A Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, prorrogou o prazo de pagamento das faturas da água para famílias e empresas até ao dia 30 de setembro, anunciou hoje o município.
"É importante implementar medidas de apoio mitigadoras das consequências sociais e económicas do presente surto da covid-19, tornando-se vital que as populações e as empresas sejam apoiadas neste momento determinante para o nosso futuro coletivo", afirma, em comunicado, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
Foram também alargados os períodos de pagamento de outros serviços prestados pela autarquia à atividade económica, igualmente até 30 de setembro, nomeadamente as faturas relativas aos arrendamentos emitidas nos meses de março, abril e maio de 2020.
Foram ainda prorrogadas as faturas referentes à utilização das câmaras frigoríficas do Centro Logístico e Agroalimentar do Ladoeiro emitidas nos meses de março, abril e maio de 2020 e os Acordos de Assunção de Dívida - Titulo Executivo Extrajudicial, no âmbito dos arrendamentos, com pagamentos previstos também para esses três meses.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 697 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 33.200.
Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, segundo o balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes e 5.962 casos de infeções.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.