O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considerou hoje positiva a evolução dos casos de covid-19 em Odemira e remeteu para o Conselho de Ministros de quinta-feira a avaliação sobre a cerca sanitária.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) alertou hoje que mais de 800.000 pessoas no Sudão do Sul poderão ficar, em junho, sem acesso aos cuidados de saúde prestados pela organização, caso não sejam reunidos os fundos necessários.
O Ministério da Saúde (MS) reiterou hoje que no recrutamento de enfermeiros para a vacinação contra a covid-19 devem ser privilegiados os contratos sem termo e que o regime de mobilidade deverá ser usado e como “último recurso”.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que os testes RT-PCR com saliva podem ser uma alternativa aos realizados com zaragatoas nasofaríngeas, mas salienta que estes últimos devem ser o padrão na União Europeia.
A intenção de ser vacinado contra a covid-19 foi maior nas pessoas com 60 ou mais anos e menor nos indivíduos entre 40 e 49 anos, revela hoje um relatório do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reiterou hoje que o empreendimento Zmar, em Odemira, é solução para acolher entre “90 a 120 pessoas”, se necessário, que não tenham condições no seu alojamento para cumprir isolamento profilático.
O ministro da Administração Interna disse hoje que a prioridade da cerca sanitária em Odemira (Beja) é a saúde pública, devido à covid-19, mas o Governo está atento a problemas ligados aos trabalhadores agrícolas.
Mais de metade dos inquiridos maiores de idade num estudo nacional que será apresentado hoje em Lisboa considera o seu estado de saúde como bom (29%) ou muito bom (23%).
Milhares de doentes que tinham um grau de incapacidade “fiscalmente relevante” estão a perder o direito a benefícios fiscais devido a um despacho que faz uma nova interpretação da legislação em vigor, alertou hoje a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O grupo farmacêutico Pfizer indicou hoje que espera vender este ano 1,6 mil milhões de doses da sua vacina anti-covid, desenvolvida com a BioNTech, por 26 mil milhões de dólares (21,6 mil milhões de euros).
Quase 25% dos alunos do ensino superior admitem ter dificuldades em suportar os custos para continuar a estudar, com o agravamento da sua situação financeira devido à pandemia de covid-19, e alguns ponderam mesmo abandonar a universidade.
Portugal registou hoje quatro mortes atribuídas à covid-19, 258 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma descida no número de internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 16 novos casos positivos de covid-19, sendo 13 em São Miguel, dois nas Flores e um em Santa Maria, e registaram 20 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Na Madeira foram administradas 91.293 vacinas contra a covid-19 entre 31 de dezembro 2020 e 02 de maio deste ano, tendo 8,8% da população residente na região recebido as duas doses, informou hoje o Governo Regional.
Um quarto dos adultos da União Europeia (UE) já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciou hoje a Comissão Europeia, celebrando o marco das 150 milhões de vacinas administradas no espaço comunitário.
Cerca de 9.500 vacinas contra a covid-19 já foram ministradas no concelho alentejano de Odemira, anunciou hoje a autarquia, indicando que “quase” a totalidade da população com mais de 60 anos já recebeu a primeira toma.
Os líderes da União Europeia (UE) vão comprometer-se, na Cimeira Social do Porto, a passar da proteção dos empregos devido à pandemia de covid-19 à criação de novos, apostando na retoma económica, além do combate à pobreza e desigualdades.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, destacou hoje que Portugal “é visto como uma referência europeia” no combate à pandemia de covid-19, graças às “medidas concretas” adotadas pelo Governo, que fazem “a diferença”.
A pandemia do novo coronavírus matou, até hoje, pelo menos 3.214.644 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.
A `task force´ que coordena a vacinação contra a covid-19 garantiu hoje que as perturbações de agendamento dos últimos dias “já estão identificadas”, estimando que este processo misto funcione “sem problemas significativos” na próxima semana.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) iniciou uma auditoria nos estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde para avaliar o seu nível de preparação e planeamento para responder a situações de emergência imprevistas e de impacto elevado.
A deputada não inscrita Cristina Rodrigues entregou um projeto de resolução na Assembleia da República que recomenda ao Governo a distribuição gratuita de copos menstruais e outros produtos higiénicos nos centros de saúde.
A pandemia de covid-19, há mais de um ano a marcar o ritmo do país, pouco alterou nos mosteiros de clausura, acostumados a portas fechadas e onde é a oração que faz pulsar a vida destes espaços.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) lançou hoje, Dia Mundial da Asma, um projeto que visa promover a tolerância às alergias e alertar para a melhoria da qualidade do ar.