SAÚDE QUE SE VÊ

Transporte de passageiros na Madeira com horário de domingo

LUSA
27-03-2020 12:58h

A partir de sábado o transporte público de passageiros na Madeira passa a realizar-se, em todos os dias da semana, com os itinerários e horários de domingo, informou a Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres.

Esta medida, diz a direção regional em comunicado, é tomada em articulação com todos os operadores de transporte público rodoviário de passageiros (Horários do Funchal, Companhia dos Carros de São Gonçalo, Empresa de Automóveis do Caniço, SAM e Rodoeste).

A nota recorda que "as medidas de confinamento social impostas pelo estado de emergência têm contribuído para a redução significativa do número de passageiros transportados", daí ocorrer "um ajustamento necessário que permitirá assegurar uma reserva de motoristas para necessidades futuras, garantindo a continuidade da prestação do serviço público de transporte de passageiros na região".

"Reconhecendo a existência de passageiros que se mantêm a trabalhar, diariamente, todas os operadores assegurarão os reforços que se revelem necessários, nas horas de maior afluência, de forma a cobrir a procura pendular entre o domicílio e o local de trabalho", refere a nota de imprensa.

No caso da Empresa de Automóveis do Caniço, poderão existir ajustamentos adicionais de itinerários e horários, pelo que a direção regional aconselha os passageiros a contactar as respetivas empresas de transporte público através de email ou telefone.

Esta alteração de carreiras e horários, apesar de provisória, manter-se-á enquanto as circunstâncias de combate à covid-19 se justificarem, tal como se mantém a obrigação da redução da lotação a um terço da capacidade de cada autocarro.

A Direção regional de Economia e Transportes Terrestres apela uma vez mais a todos os cidadãos para que adotem uma postura responsável e que, enquanto vigorar o estado de emergência, apenas se desloquem de transporte público caso seja estritamente necessário.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 112.200 são considerados curados.

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

MAIS NOTÍCIAS