Espinho passou hoje a ter em funcionamento um centro de vacinação para servir cerca de 189 mil utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Espinho e Vila Nova de Gaia, que também abrange uma freguesia de Gondomar.
A União Europeia (UE) já autorizou a exportação de 81 milhões doses de vacinas contra a covid-19 para 42 países terceiros, num total de 531 pedidos de autorização submetidos pelas farmacêuticas, anunciou hoje a Comissão Europeia.
A Área Metropolitana de Lisboa foi a única região do país a registar, entre 01 e 28 de março, um número de mortos superior ao período hómologo nos anos de 2015 a 2019, segundo dados do INE hoje divulgados.
A União Europeia (UE) vai enviar quase 7,9 milhões de euros para responder à crise humanitária causada pelo terrorismo no norte de Moçambique, num pacote de 24,5 milhões para a África Austral e região do Oceano Índico.
A 'Operação Nariz Vermelho' (ONV) está a aproximar-se do número de visitas diárias que fazia presencialmente nos hospitais antes da pandemia, mas com ajuda virtual, assegurou hoje à Lusa a diretora de comunicação e angariação de fundos.
Associação de doentes e médicos alertaram hoje para o aumento de quedas de doentes de Parkinson durante o confinamento devido à menor atividade física, constituindo a principal razão que os leva a dar entrada nos hospitais.
Os alunos de origem imigrante têm resultados escolares significativamente abaixo dos alunos de origem portuguesa e são segregados mesmo dentro das escolas, que não fazem tudo o que podem para o evitar, segundo um estudo hoje divulgado.
Uma japonesa que perdeu a capacidade pulmonar devido a covid-19 recebeu um transplante de parte dos pulmões do seu marido e filho, a primeira operação do género a nível mundial, anunciou o Hospital da Universidade de Kyoto.
Nadine Pinto e Délia Vigário vivem num prédio de cinco andares sem elevador, junto ao Martim Moniz, em Lisboa, e fazem parte de um grupo de cerca de 120 idosos isolados que recebe apoio permanente da Associação Mais Proximidade.
O diretor regional da Saúde disse hoje que os Açores vão cumprir as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS) e a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 só será administrada no arquipélago em pessoas acima dos 60 anos.
Os Açores estimam receber nos meses de maio e junho 99.250 doses de vacinas contra a covid-19, anunciou hoje o diretor regional da Saúde, acrescentando que será possível concluir antes disso a primeira fase da vacinação.
Uma mulher, de 61 anos e portadora de doença cardíaca, morreu hoje depois de ter sido vacinada contra a covid-19, revelou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), remetendo informações para após o resultado da autópsia.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) anunciou hoje que está concluído o trabalho de campo da segunda fase do inquérito serológico nacional à covid-19, cujos resultados serão conhecidos em maio.
A autoridade de saúde da Madeira vai seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde e a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 só será administrada na região “a pessoas com mais de 60 anos”, foi hoje anunciado.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que foram identificadas cadeias de transmissão da covid-19 de “alguma dimensão” em escolas, mas salientou que este não é um fenómeno generalizado nos estabelecimentos de ensino do país.
O país não registou na última semana mortes provocadas pela covid-19 em lares, pela primeira vez desde que começou a pandemia, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Portugal alcançou a marca de dois milhões de vacinas contra a covid-19 administradas à população desde o dia 27 de dezembro de 2020, anunciou hoje o coordenador da ‘task force’ responsável pelo plano de vacinação.
O presidente do Infarmed negou hoje que existam alterações aos contratos entre o país e as farmacêuticas responsáveis pelas vacinas contra a covid-19, após o anúncio da recomendação da vacina da AstraZeneca para a população acima dos 60 anos.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que as autoridades nacionais efetuam uma “boa farmacovigilância” das vacinas contra a covid-19 e que, em Portugal, não foram reportados casos fatais relacionados com administração desses fármacos.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu hoje alguma demora na vacinação contra a covid-19 de 810 pessoas no Pinhal Novo, Palmela, mas apenas durante um curto período de 20 minutos.
O processo de inoculação dos professores vai sofrer um atraso de uma semana, devido às restrições introduzidas na utilização da vacina da AstraZeneca, afirmou hoje O coordenador da ‘task force’ responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19.
A Madeira registou hoje mais 24 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, todos de transmissão local, e 29 pessoas recuperaram da covid-19, sendo que não há doentes internados em cuidados intensivos, divulgou o Serviço Regional de Saúde (DRS).
As autoridades de saúde portuguesas recomendaram hoje a administração da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 em pessoas acima dos 60 anos de idade, seguindo a decisão de mais de uma dezena de países, que introduziram também restrições etárias.
O Chega enviou uma exposição à Procuradoria-Geral da República para esclarecer “se houve ou não” negligência na administração da vacina da AstraZeneca em Portugal, a propósito das dúvidas sobre a sua relação com o aparecimento de coágulos sanguíneos.