está a preparar uma proposta para incluir os titulares de altos cargos de decisão e os bombeiros entre os prioritários a vacinar.
O Instituto Português do Sangue revelou hoje que tem estado a disponibilizar, em conjunto com o Infarmed, imunoglobulina humana normal (anticorpos) de origem nacional a hospitais de Lisboa, Porto, Alto Minho e Alentejo com "necessidades emergentes".
A administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) disse à Lusa que cabe ao Algarve Biomedical Center (ABC) pedir o reembolso dos 30 ventiladores avariados, mas esta entidade descarta responsabilidades e remete o processo para o CHUA.
O gestor António Horta Osório vai ser o novo presidente do Conselho de Administração da farmacêutica Bial a partir de abril, depois de deixar a presidência executiva do banco Lloyds, substituindo Luís Portela no cargo.
A proibição de circulação entre concelhos volta a aplicar-se entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira no território continental, com algumas exceções previstas, entre as quais votar nas eleições presidenciais de domingo.
Todas as escolas de todos os níveis de ensino estão encerradas a partir de hoje e durante duas semanas, uma medida anunciada na quinta-feira pelo Governo para conter a pandemia de covid-19.
A agência norte-americana do medicamento (FDA, em inglês) aprovou a primeira combinação de medicamentos de longa ação contra o HIV/Sida, que consistem em injeções mensais para substituir os comprimidos diários atualmente utilizados para controlar a infeção.
O Presidente da República promulgou hoje dois diplomas do Governo relativos ao estado de emergência, devido à pandemia da covid-19, em que um estabelece um conjunto de medidas de apoio na sequência do encerramento dos estabelecimentos de ensino.
O Presidente da República promulgou hoje o decreto do Governo que procede à alteração da regulamentação do estado de emergência, devido ao contexto pandémico, depois de terem sido apresentadas novas medidas restritivas, como o encerramento das escolas.
Os líderes da União Europeia (UE) não chegaram hoje a acordo sobre certificados de vacinação para facilitar viagens no espaço comunitário, anunciou a presidente da Comissão Europeia, apontando “questões em aberto” que serão respondidas na “altura certa”.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o plano de vacinação nacional está em linha com os objetivos da Comissão Europeia e que, sem incidentes ou imprevistos, no final do verão, Portugal terá 70% da população adulta vacinada.