As autoridades da Madeira diagnosticaram 18 novos casos de covid-19 e mais 16 doentes recuperados nas últimas 24 horas na região, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
Quase 140 milhões de doses de vacinas anticovid-19 foram já administradas na União Europeia (UE), de mais de 162 milhões entregues, estando 22,4% da população adulta com a primeira dose tomada, divulgou hoje a Comissão Europeia.
O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira confirmou hoje à Lusa que foi alvo de uma injunção de 2,3 milhões de euros, mas diz que “não reconhece a totalidade do valor”, pelo que “contestou” a ação.
Os criadores da vacina russa Sputnik V ameaçaram processar por difamação a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do Brasil, que se recusou a aprovar o medicamento alegando que continha uma versão ativa de um vírus.
A Índia anunciou hoje que receberá nos próximos dias medicamentos e equipamentos de oxigénio de mais de 40 países, no âmbito de um compromisso internacional para ajudar este país que enfrenta uma devastadora segunda vaga de casos de covid-19.
O Parlamento Europeu manifestou hoje preocupação com o “impacto devastador” da pandemia de covid-19 na América Latina, nomeadamente no Brasil, com alguns eurodeputados a criticarem a gestão do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, culpando-o da “situação catastrófica” do país.
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, congratulou-se hoje com a decisão do Parlamento Europeu aprovar a proposta para a criação de um certificado de vacinação, mantendo a perspetiva de abertura das fronteiras em maio.
A Grécia vai participar na segunda fase dos ensaios clínicos do medicamento israelita Exo-CD24, que promete tratar doentes com sintomas agudos de covid-19, anunciou hoje o Governo helénico.
A situação epidemiológica na ilha de São Miguel, nos Açores, está a “estabilizar”, mas o número de internamentos por covid-19 merece uma “atenção particular”, defenderam hoje as autoridades de saúde regionais.
O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, disse hoje estar “aliviado” com o fim do estado de emergência, que lhe retira a responsabilidade da execução das medidas decretadas, alertando que a “pandemia não acabou”.
Portugal teve nas últimas 24 horas mais 470 casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 e uma morte atribuída à covid-19, num dia em que os internamentos voltam a descer, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente da República defendeu hoje que, no processo de desconfinamento em curso, agora sem estado de emergência, a responsabilidade é sobretudo dos portugueses, a quem pediu disciplina para evitar retrocessos na contenção da covid-19.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 15 novos casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, decorrentes de 2.042 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, informou hoje a Autoridade de Saúde do arquipélago.
Um dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje que o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões precisa de, pelo menos, mais 40 a 50 profissionais, uma vez que há muitos, desde o ano passado, praticamente sem folgas nem férias.
Os Açores vão manter as medidas restritivas de controlo da pandemia de covid-19, apesar do fim do estado de emergência, anunciou hoje o secretário da Saúde, alegando que a região tem suporte legal para o fazer.
Mais de metade das pessoas que participaram num estudo sobre o impacto do uso de equipamento de proteção individual desenvolveram dores de cabeça após a utilização prolongada e em 90% de quem já tinha histórico as crises agravaram.
A “prevenção da escassez” de medicamentos e a "dinamização da produção" na União Europeia (UE) são as principais áreas que precisam de ser trabalhadas para garantir a acessibilidade e disponibilidade de fármacos, apontou hoje a eurodeputada Dolors Montserrat.
A pandemia do novo coronavírus matou até hoje pelo menos 3.152.646 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.
O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana alertou hoje que o continente "tem de estar muito, muito bem preparado" para evitar a forte propagação da covid-19 que tem acontecido na Índia.
O novo regulamento de dispositivos médicos da União Europeia (UE) irá "melhorar a segurança" e criar "um acesso justo ao mercado" para fabricantes e profissionais de saúde, assegurou hoje a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) assinalou hoje que o número de novos casos de contágio pelo SARS-CoV-2 caiu pela primeira vez em dois meses, mas assinalou que a taxa de infeção continua elevada.
O laboratório alemão BioNTech anunciou hoje que está prestes a submeter o pedido de autorização para uso da sua vacina contra a covid-19 em crianças de 12 a 15 anos na UE, admitindo a aprovação a partir de junho.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) sublinhou hoje a urgência de sistemas mais resilientes que garantam acesso igual para todos aos dispositivos médicos, dando como exemplo os problemas de falta de oxigénio nos hospitais na Índia.
O laboratório americano Moderna anunciou hoje a intenção de investir no processo de fabricação para conseguir produzir três mil milhões de doses da vacina contra o covid-19, em 2022.