O presidente do Conselho Europeu afirmou hoje que os 27 chefes de Estado e de Governo da UE estão "conscientes da gravidade da situação” da pandemia da covid-19 e da necessidade de manter as medidas restritivas e, nalguns casos, “reforçá-las”.
O primeiro-ministro salientou hoje que os líderes europeus chegaram a um acordo para o reconhecimento mútuo dos testes rápidos da covid-19, adiantando que este passo facilitará "a confiança" na liberdade de circulação no espaço europeu.
O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa passou hoje o dia no distrito do Porto, entre o Centro de Saúde da Batalha e o Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, onde elogiou o esforço no combate à covid-19.
O Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) defendeu hoje como “fundamental” que os estudantes de medicina que frequentam os ciclos clínicos possam manter as atividades presenciais.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, alertou hoje, no parlamento, que já há hospitais a fazer medicina de catástrofe, segundo testemunhos de profissionais de saúde.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) defendeu hoje uma “reação rápida e eficaz” do INEM para minimizar a “enorme pressão que alguns hospitais estão sujeitos” devido ao aumento de casos de covid-19.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve anunciou hoje o aumento de 50 camas para internamento de doentes não-covid com a contratualização de duas unidades hospitalares privadas que estavam desativadas em Faro e Lagos.
A Madeira registou hoje 156 novos casos de covid-19, 90 recuperações e 271 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.831.
A Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos afirmou hoje que vacinar cerca de oito milhões de portugueses contra a covid-19 é uma “tarefa muito exigente” e reafirmou a disponibilidade das farmácias para participarem neste esforço de vacinação.
O líder do PSD criticou hoje uma ministra da Saúde que “pede ajuda de forma dramática”, mas mantém fechado “há quase dois anos” um hospital em Miranda do Corvo, um “exemplo lamentável” que questiona se será o único.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) vai dar apoio aos médicos que se encontram em situação de desgaste profissional (‘burnout’) por causa do combate à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.
A bastonária dos enfermeiros denunciou hoje situações de pessoas que estão a ser vacinadas contra a covid-19 que não têm contacto direto com doentes, classificando esta situação “própria de um país saloio” que tenta vacinar “os amigos da instituição”
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) pediu hoje um reforço de atenção da comunidade para eventuais casos de crianças em perigo num momento em que as escolas voltam a encerrar.
A empresa Porto dos Açores tem vários trabalhadores infetados com covid-19, revelou hoje o diretor regional da Saúde, sem precisar quantos, tendo fonte do Governo Regional adiantado à Lusa que serão cerca de 30.
O bastonário dos Psicólogos alertou hoje que os centros de saúde dispõem de um número de profissionais desta área semelhante ao existente antes da pandemia, o que dificulta o acompanhamento dos impactos da covid-19 na população portuguesa.
Um total de 51 utentes e 15 funcionários do lar da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, no distrito de Évora, está infetado com o coronavírus SARS-CoV-2, devido a um surto na instituição, disse hoje o provedor.
Os Estados-membros da União Europeia acordaram hoje por unanimidade uma recomendação que estabelece um quadro comum para a utilização de testes rápidos de antigénio para a covid-19 e reconhecimento mútuo dos resultados por toda a União.
O número de doentes internados com covid-19 aumentou nas últimas semanas nos três hospitais do distrito de Bragança, que continuam a ter camas disponíveis depois de um reforço da capacidade de internamento, revelou hoje a administração.
Os bastonários das ordens dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, e dos Médicos, Miguel Guimarães, lamentaram que só hoje o Governo tenha decidido encerrar as escolas, considerando que é uma decisão tardia.
Os hospitais estão com falta de imunoglobulina (anticorpos) para uso terapêutico, um problema que afeta mais de 2.000 portugueses, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O primeiro-ministro anunciou hoje novas medidas para conter a pandemia de covid-19, nomeadamente o encerramento das escolas, a partir de sexta-feira e durante duas semanas.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), sediado em Penafiel, vai abrir um novo espaço com quatro camas, para colmatar a "ocupação praticamente esgotada" em cuidados intensivos, informou hoje fonte hospitalar.
O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, Almeida Lopes, disse hoje que a pandemia de covid-19 é uma catástrofe para os corpos de bombeiros e associações humanitárias.
Os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras têm 20 operacionais infetados e outros três em isolamento, afirmou hoje o comandante, que pede para que os bombeiros sejam incluídos nas prioridades do plano de vacinação contra a covid-19.