A Ordem dos Enfermeiros indicou hoje que a mobilização de profissionais para a área da covid-19, na Região Autónoma da Madeira, está a afetar a capacidade de resposta noutros setores, sobretudo nos cuidados primários.
O surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cuba, no distrito de Beja, já provocou a morte de sete utentes, num total de 96 pessoas infetadas, revelou hoje o provedor da instituição.
A candidata presidencial apoiada pelo BE, Marisa Matias, defendeu hoje que “todas as medidas que permitam salvar vidas são absolutamente necessárias”, como o encerramento das escolas, mas insistiu ser imperativo que estas decisões sejam acompanhadas dos apoios necessários.
O diretor regional da Saúde do Governo dos Açores, Berto Cabral, estimou hoje que, “depois do verão”, toda a população do arquipélago esteja vacinada contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, apesar dos “avanços e recuos” no processo.
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos alertou hoje que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) necessitam entre 200 e 250 profissionais desta área, que desempenham “funções determinantes” como a vacinação contra a covid-19.
A Santa Casa da Misericórdia de Tarouca registou esta semana um surto na residência Nossa Senhora do Socorro, estrutura na qual 56 de 60 utentes testaram positivo ao novo coronavírus, disse hoje à agência Lusa o provedor.
A população de Vila do Bispo está há mais de um mês impedida de marcar consultas médicas no centro e extensões de saúde do concelho, devido a uma avaria no servidor informático, foi hoje denunciado.
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) instalou dois contentores frigoríficos para acondicionamento dos corpos dos utentes falecidos, inclusive devido ao aumento da mortalidade pela covid-19, informou hoje o conselho de administração deste hospital do distrito de Setúbal.
O navio humanitário de resgate “Open Arms”, associado a uma organização não-governamental (ONG) espanhola, atracou hoje no porto de Barcelona após ter resgatado nas últimas semanas no Mediterrâneo 265 migrantes, naquela que foi a sua 79.ª missão.
Um novo surto de covid-19 com pelo menos 40 infetados, entre residentes e funcionários, foi detetado no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Grândola (Setúbal), revelou hoje a Autoridade de Saúde Pública local.
Dois médicos morreram com covid-19 nos últimos dois dias, revelou hoje o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, durante uma audição no parlamento.
O conteúdo e a forma como o governo e a Direção-Geral da Saúde (DGS) estão a comunicar sobre a covid-19 no quadro do atual agravamento da pandemia em Portugal devem mudar, defendem especialistas de comunicação em saúde.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra investiu 560 mil euros na aquisição de unidades móveis de saúde para os 19 concelhos do território, que poderão apoiar na campanha de vacinação contra a covid-19 em aldeias.
A administração do hospital de Portalegre considerou hoje “natural” a abertura de um inquérito pelo Ministério Público à morte de um idoso, de 87 anos, naquela unidade, na segunda-feira, após quase três horas numa ambulância.
A lei da morte medicamente assistida foi hoje aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção do PSD.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) admitiu hoje o fecho de escolas na União Europeia (UE) devido à elevada transmissão local do SARS-CoV-2 e novas variantes, mas apenas como “medida adicional e limitada temporalmente”.
A presidente da União Distrital de Santarém das Instituições Particulares de Solidariedade Social apelou hoje ao Governo para que inclua os idosos que frequentam centros de dia e recebem apoio domiciliário nos grupos prioritários de vacinação contra a covid-19.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje para o risco “muito elevado” de contágio das novas “e preocupantes” variantes do SARS-CoV-2, pedindo restrições mais rigorosas e rapidez na vacinação dos grupos de risco.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) atribuiu hoje o “aumento notável” no número de casos de covid-19 em Portugal “ao relaxamento” das restrições o Natal e, “em menor escala”, à variante inglesa do SARS-CoV-2.
A cidade de Viseu terá uma segunda estrutura de apoio ao hospital, que funcionará no pavilhão multiusos, para dar resposta a situações relacionadas com a covid-19, anunciou hoje o presidente da autarquia, Almeida Henriques.
O Governo recomendou hoje às instituições científicas e de ensino superior que adaptem a atividade letiva e não letiva às medidas extraordinárias determinadas pelo executivo para mitigar o risco de contágio de covid-19.
O movimento “Cama Solidária” nasceu hoje para emprestar autocaravanas a pacientes à espera de consulta médica e a profissionais de saúde, para serem utilizadas como zonas de descanso.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defendeu hoje que os 140 mil cidadãos que vão estar nas mesas de voto nas eleições presidenciais, no domingo, deviam fazer testes rápidos à covid-19 para garantir uma proteção adicional.
A Linha de Apoio ao Isolamento de Matosinhos, lançada pela câmara local para ajudar a comunidade a lidar com a covid-19, já recebeu mais de 2.600 chamadas desde março de 2020, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.