Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, cinco novos casos positivos de covid-19, resultantes de 1.618 análises, sendo quatro em São Miguel e um no Pico, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O PSD exigiu hoje ao Governo que aponte “um caminho” para o desconfinamento, defendendo que este deve ocorrer “quando os indicadores assim o justificarem” e sem uma data previamente marcada.
A infecciologista e coordenadora do internamento covid-19 do Centro Hospitalar Universitário de São João considerou hoje “urgente” o regresso às escolas, defendendo que não se pode "só sacrificar a liberdade e a democracia para transmitir a mensagem” da prevenção.
O Sindicato Independente dos Médicos desafiou hoje o Ministério da Saúde a identificar os hospitais e centros de saúde onde colocou os médicos contratados no último ano, criticando que os dados oficiais "são mais propaganda do que a realidade".
Portugal deixou de estar entre as regiões europeias de risco muito elevado devido à pandemia de covid-19 nos mapas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que servem de apoio às decisões sobre viagens.
A União Europeia precisa de mais 11 milhões de profissionais de saúde e de cuidados continuados até 2030 "para satisfazer as necessidades de uma sociedade que envelhece”, segundo o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) revelou hoje que cerca de 200 enfermeiros trabalham atualmente com “contratos precários” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) no distrito de Coimbra.
A comissão de Turismo do Parlamento Europeu defendeu hoje a criação de certificado comum de vacinação para fins turísticos para permitir a retoma do setor em altura de pandemia covid-19, sugerindo também protocolos para testes antes das viagens.
O presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, pediu hoje aos líderes europeus para que não se regresse “ao ‘status quo’ pré-pandémico” e se dote a União Europeia (UE) de “mais competências” na área da saúde.
Os Estados Unidos exortaram hoje os países do G20 a lançarem uma verdadeira campanha de vacinação mundial coordenada para evitar que os países pobres fiquem para trás e abrandem a recuperação económica.
Portugal registou hoje 49 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.160 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Mais de mil profissionais do Hospital de São João, no Porto, enviaram ao Presidente da República e entidades da saúde uma carta onde apelam por "reconhecimento" pelo modo como a unidade gere a pandemia e dá "resposta aos doentes".
A vacinação contra a covid-19 de 1.300 pessoas de Paredes de Coura iniciou-se hoje no Centro Cultural da vila, dotado de condições para fazer 400 inoculações por dia, informou aquela Câmara do distrito de Viana do Castelo.
A comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, disse hoje estar “convicta” de que a União Europeia (UE) vai cumprir a meta de vacinar 70% da população contra a covid-19 até ao verão.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje que o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, passe a ser gerido pelo Ministério de Saúde a partir de janeiro de 2022 e que seja aplicada uma carreira única de enfermagem.
A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.498.003 pessoas no mundo desde dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais às 11:00.
O presidente do PS/Madeira afirmou hoje que a região vive "uma emergência social extrema" apesar de o Governo Regional insistir que "tudo está a funcionar", quando o Produto Interno Bruto (PIB) regional "sofreu uma queda de 21%".
O Governo vai comunicar ao Ministério Público a difusão de um documento "falso" sobre um alegado plano de desconfinamento do executivo, considerando que essa "desinformação" gera infundadas expectativas com inerente risco para a saúde pública.
Um grupo de enfermeiros manifestou-se hoje em frente ao Hospital de Santo António, no Porto, para protestar contra a situação de precariedade em que se encontra.
O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves (PSD), manifestou hoje o seu “veemente protesto” pelo facto de a ampliação do Hospital de Aveiro estar ausente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Comissão Europeia considerou hoje que as plataformas digitais tomaram “mais medidas” para combater a desinformação ligada às vacinas contra a covid-19 em janeiro de 2021, tendo também “aumentado a transparência” sobre as suas ações nesta área.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar ao país hoje às 20:00, na sequência da aprovação pelo parlamento do diploma que renova o estado de emergência até 16 de março.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para os efeitos a longo termo da covid-19, defendendo que as pessoas que deles sofrem precisam de cuidados continuados e prolongados.
Duas escolas médicas, uma unidade hospitalar e quatro centros de investigação uniram-se para criar um grande laboratório que junta Porto e Lisboa, com o objetivo de promover investigação médica com elevada aplicabilidade na clínica e na comunidade.