A União Europeia disponibilizou um milhão de euros de financiamento em ajuda humanitária para reforçar o combate à covid-19, perante o aumento significativo do número de casos da pandemia no país.
As mães de adultos com deficiência que promoveram uma carta aberta pela vacinação prioritária destas pessoas contra a covid-19 alertam que o processo está atrasado e que a estratégia tem sido errática e incongruente na definição de critérios para esta população.
O Governo da Nova Zelândia, um dos países que mais bem geriu a pandemia, comprometeu-se hoje a enviar 1,2 milhões de vacinas contra a covid-19 para vários países das ilhas do Pacífico.
A Madeira registou hoje 26 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, e 28 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 224, com seis doentes hospitalizados.
O negócio dos medicamentos em Portugal aumentou 2,5% no ano passado, face a 2019, atingindo 2,8 mil milhões de euros, revelou hoje a Informa D&B, que reúne bases de dados sobre o tecido empresarial.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde considerou hoje uma “excelente notícia” a retoma da atividade assistencial dos hospitais, afirmando que é preciso “recuperar rapidamente” para conseguir ter bons índices até ao final do ano.
O gestor da Pfizer para a América Latina disse hoje que a empresa fez várias ofertas de vacinas contra a covid-19 ao Brasil, garantindo entregar até 1,5 milhões de doses em 2020, mas não recebeu respostas do Governo.
Os Açores deverão ter, até ao final da próxima semana, vacinadas contra a covid-19, com pelo menos uma dose, as pessoas com mais de 60 anos, anunciou hoje o Governo Regional.
O Governo procedeu hoje à classificação do Hospital de Vila Franca de Xira no Serviço Nacional de Saúde para definir o vencimento do conselho de administração, no âmbito da sua reversão para a esfera pública.
Clotilde Antunes foi hoje uma das primeiras pessoas a ser vacinadas contra a covid-19 no Hospital Santa Maria, com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde a destacar a importância da vacinação em contexto hospitalar.
O incumprimento das regras relativas ao acesso e ocupação das praias, no âmbito da pandemia de covid-19, passa a estar este ano sujeito a um regime contraordenacional, confirmou hoje a ministra da Presidência.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje a multiplicação de ensaios clínicos de vacinas e outros medicamentos contra a covid-19, no início de um fórum que junta virtualmente mais de 1.900 peritos convocados pela organização.
A ministra da Presidência afirmou hoje que as regras nas praias serão as mesmas do ano passado, embora adiantando que na nova época balnear estará em vigor um regime de contraordenações que não existia em 2020.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou hoje para a realização de testes à infeção por VIH, hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis, lembrando que a pandemia de covid-19 levou a uma diminuição dos despistes a nível mundial.
A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, apontou hoje a desigualdade na partilha de vacinas contra a covid-19, considerando que o acesso à imunidade se tornou "a nova fronteira no caminho para a igualdade".
A alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michele Bachelet, denunciou hoje perante a Organização Mundial da Saúde (OMS) a desigualdade na distribuição das vacinas contra a covid-19, que impõe novas fraturas entre ricos e pobres.
O Governo decidiu hoje prolongar a situação de calamidade em território continental para combater a epidemia de covid-19 até ao dia 30 de maio, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
As cirurgias programadas realizadas em março e abril nos hospitais do Algarve foram "mais do dobro" do que em janeiro e fevereiro, meses em que os internamentos por covid-19 atingiram os valores mais altos desde o início da pandemia.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem sete doentes internados com covid-19 e não registou este mês qualquer óbito relacionado com a doença, revelou hoje a unidade hospitalar.
O maior número de óbitos associados à covid-19 desde o início da pandemia no Algarve registou-se em 13 de fevereiro, com onze mortes, mês em que se atingiu também o pico de doentes internados, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 27 novos casos de covid-19, 20 dos quais detetados em Rabo de Peixe, que soma assim 92 dos 197 casos ativos na ilha de São Miguel, segundo a Autoridade de Saúde.
O CDS-PP desafiou o Governo a avaliar se algo "está a correr mal" na atribuição do estatuto do cuidador informal, frisando que o número de pessoas com aquele estatuto é baixo face ao universo de possíveis beneficiários.
Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 436 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, continuando a verificar-se uma diminuição nos internamentos, mas mais casos ativos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) tem oito doentes internados com covid-19 e, destes, cinco estão em enfermaria e três na unidade de cuidados intensivos, não se registando óbitos desde o dia 26 de abril, informou hoje a unidade hospitalar.