A ministra da Saúde explicou que deixou de aparecer ao lado da diretora-geral da Saúde porque receberam “tantas farpas e varapaus” por estarem sempre juntas que decidiram comunicar separadamente para “não cansar mais os portugueses”.
A ministra da Saúde admite que o Governo “podia sempre ter feito mais” quanto à execução orçamental e aos recursos humanos, mas lembra os incentivos criados para os médicos e sublinha que nunca faltaram meios financeiros ao SNS.
A ministra da Saúde assume todas as responsabilidades pelas decisões que no Natal possam ter sido tomadas incorretamente, mas diz que não consegue ainda ter uma perceção exata do que levou ao aumento dos casos em janeiro.
O Governo vai reforçar as quantidades de vacinas da gripe a comprar este ano, tendo em conta o aumento da adesão à vacinação na época gripal 2020/21, anunciou a ministra da Saúde.
A atividade adicional nos centros de saúde vai ter incentivos financeiros, à semelhança do que aconteceu para recuperar a atividade hospitalar, anunciou a ministra da Saúde.
O Ministério da Saúde pretende aumentar este ano as consultas externas hospitalares em 9,5% e as cirurgias programadas em 22%, através do mecanismo de incentivos à recuperação da atividade assistencial, avançou a ministra Marta Temido.
Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do que as necessárias, permitindo apoiar outros países, anunciou a ministra da Saúde que já admite espaçar a toma da segunda dose.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma “saga nacional”.
Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética (APB), receia que a criação de um passaporte de vacinação COVID-19 suscite episódios de discriminação, para além de restringir os direitos fundamentais dos cidadãos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou hoje o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de propriedade intelectual.
O primeiro-ministro afirmou hoje que, desde o início da pandemia da covid-19, nenhuma medida foi tomada sem existir "total consonância" entre o Presidente da República e o Governo, adiantando que "há total" solidariedade institucional.
O Governo aprovou hoje o decreto que regulamenta o próximo estado de emergência sem qualquer alteração das medidas para conter a pandemia da covid-19 e que vigorarão no país entre 02 e 16 de março.
O concelho de Fafe, no distrito de Braga, dispõe a partir de hoje de 10 "Balcões SNS 24" que vão permitir realizar, nas sedes de juntas de freguesia, serviços de saúde à distância, por meios tecnológicos, informou hoje o município.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje natural que o desconfinamento comece pelas escolas, lembrando que Governo “resistiu o mais que pôde” ao seu encerramento e foi a última medida restritiva tomada.
Mais de 70 organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência apelaram ao presidente da República e ao primeiro-ministro para que as pessoas com deficiência e os seus cuidadores sejam considerados prioritários na vacinação contra a covid-19.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), com sede em Penafiel, recebeu hoje dois doentes de cuidados intensivos do Hospital de Braga, anunciou fonte da instituição.
O primeiro-ministro garantiu hoje que até ao final março vão estar vacinadas contra a covid-19 todas as pessoas entre os 50 e os 65 anos com comorbilidades associadas e cerca de 80% dos idosos com mais de 80 anos.
Três instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da Cova da Beira vão construir uma estrutura residencial para idosos dedicada a pessoas com demência, num investimento estimado de quatro milhões de euros, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o Governo apresentará no dia 11 de março o plano de desconfinamento, adiantando que será gradual em termos de abertura de atividades.
Os concelhos de Almeirim, Cartaxo e Salvaterra de Magos vão ter centros de vacinação semelhantes aos criados em Santarém e em Coruche, na previsão do aumento substancial do número de vacinas a partir do segundo trimestre do ano.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que “este, infelizmente, não é ainda o tempo do desconfinamento”, motivo pelo qual o Governo aprovou o decreto regulamentar do estado de emergência sem qualquer alteração.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aconselha a administração das vacinas contra a covid-19 “de acordo com a informação aprovada”, mas admitiu à Lusa serem “aceitáveis” curtos adiamentos da segunda dose, face à produção insuficiente para a União Europeia (UE).
A Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto revelou hoje existirem problemas na gestão dos quartéis por dívidas às corporações da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), que garantiu regularizar a situação “tão breve quanto possível”.
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) está a retomar, de forma gradual, a realização de cirurgias programadas, após a “diminuição da pressão nos internamentos” de doentes com covid-19, disse hoje a presidente daquela unidade.