A empresa mineira brasileira Vale repatriou para o Brasil mais de 200 trabalhadores da sua mina de carvão na província de Tete, centro de Moçambique, devido à pandemia de covid-19, disse hoje à Lusa fonte da empresa.
Segundo fonte do Departamento de Comunicação da empresa, o grupo, que se espera que chegue hoje ao território brasileiro, segue para Belo Horizonte, num voo da Ethiopian Airlines.
O repatriamento foi opcional e trata-se de um grupo de risco no que diz respeito à contaminação pela covid-19, acrescentou a fonte.
"É preciso reforçar que a empresa está em conformidade com os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades ", concluiu.
A Vale é uma das principais empresas mineiras em Moçambique, com uma mina em Moatize, interior oeste de Moçambique, sendo o carvão uma das principais exportações do país.
O número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu hoje para 72 com o número de casos acumulados a ultrapassar os 2.700 em 46 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia.
Em Moçambique, as autoridades registaram um total de cinco infeções pelo novo coronavírus.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.