A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu hoje que existe uma “possível relação” entre a vacina da contra a covid-19 da farmacêutica AstraZeneca e a formação de “casos muito raros” de coágulos sanguíneos, mas insistiu nos benefícios do fármaco.
O índice de transmissibilidade nacional (Rt) do novo coronavírus em Portugal subiu hoje para 1,01 e a incidência nacional aumentou para 64,3 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, segundo dados oficiais.
Pelo menos 90% das pessoas residentes nos lares de idosos e nas unidades de cuidados continuados já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, revela o último relatório do estado de emergência.
O concelho de Vila Franca do Campo registou 24 casos nas últimas 24 horas, metade dos registados nos Açores (48), todos na ilha de São Miguel, divulgou hoje a Autoridade de Saúde.
O Chega questionou hoje o Governo sobre as vacinas anti-covid-19 da farmacêutica AstraZeneca e responsabilizou a ministra da Saúde por eventuais consequências adversas da sua aplicação em Portugal.
Cerca de 17 mil pessoas, entre utentes e funcionários, de 376 centros de atividades para pessoas com deficiência, vão ser testadas à covid-19 durante esta semana, disse hoje à Lusa a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 663 casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2, com o número de internados inferior a 500 pela primeira vez em mais de seis meses, segundo a Direção-Geral da Saúde.
O Presidente da República comparou hoje o processo de vacinação no espaço europeu a uma "via-sacra" e defendeu que a União Europeia deve assumir "uma posição unida, clara e duradoura" sobre a vacina da AstraZeneca, rapidamente.
O Governo da Madeira alertou hoje para a eventual ocorrência de fraudes na comercialização de autotestes covid-19 nas farmácias, sublinhando que o processo deve ser "sempre controlado" pelas autoridades de saúde.
A Câmara de Sintra aprovou hoje o lançamento de um novo concurso internacional para a construção do novo hospital, num investimento de 50 milhões de euros, com o início das obras previsto para julho.
A agência das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR) pediu hoje que os países garantam a esta população o acesso às vacinas contra a covid-19 e elogiou as vinte nações que começaram a imunizar essas comunidades.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje esperar que o estado de emergência termine no final de abril, após uma última renovação, e dê lugar a "uma boa onda".
Cerca de meia centena de profissionais do setor da Saúde manifestaram-se hoje para exigir a contratação de mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), a regularização dos vínculos precários e a valorização das carreiras.
A lista de espera para primeira consulta de apoio à fertilidade no Serviço Nacional de Saúde caiu 16,2% entre março e setembro de 2020 devido à diminuição de procura por causa da pandemia de covid-19, segundo dados hoje avançados.
O Governo pretende abrir um centro de procriação medicamente assistida no Algarve até ao final do ano para melhorar o acesso a estes tratamentos “nesta região e na periferia”, segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
A Humanitas - Federação Portuguesa para a Deficiência Mental pediu hoje ao governo que defina orientações para que os utentes dos lares residenciais possam voltar a frequentar os centros de atividades ocupacionais.
A pandemia de SARS-CoV-2 fez pelo menos 2.874.984 mortos em todo o mundo desde que a doença foi detetada pela OMS em dezembro de 2019 na China, de acordo com o balanço da agência France-Presse a partir de dados oficiais.
O secretário-geral nas Nações Unidas disse hoje que é preciso garantir que as lições do genocídio no Ruanda foram aprendidas e que a história não se repete, numa mensagem para assinalar os 27 anos do início do massacre.
Pelo menos cerca de 24,8 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca contra a covid-19 chegaram já à União Europeia (UE) apesar das polémicas envolvendo a farmacêutica, tendo também chegado dois milhões de doses das vacinas russa e chinesa.
O Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH), com sede em Portugal, assinala hoje o Dia Mundial da Saúde com uma homenagem radiofónica global às vítimas da covid-19 e aos profissionais que combatem a pandemia.
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, considerou o dia de hoje "histórico", depois de ter sido aprovada no plenário da Assembleia Legislativa da Madeira a criação da carreira de medicina dentária no Serviço de Saúde do arquipélago.
A Câmara da Maia, no distrito do Porto, anunciou hoje que vai instalar no pavilhão de Gueifães um segundo centro de vacinação com 12 postos para inoculação e capacidade para vacinar 2.400 pessoas por dia.
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas admitiu hoje ter “dúvidas” quanto à criação da União Europeia da Saúde e defendeu que só será possível encontrar “uma saída segura” da pandemia com maior investimento na Inovação e Desenvolvimento.
A Ordem dos Psicólogos lançou hoje, Dia Mundial da Saúde, um 'site' com informação, em vários formatos, e uma assistente virtual para informar a população sobre saúde mental.